Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

PRIMEIROS PASSOS PARA ABRIR UMA AGÊNCIA DE VIAGENS

Opost abaixo é em resposta a um internauta, chamado MAGNO, que me enviou uma dúvida utilizando o formulário de email ao lado. Por ser a que mais respondo nesse blog, decidi criar um post para responder a todos que compartilham da mesma dúvida: por onde começar para abrir uma agência de viagens?
NOME: Magno PHONE #: (XX) XXXX-XXXX SUBJECT: ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS COMMENTS: Ola. Estou pensando em abrir uma agencia de viagens e turismo, nunca fui empresario por falta de oportunidade já que esse é o meu sonho. Tenho um irmão que é empresári. Quero abrir essa agência em Curitiba. Tenho bastante informação quanto a parte funcional de uma agência mas muita dúvida se terei lucro. E quanto a franquia realmente se paga um valor bem alto mas a assistência e estrutura não compenção? Até porque uma agência iria me entregar a loja pronta para trabalhar e se vou abrir independentemente não sei nem por onde começar. Se você puder me ajudar, fico muito grato.


RESPOSTA DE DOUGLAS WIRES
Oi, Magno!



Sua duvida é a mais comum que respondo para pessoas de várias cidades do Brasil e algumas no exterior. Se eu estivesse no seu lugar, eu não abriria uma agência, pelo menos no primeiro momento. Para se abrir uma agência, é aconselhável que você tenha um outro negócio mais sólido para poder sustentar as perdas no início do negócio. Já pensou você abrir uma loja num shopping e emitir um bilhete por dia ganhando apenas R$ 30 de comissão. Pois bem... R$ 30 é a comissão paga pelas cias aéreas para qualquer passagem que custe menos de R$ 300. Acima disso, a comissão é 10%



No seu lugar eu investiria em imóveis ou num restaurante self-service para depois poder jogar com outros negócios. Agência de viagem é arriscado porque se o cliente lhe der calote, é você quem paga o prejuízo, pois o valor da passagem é protestado no seu CNPJ e a cia aérea ainda corta o seu crédito de emissão enquanto você for devedor!



Levando em consideração que seu irmão é dono de um posto e vai lhe dar esse suporte, e que você está empenhado em abrir uma agência, siga esse caminho que é o conselho mais seguro para quem está começando sem nunca ter atuado nesse ramo:



1 - NÃO FAÇA FRANQUIA DE TURISMO
Não existe franquia em turismo. Franquia em turismo é o mesmo que marketing multinível, o mesmo praticado por empresas como HERBALIFE, AVON, etc. Você vai trabalhar pros outros para receber quase nada!



2 - NÃO CONTRATE PARENTES E AMIGOS PARA TRABALHAR CONTIGO
Você vai ter aborrecimento e não poderá agir como patrão cobrando metas e posturas de trabalho. Contrate quem já é do ramo e que tenha perfil de vendedor!



3 - O SALÁRIO DE UM AGENTE DE VIAGENS EM CARTEIRA VARIA DE R$ 800 A R$ 1500 + COMISSÃO PELAS VENDAS NA AGÊNCIA.
A comissão, se você desejar pagar, vai depender do seu tato na hora da entrevista com o funcionário que irá contratar. Aqui no Rio de Janeiro, há agências que pagam o teto máximo de R$ 2500 a R$ 3500 para um emissor internacional. Portanto, analise bem o mercado onde está e a pessoa que o ajudará para no final do mês você não fechar no vermelho. DETALHE: quando se abre uma agência sem número IATA, o perfil do funcionário que se deve buscar é de vendedor. Ele não precisa ter sólidos conhecimentos de viagens, nem saber emitir passagens. Essas qualificações quem possui são os funcionários da operadora com quem os funcionários da sua agência farão contato para solicitar a emissão das passagens aéreas. A única qualificação que seus funcionários deverão ter é saber navegar na internet e manusear o Outlook.



4 - ABRA SUA AGÊNCIA COM A RAZÃO SOCIAL DE AGENCIA DE VIAGENS E COM CNPJ
Você conseguirá melhores negociações de comissionamento e contratos do que um free-lancer, que nem empresa registrada tem. O custo para registrar sua empresa com um CNPJ e iniciar as operações como home-office é inferior a R$ 5000.



