Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

PROGRAMA DE FIDELIDADE DE REDES HOTELEIRAS

Um programa de fidelidade de uma cia aérea pode ter como parceiro uma rede hoteleira, mas nada impede que essa mesma rede hoteleira tenha o seu próprio programa de fidelidade. Diante da diversidade dos programas de fidelidade, o cliente é obrigado a filtrar sua escolha: ser um frequent flyer ou ser um frequent guest?


Se ele escolher ser um frequent flyer, hospedando-se em um dos hotéis parceiros do programa de fidelidade da cia aérea, o participante não terá direito a usar a premiação deste programa em hospedagens gratuitas. Ele apenas acumulará milhas/pontos para conseguir mais rápido um bilhete gratuito. Do mesmo modo, se ele escolher ser um frequent guest, ele só ganhará os pontos pela hospedagem. As milhas voadas não serão creditadas no programa fidelidade do hotel por se tratar de serem programas diferentes um do outro, com critérios de premiações diferenciados.

Entretanto, há alguns programas de fidelidade de redes hoteleiras que possibilitam a transferência dos pontos acumulados na hospedagem do hotel para o programa da cia aérea. É o caso do programa Hhonors, da rede Hilton. Outros programas como: Le Club, da ACCOR, Price Free, da rede Bristol, Caesar Rewards, da rede Caesar Park são alguns exemplos de programas que não permitem a transferência dos pontos de hospedagem para os programas de milhagem/pontuação das cias aéreas ou de qualquer outro parceiro. Para quem só viaja de férias, ou seja, tem casa ou parentes no país visitado, os programas das cias aéreas são a melhor opção. Já quem viaja a negócios, é preciso ter os dois. Note que as milhas/pontos ganhas nos programas das cia aéreas são creditadas com qualquer tipo de tarifa publicada ou de consolidador. Já nos programas de fidelidade das redes hoteleiras, o participante só ganha os pontos se pagar a tarifa específica do hotel.


Do mesmo modo que para viajar com um bilhete prêmio na classe executiva e 1a. classe necessita de mais milhas/pontos do que na classe econômica, o resgate de pontos com os programas de fidelidade das redes hoteleiras segue o mesmo procedimento quando os seus participantes solicitam seus prêmios. Isto é, os pontos para solicitar um prêmio de acomodação gratuita em um resort são maiores do que se seus membros solicitassem o mesmo prêmio para se hospedarem em um hotel de 3 estrelas.


A seguir, alguns conselhos baseados em conclusões pesquisadas nos contratos dos programas de fidelidade das redes hoteleiras no ano de 2004:


OS HOTÉIS PARTICIPANTES DO PROGRAMA QUE DÃO DIREITO AO PRÊMIO
Os participantes do programa fidelidade da Transamérica só podem usar o prêmio de hospedagem gratuita em apenas 2 hotéis da rede: TRANSAMÉRICA SÃO PAULO & TRANSAMÉRICA COMANDATUBA. Logo, o membro não terá direito a usar o prêmio em outro hotel participante do programa.


A ESCOLHA DO PROGRAMA BASEADA NA REDE DE HOTÉIS QUE VOCÊ MAIS SE HOSPEDA
Mesmo que uma rede hoteleira, como a ACCOR, tenha hotéis em todo o Brasil, sua escolha deve ser baseada:
  • Na rede que oferece mais hotéis no Estado para onde você freqüentemente viaja.
  • No lugar que você pretende se hospedar futuramente com o prêmio do programa da rede hoteleira.

PONTUAÇÃO NO PROGRAMA
Existem programas que nivelam as premiações em níveis de frequência. Por exemplo: o programa Caesar Rewards classifica seus frequent guests em 3 níveis: Caesar Rewards, Caesar Rewards Ouro e Caesar Rewards Platino. Para passar de um cartão para outro, é necessário se hospedar mais de 14 noites para chegar ao nível ouro, e mais de 39 noites para ser um membro do nível platino. Quanto mais alto o nível, maior a premiação que vai desde a hospedagem gratuita ao aluguel de carro e despesas gratuitas nos restaurantes do hotel.


COMO É FEITA A PONTUAÇÃO
  • Você pode acumular pontos somente pela hospedagem em tarifas qualificadas. É o caso dos programas das redes ACCOR, BRISTOL, SOL MÉLIA, TRANSAMÉRICA.
  • Você pode acumular pontos somente pelo o que consumir no restaurante do hotel e pelos serviços oferecidos. É o caso do programa de fidelidade da rede Caesar Park.

COMO A PREMIAÇÃO PODE SER SOLICITADA
  • Hospedagem gratuita, que dependendo do seu nível de membro no programa, pode ter outros serviços adicionados gratuitamente como aluguel de carro, jornal gratuito e serviços prestados pelo hotel.
  • Certificados de descontos (de 0% a 100%) para os gastos no restaurante do hotel. Alguns deles dão direito a acompanhante.
OS PARCEIROS DOS PROGRAMAS
Programas como o da rede Hilton oferecem a possibilidade do membro duplicar seus pontos usando produtos e serviços de empresas parceiras como cartão de crédito, cias aéreas, locadoras de carro, etc. O membro neste caso tem a oportunidade de duplicar e até de triplicar sua pontuação para conseguir a premiação mais rápido.

TRANSFERÊNCIA DE PONTOS PARA PROGRAMAS AFILIADOS
O programa Hhonors da rede Hilton oferece essa possibilidade.

COMPRA DE PONTOS
Em termos de satisfação do cliente é ótimo para ele obter a premiação se ainda não completou os pontos necessários, mas em termos de valores é duvidoso por não se saber se você está pagando mais do que estes pontos restantes realmente valem.

NO SHOW E CANCELAMENTO DE RESERVAS GRATUITAS
Em caso de cancelamento da reserva prêmio, a maioria das redes hoteleiras estipulam que essa solicitação seja feita com 3 dias de antecedência. O problema está caso o cancelamento seja com menos dias ainda.

O programa de fidelidade da rede Caesar Park exige no momento da solicitação da reserva gratuita o número do cartão de crédito do hóspede. Se ele faltar ao checkin, ou solicitar o cancelamento com menos de 3 dias, o valor da diária gratuita será cobrada do seu cartão de crédito, enquanto que o programa de fidelidade da rede Bristol estipula como regra a perda dos pontos utilizados na obtenção da diária gratuita, cuja mesma não poderá ser transferida para outras datas.

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