Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

SEGURANÇA

“Confiança não se conquista da noite pro dia, muito menos ainda em promessas e discursos sem garantias por escrito.”

Douglas Wires
VÍDEO EM DESTAQUE...
A Fundação Helen Bamber é uma organização que trabalha com sobreviventes de genocídios, tortura, tráfico humano e violações. A ajuda vem em forma de apoio prático e tratamento para lidar com o passado e poder assim, enfrentar o futuro.

The Body Shop, empresa de produtos cosméticos, promoveu a campanha Trafficking is Torture, contra o tráfico de mulheres. A renomada atriz Emma Thompson, emprestou seu talento para gerar um vídeo reproduzindo um dos muitos casos que a Fundação Helen Bamber atende.

O mini filme, com um conteúdo denso e dramático, busca o apoio de redes sociais. Nele, Emma Thompson interpreta uma mulher forçada a protituir-se com 40 homens por dia. Sem dúvida alguma, um vídeo que reflete uma realidade que vivem muitas mulheres (e homosexuais também!!!) enganadas por promessas fáceis de casa, comida e emprego garantido no exterior. A informação é a maior segurança de uma pessoa nessas horas. E os agentes de viagens têm uma parcela de responsabilidade de divulgar esse alerta a seus clientes.
ARTIGOS EM DESTAQUE...
01. Canetas de raio laser cegam visão de pilotos de avião.
"Como se não bastasse o risco de colisão com passáros voando próximo dos aeroportos, a torre de controle do aeroporto ainda tem que se preocupar com irresponsáveis em terra que ficam apontando lasers para a cabine das aeronaves que se aproximam para pousar. Uma brincadeira perigosa que se iniciou nos campos de futebol." 

02. Clientes de programa de fidelidade denunciam roubo de milhas.
"Leia a reportagem do jornal O Globo e conclua comigo no meu comentário se isso é mais displicência do portador do cartão do que uma falha de segurança no programa de fidelidade da cia aérea. Tanto que a própria resposta da cia aérea é bastante coerente quanto aos cuidados que se deve ter em relação a senhas e lnks de emails recebidos."

03. Como seu cartão de crédito é protegido dos hackers pelas agências viagens.
"Muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet por pensar que seu cartão será "clonado", e por isso preferem comprar pessoalmente, sem imaginar que estão também comprando pela internet. Isso porque, a compra que elas não querem fazer pela internet acaba sendo feita pelo agente de viagem no lugar delas ao usar o cartão de crédito para emitir as passagens aéreas!"

"Muitas falhas só são reveladas depois de certo tempo para não causar pânico e insegurança nos viajantes. Quando não há como abafá-las, as cias aéreas as divulgam como procedimento de segurança, no caso dos avisos para desligar laptops e smartphones antes da decolagem com a justificativa de interferência nos equipamentos. Mas e quanto aos equipamentos de segurança a bordo das aeronaves... Será que eles cumprem ao que se propõem?"

"Toda denúncia e boato tem um ponto de verdade. Por mais que se negue para proteger interesses capitalistas, por mais que se tente abafar subornando ou repreendendo pessoas, mais cedo ou mais tarde a verdade virá a público. Algumas vezes com consequências graves chegando ao ponto de piadas na internet retratar o caos no tráfego aéreo, pois se com radar já está difícil, talvez um céu sinalizado resolveria o problema."

06. Forte turbulência deixa mais de 30 feridos em vôo no Japão.
"Essa reportagem evidencia o quanto uma simples negligência de não seguir normas de segurança pode acarretar em graves acidentes. Por sorte dos mais precavidos, seguros viagens cobrem acidentes deste tipo em transportes aéreos regulares. Mesmo assim, não custa nada pôr o sinto de segurança!"

07. Hacker brasileiro do Anonymous derruba sites da Gol e da TAM.
"Falta pouco para eles invadirem o sistema da INFRAERO e criarem um caos aéreo. E não vai ser difícil, como mostra a foto ao lado tirada por um passageiro que flagrou a mensagem da Microsoft informando que o sistema WINDOWS da INFRAERO não é original!"

08. O aeroporto perfeito.
"Por mais perfeito que seja, fatores externos como: longa jornada de trabalho dos aeronautas, mau tempo, aparelhos de controle de tráfego ultrapassados, construções irregulares ao redor do aeroporto, etc... podem desfazer essa utopia. O que se conclui, é que a segurança de vôo está relacionada ao investimento financeiro no setor e ao cumprimento de leis e regras. Fora isso, é torcer pela habilidade do piloto em conseguir pousar no meio de tantas adversidades!"

09. Perigos e problemas em viagens com cias aéreas low cost.
"O termo low cost é uma jogada de marketing que não se aplica a realidade de muitos países e ainda afeta a segurança da sua viagem. Empresas aéreas, como a GOL, que iniciaram com esse conceito, já deixaram de ser LOW COST há muito tempo e as que insistiram em continuar já não existem mais, para a nossa felicidade."

10. Perigos e problemas em viagens com city tours.
"Poucas agências de viagens têm condições de garantir segurança e qualidade desses serviços turísticos porque elas os especionam. Mesmo assim, se o organizador(fornecedor) de uma excursão ou atividade turística não for regulamentado ou registrado nenhum seguro viagem cobrirá os riscos que seus segurados venham a se deparar."

11. Procedimentos para a segurança de dados financeiros e de informações confidenciais de clientes. 
"Esse check list é um guia feito ao longo das minhas passagens em várias agências de viagens e atendimentos às empresas que assisti. Nele reúno as observações e procedimentos pessoais além das práticas de segurança adotadas quase que em sua totalidade pelas agências de viagens. Ao longo dos tópicos abordados você concluirá que a ameaça de um hacker invadir a rede de uma empresa e roubar informações confidenciais é muito pequena se comparado com o caráter do funcionário contratado."

12. Quais os aeroportos onde é mais difícil pousar ou decolar?
"Certas precauções são válidas ser tomadas, mesmo gastando um pouco mais com táxi e pernoites em hotéis. Porém, todo cuidado é pouco. Até mesmo em solo, uma aeronave pode derrapar da pista para justificar a fama de um aeroporto. Nesse caso, do aeroporto de Congonhas. Parece que o local mais seguro dele é sobre o seu espaço aéreo."


13. Tia Augusta fecha as portas.
"Como em todo caso onde há uma tragédia, sempre haverá processos judiciais que por mais que seja comprovado a inocência da empresa quanto ao caso, a sua imagem acaba sendo abalada. Esse exemplo com a operadora Tia Augusta nos mostra como pequenas falhas administrativas podem se tornar em problemas gravíssimos num caso com morte, mesmo tendo um seguro viagem envolvido para assistir o viajante."

14. Turismo sustentado pela vaidade.
"Ética em vendas é um caráter difícil de encontrar em muitos vendedores, principalmente quando são comissionados. O que dizer então da venda de pacotes turísticos envolvendo cirurgias plásticas intermediadas por supostas agências de viagens? É lícito? De quem é a responsabilidade se algo der errado na operação? E como se deve agir para garantir seus direitos? Saiba mais, lendo esse artigo."

15. Vítimas de intoxicação do cruzeiro MSC chegam ao Rio de Janeiro.
"Esta reportagem do jornal O Dia de 10JAN2009 retrata a importância do viajante ter um suporte de um seguro viagem para se precaver de certos transtornos durante a viagem. Repare que ao longo da reportagem, passageiros e guias turísticos de cruzeiros anteriores denunciam que problemas semelhantes já haviam acontecido e que o viajante só é vítima se realmente der importância ao preço baixo e se não buscar informação."

ÍNDICE DO BLOG