5 - CADASTRE SUA AGÊNCIA NOS SITES DAS CIAS AÉREAS PARA EMITIR PASSAGENS COM ELAS.
Quanto a TAM, você terá que entrar em contato com o departamento comercial para receber a visita de um de seus promotores para ser liberado o acesso ao site deles baseado no capital da sua empresa.



6 - CADASTRE SUA AGENCIA NAS OPERADORAS DA SUA CIDADE. AS MAIORES NO BRASIL PARA EMISSÃO AÉREA SÃO: GAPONE, ESFERATOUR, FLYTOUR, ITS TURISMO.
Aqui está o segredo. Você deve iniciar suas vendas comprando com as operadoras. Tudo bem que você irá dividir sua comissão com elas, pois ninguém trabalha de graça, mas pelo menos, você não vai mobilizar um grande capital financeiro no começo para se arriscar a emitir por conta própria todas as solicitações de passagens que você tiver, sem ao menos ter uma idéia do volume de vendas que está tendo. À medida que esse volume for aumentando, aí será a hora de partir para as emissões por conta própria, dispensando as operadoras. Foi assim que a TOUR HOUSE cresceu no Brasil! Seja a operadora emissora de passagens aéreas ou uma operadora receptiva, como a CVC, o caminho para se cadastrar com elas é o mesmo: entrar no site da operadora, preencher o formulário de cadastramento e depois entrar em contato com o departamento comercial para agendar a visita de um promotor para finalizar o processo. Recomendo que se cadastre em mais de duas operadoras pelo seguinte motivo: após a aprovação do seu cadastro, a operadora lhe dará um crédito para emissões faturadas (compra com dinheiro). Esse crédito será baseado no capital registrado no contrato social da sua empresa. Por isso, você deve se cadastrar em mais de uma operadora, pois quando esse crédito "estourar" você poderá comprar passagens faturadas com outra operadora cujo crédito ainda não estourou ou não foi usado.



7 - SE VC TIVER UM CAPITAL SUPERIOR A R$ 70.000, E SUA AGÊNCIA TIVER BASTANTE SOLICITAÇÃO DE EMISSAO INTERNACIONAL, É PORQUE CHEGOU A HORA DE FAZER UM CONTRATO COM UM GDS.
SABRE e AMADEUS são os GDS top de mercado com cobrança de taxas mensais pelo uso dos seus sistemas para a agência fazer reserva e emissão. Se você não fizer o contrato com eles, você retrocederá, e terá que comprar as passagens com as operadoras de viagens.


Com relação ao SABRE, segue informação que me foi comentada por um de seus funcionários:
"O SABRE possui vários tipos de contrato e um deles não há taxas. Na proposta contratual do SABRE tem-se:
a) Contrato sem meta de segmentação,
b) Contrato com compromisso de participação SABRE de 95% e sem mensalidade*.
A agência poderá utilizar o SABRE somente para consulta. As reservas concretizadas deverão ser emitidas no IATA próprio ou em um consolidador.

Para agências iniciando ou pequenas agências, essa última costuma ser a melhor opção."



8 - APENAS FAÇA O CONTRATO COM O SABRE OU COM O AMADEUS SE VC TIVER IATA.
Se você não obtiver o registro IATA, você não terá permissão das cias aéreas para emissão de passagens internacionais.



9 – CADASTRE SUA EMPRESA NO SNEA
Esse será o próximo passo a ser feito após a obtenção do IATA.



10 - Os GDS auxiliam na agilidade de cotação de tarifas internacionais para qualquer lugar do mundo. Chegará uma hora que com o grande volume de solicitações de passagens na sua agência, você precisará de um portal de viagens que reúna em um único endereço web as opções de vôos com todas as cias aéreas que operam num trecho especifico. Na agência onde trabalho, eu utilizo dois, cada um com perfis diferenciados: ITM, da SENIOR SISSTEMS, com foco para atendimento corporativo, gerando relatórios para empresas e outro é o portal WOOBA, focado para call centerS. Ambos cobram uma taxa mensal pelo uso.



11 – PROVIDENCIE UMA FERRAMENTA DE BACK OFFICE
Se sua empresa estiver tendo uma receita superior a R$ 50.000 por mês, então chegou a hora de você ter uma ferramenta que lhe possibilite um controle maior de contas a pagar e contas a receber. Existem vários programas que o auxiliam quanto a isso. O que eu uso é o da SENIOR SISTEMAS, chamado de REGENTE, e como todo software paga-se uma taxa mensal pelo uso.


Links que complementam esse post e que lhe possam interessar:
Recomendo visitar meu canal no YOU TUBE para ter uma visão ampla dessas ferramentas aqui mensionadas:

25 comentários:

Medeiros disse...

Meu caro amigo, discordo totalmente de sua colocação quanto a franquia de turismo. Existem opções muito sérias no mercado, é fato que são poucas, mas falar que tudo é furada, é o cúmulo. Apesar de estar a tanto tempo no mercado, acho que vc precisa se atualizar, parece que ainda está no tempo da emissão de bilhetes a mão...
Uma agência de viagens pode dar dinheiro em sua abertura sim, desde que corretamente planejado e um bom plano de negócios.
Trabalho com consultoria na área a algum tempo e tenho vários cases de sucesso nesse sentido.
O problema é que no Brasil existem vários bons vendedores de viagens que acham que podem abrir uma agência, mas depois percebem que são péssimos gestores. Qualificação empresarial, esse é o ponto. Além das franquias, existem também no Brasil as redes de agências independentes, que são sucesso em modelo de gestão na Europa e começam a ganhar espaço também no Brasil, pois oferecem toda a estrutura e assessoria necessários para o desenvolvimento das atividades, mesmo para quem não é do ramo. Informe-se sobre isso, o mercado mudou muito nos últimos 4 anos e vai mudar muito ainda e mais rápido, precisamos estar antenados se quisermos sucesso, como em qualquer outro ramo.
Abraços

DOUGLAS WIRES disse...

Meu caro amigo Medeiros...

Sou "cascudo" em continuar afirmando e não recomendando FRANQUIAS DE TURISMO.

Por que devo abrir uma franquia se posso recorrer aos serviços de uma OPERADORA. Tanto que essas franquias de sucesso que vc fala atuam inclusive como OPERADORAS. E como empreendedor eu prefiro negociar com uma empresa que me deixe solto do que com uma franquia que vai me prender num contrato por 1 ou mais anos.

Franquia pra mim, só se for do ramo de comida.

Luiza disse...

Concordo com o Douglas. Se eu posso ser independente com a minha própria agencia, porque eu vou dividir meu lucro com franquia? a agencia pode seguir seu caminho sem estar presa a regras e clausulas de contrato de franquia.

GABRIELA disse...

Olá Douglas, primeiramente muito legal o seu blog, realmente tem muita informação de ótima qualidade!

Minha mensagem é uma dúvida e uma "consultoria": a empresa onde trabalho está querendo abrir uma agência de turismo para começar a emitir as próprias passagens. Temos aqui um fluxo médio de R$ 28.000 mensal em emissão de passagem. Minha dúvida é: qual a real vantagem da minha empresa em abrir uma agência para emitir as próprias passagens? Seria melhor abrir apenas uma operadora (já que não vamos a princípio expandir)ou consolidadora? Meu diretor acredita que abrir uma agência reduziria os custos das passagens e ainda ganharia comissão (que hoje sei que já não é aquela maravilha). Além disso, eu seria a única funcionária da empresa e não tenho experiência de 03 anos em turismo nem nenhum dos sócios, como proceder? Também gostaria de saber qual seria minha média salarial nesse caso e qual a comissão que eu deveria receber como única funcionária da agência. Muito obrigada pela atenção!!

DOUGLAS WIRES disse...

Olá Gabriela!

Faz sentido o pensamento do seu diretor em abrir uma agencia para a propria empresa emitir suas passagens e com isso transformar a comissão pela venda em desconto.

Mas na prática, os impasses são outros:
1) Se você, Gabriela, for trabalhar como agente de viagens, vc vai deixar de exercer sua função administrativa na empresa e terá que mudar sua função na carteira profissional, podendo se prejudicar futuramente ao procurar emprego administrativo na sua real função.

2) Não pense que numa agencia é apenas emitir passagem e está tudo certo. Uma agencia é como se fosse uma casa lotérica: precisa de um administrativo próprio para cobrar comissão e pagar os fornecedores e se vc emitir uma passagem com a data, nome, trecho errado, o débito para a correção é no mínimo R$ 75 para passagens domésticas e USD 100 para internacionais. Quem irá pagar pelo erro: você ou a empresa? No turismo, quem paga é quem emitiu!

3) Outro problema administrativo de uma agencia é quanto as taxas de NOSHOW de hotel cujo valor é o da diária e também quanto a emissoes de reservas feitas fora das regras do contrato de comissão cujo valor pode ser o de um bilhete novo, debitado da conta da agência como penalidade de emissão.

Deixando isso de lado, a comissão do emissor pelos serviços prestados dentro de uma agência varia em 10% por bilhete + um salário fixo. Se a agência não pagar comissão, o salario fixo mais alto é r$ 2500 no rio e o menor R$ 1100.

Quanto a dúvida de Operadora ou agência, abra uma agência pois com R$ 5mil vc já terá um CNPJ para se registrar nos sites das cias aéreas brasileiras. A GOL, inclusive, viabiliza o cadastro em seu site para empresas que não são agencias a comprar passagens diretamente com ela.

Se ao longo do tempo seu diretor perceber que essa experiência não foi válida, entre em contato comigo que eu agendo a visita de um dos promotores da agencia onde trabalho para oferecer nossos serviços de viagens. No mercado corporativo, existe uma negociação chamada FEE, onde a agência repassa para o cliente um desconto, que nada mais é a redução da comissão da agência.

Seu diretor verá com o tempo que terceirizar serviços de viagens fica mais barato do que a empresa ter a sua própria agencia. A terceirização vai economizar os custos com contratação de novos funcionários na empresa onde trabalha e também deixará ela mais dinâmica, concentrando-se nas tarefas pertinentes a sua empresa.

Mauro Demarchi disse...

Olá Douglas
Excelente este seu site. Já tinha visitado uma vez e voltei pois tenho interesses em agência de viajem, mas de um modo um pouco diferente. Vou tentar me explicar.
Moro numa região maravilhosa, cheia de atrações de todos os tipos que está se abrindo para o turismo. A agência que penso em abrir, seria para atrair turistas para cá. Não encontrei na internet nada que pudesse me ajudar neste sentido. Por onde devo começar? Um abraço.

DOUGLAS WIRES disse...

DEMARCHI...

Comece pelo passo a passo nesse post mas se quiser uma dica mais personlizada, envie sua mensagem utilizando o formulário no lado esquerdo desse blog.

Margareth disse...

Olá Douglas,
Sou Guia de Turismo ,participo de um grupo de 3º idade onde estou sempre organizando viagens rodoviárias.Gostaria de regularizar meu negócio com a abertura de uma agencia de viagens, gostaria de saber se o custo é muito alto.

DOUGLAS WIRES disse...

Olá, Margareth! A resposta para a sua pergunta está no próprio post acima, mas se vc usar o formulario ao lado, eu te respondo com um email padrao mais explicativo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eduardo
Achei super interessante seu blog, já vi aqui que pra mim conseguir emitir passagens na TAM e na GOL você poderia me mandar link de outras empresas na qual eu possa esta me cadastrando para ter mas opçoes, facilidades é descontos ?! na minha cidade digamos um 'cartel' pois é muito difícil conseguir abrir é ir pra frente com uma agencia de viagem , tem algun lugar que eu possa recorrer ?! fico grato pela atençao

DOUGLAS WIRES disse...

EDUARDO...

O link está no próprio site das cias aéreas. Entre no site da AZUL (que comprou a TRIP) e no site da AVIACA BRASIL (ex-oceanair), procure a guia AGENCIA que lá vc saberá como cadastrar sua agencia e emitir passagens com essas cias aereas e ainda ser comissionado!

MARTINS disse...

Caro Douglas, a pouca mais de 3 meses o meu patrão resolveu abrir uma agencia de turismo e me pediu para gerencia-la, me sinto totalmente perdido quanto a emissão dos contratos. Por favor me informe para qual tipo de cliente devo emitir o contrato. Outra duvida, trabalhamos com a ITS, como faço pra solicitar o comissionamento.

DOUGLAS WIRES disse...

Olá, Wanderson!

O comissionamento pago pelas operadoras de viagem, como a ITS, ocorre igual a todas elas: a comissão é depositada na conta bancária que a agência de viagem informou no cadastro da operadora. Nesse caso, espero que seu patrão tenha te dado acesso a conta bancária para você fazer o acompanhamento desses depósitos. É possivel também que a operadora lhe envie um relatório de pagamento via Excell ou que tenha lhe dado um login e senha para voce acessar essas informações de pagamento de comissão via portal web, mas se o dinheiro entrou na conta mesmo, só acessando a conta bancária. Outro detalhe importante: sempre que fizer uma emissão de passagem com uma operadora de viagem, pergunte se a tarifa é comissionada. Atualmente, algumas cias aéreas não pagam comissão e por isso a operadora não tem como te repassar parte dessa comissão. Nesse caso, vc teria que cobrar uma taxa de serviço do cliente.

Com relação ao contrato mencionado por vc, eu não entendi muito bem o que quis dizer. No meu entendimento, se é um contrato de pacote turistico, esse contrato é fornecido pelas operadoras de viagem para vc imprimir e entregar ao cliente para assiná-lo. Agora, se vc pretende fazer contratos com cias aéreas para ganhar comissão, existem dois pontos:

1) CONTRATO COM CIAS AEREAS NACIONAIS
Nos sites da GOL, AZUL, AVIANCA e TAM existe uma página onde vc pode preencher um cadastro com os dados da sua agencia (CNPJ, CADASTUR, IE, etc) assim que seu cadastro for aprovado, as cias aereas nacionais lhe concederão um login e senha para vc emitir suas proprias passagens nos sites dela, sendo comissionado por isso.

2) CONTRATO COM CIAS AEREAS INTERNACIONAIS
Para conseguir esse contrato, vc precisa ter um CNPJ de agencia de viagem e depois solicitar o registro na IATA. Esse registro requer uum capital minimo de R$ 25mil e 3 funcionarios com mais de 3 anos de experiencia no turismo. Após a visita dos fiscais da IATA na sua agencia seu cadastro poderá ser aprovado para que com isso vc consiga o contrato de comissionamento e autorização das cias aéreas estrangeiras para a emissão de suas passagens internacionais. O registro IATA tem uma taxa mensal ou anual (não tenho muito certeza) e além disso, será necessário fazer contrato com o SABRE ou AMADEUS para poder fazer as reservas dessas cias aéreas e emitir suas passagens. Esses GDS (sabre e ammadeus) cobra uma taxa mensal pelo uso, que varia de R$ 150 a R$ 300 conforme o pacote contratado.

PAULO LIMA disse...

BOA NOITE. EU GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO SE POSSÍVEL. TENHO MEU TRABALHO FIXO E GOSTARIA DE ACRESCENTAR UM EXTRA. COMO TRABALHO EM UM LOCAL QUE AS PESSOAS VIAJAM MUITO DESLUMBREI A POSSIBILIDADE DE SER UM VENDEDOR NA MODALIDADE HOME OFFICE. VALE A PENA? PESQUISEI E VI EM UMA EMPRESA (CLUBE TURISMO) QUE TEREI QUE DESEMBOLSAR INICIALMENTE 3500,00 PARA SER FRANQUEADO. QUANTO GANHARIA POR PASSAGEM VENDIDA ? OS PREÇOS QUE APARECERAM PARA VENDA SÃO DE VALOR INFERIOR AOS DO SITE ? SE VC PUDER ME PASSAR O MÁXIMO DE INFORMAÇÃO NA MODALIDADE HOME OFFICE AGRADEÇO. OBRIGADO.

DOUGLAS WIRES disse...

Por favor, utilize o formulario ao lado para receber uma mensagem privativa.

Patrícia disse...

Douglas, o meu interesse é somente com agencia de turismo especializada em viagens nacionais, então não necessito de nenhum desses outros títulos, correto?

Obrigada.

DOUGLAS WIRES disse...

PATRICIA,
Esse artigo é uma escala do mais simples ao mais avançado. À medida que sua empresa for crescendo você se enquadrará em algum ponto desse artigo, o que lhe obrigará a tomar uma atitude. Para quem está abrindo uma agencia de viagem o básico é: CNPJ, CADASTRO DO CADASTUR E USO DO EXCELL PARA SERVIR DE BACK OFFICE.

Anônimo disse...

Olá
Gostaria de uma ajuda para trabalhar com turismo receptivo gostaria de comprar uma van e trabalhar direto com o turista sem agencia para atrapalhar.

alan disse...

Olá Douglas, trabalho 20h e gostaria de abrir uma agência de viagens home office para trabalhar no restante do tempo, sendo que moro em uma cidade pequena, mas não tem agencia de viagem. Gostaria de saber se alem do CNPJ e cadastro na EMBRATUR para conseguir comprar com as operadoras e com as aereas, o que mais eu preciso ter? precisaria comprar algum programa para fazer as reservas das passagens e pacotes? Quanto tu acha que eu precisaria para começar o meu negócio? abraço

DOUGLAS WIRES disse...

Alan,
Com menos de R$ 3 mil vc abre uma agencia com CNPJ. Quanto as ferramentas (sistema self booking, catálogo de pacotes e serviços online, back office) as operadoras de viagens fornecem gratuitamente para os seus associados assim que o seu cadastro é aprovado por elas ao preencher o formulário em seus sites.

alan disse...

Ola Douglas, obrigado pela resposta anterior, mas me surgiu uma nova dúvida, precisa ter alguma autorização da prefeitura para abrir a agência HOME OFFICE ou o cnpj basta? pq o cnpj acho que até da pra fazer online pelo site do sebrae. O que tu aconselha, me cadastrar na EMBRATUR, se não estou enganado, para fechar diretamente com os hoteis ou é melhor fazer as vendas sempre através das operadoras e/ou consolidadora? Mais uma pergunta, tu tem alguma construtora de site de agência de viagem pra indicar? Abraço

DOUGLAS WIRES disse...

Alan,
Não é necessário a autorização da prefeitura (alvará) se sua intenção for home office. Um CNPJ já basta para poder se cadastrar e receber as comissões dos fornecedores que lhe pagarão com base no seu CNPJ. Voce deve negociar sempre com os dois: fornecedores e operadoras(=consolidadoras) para poder comparar tarifas e comissões e depois escolher com quem irá fechar a venda.

Com relação a uma empresa de sites para agencia de viagens, recomendo a TURSITES,pois possuem pacotes de sites pré-formatados além de parceria com a FLYTUR VIAGENS para inserir os pacotes dessa operadora no layout dos seus sites.

alan disse...

Obrigado mais uma vez pelas informações. Quando você diz que devo negociar com operadoras e fornecedores para escolher com qual fechar, tu quer dizer que primeiro eu tenho que comprar o pacote para depois vender, ou eu posso ver qual é mais interessante para mim em relação a comissão, divulgar eu meu site sem a obrigação de gastar antes de conseguir vender? Isso posso fazer com qualquer operadora? Essa duvida ainda tenho. Abraço

DOUGLAS WIRES disse...

Alam,
Com qualquer operadora o procedimento é o mesmo: você só paga o pacote com cartão de crédito na hora da venda. Se for dinheiro ou FATURADO, vc ainda poderá ter de 15 a 30 dias para pagar ao receber a fatura da operadora, mas isso depende se o seu crédito fo aprovado.

Então, repetindo: não existe o fato de vc ser obrigado a comprar um pacote para revende-lo. Isso não existe no turismo.

ÍNDICE DO BLOG