Douglas Wires, nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

FRANQUIA DE TURISMO É UMA “FURADA”?

SIM!Franquia de turismo é uma ilusão que só beneficia o franqueador. Primeiramente, entenda que existe uma diferença entre REPRESENTANTE e FRANQUIA. Um representante é aquele que abre uma agência de viagem em outro estado com o nome de uma grande agência de viagem (algo parecido como se fosse uma filial), para representá-la e prestar serviços de viagens para órgãos do governo, o que é muito comum no mercado corporativo. Já as franquias de turismo tem um perfil de vendas para o mercado de lazer, e é sobre esse modelo de venda que esse artigo se baseia para explicá-lo o porquê da franquia de turismo ser um mau negócio para você pensar duas vezes antes de assinar um contrato de franquia e não se arrepender depois.

CONCEITO DE FRANQUIA DE ACORDO COM A LEI 8.955/94
“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviço e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócios ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.” 


Vamos agora as minhas opiniões pessoais sobre franquia, comentadas por um agente de viagem que está no mercado do turismo há mais de 15 anos.

1) O CONCEITO DE FRANQUIA SÓ É VÁLIDO PARA EMPRESAS DO RAMO DE ALIMENTAÇÃO OU DE QUALQUER OUTRO MERCADO ONDE PRECISA-SE COMPRAR MATÉRIAS PRIMAS PARA TRANSFORMÁ-LAS EM UM PRODUTO FINAL QUE SERÁ VENDIDO AO PÚBLICO
Nesse caso, eu contrataria uma franquia do BOB’S porque o franqueador compra a matéria prima em grande quantidade (como o pão, por exemplo) e a redistribui para a rede de franqueados com um custo muito menor do que pagariam se não fossem franqueados.

Nesse caso, notamos que a logística da distribuição de um produto e a compra de grandes quantidades do mesmo, diminui o seu valor final. Ao contrário do turismo, onde se trabalha com a ociosidade das vendas e com a estabilidade cambial da moeda. Ou seja... Se o Dólar e o Euro estiverem muito valorizados em relação ao Real, a probabilidade de venda dos pacotes turísticos internacionais tornam-se muito menor do que se fosse o contrário.

2) FRANQUIA DE TURISMO ESTÁ LIGADA A MARKETING MULTINÍVEL
É quase um esquema de pirâmide onde quem mais ganha é o franqueador, pois mesmo que a sua loja não venda pacote turístico algum, os franqueados o sustentam com a taxa de royalties e de propagandas.

Leia esse artigo do meu blog:

Outro detalhe, quando um franqueado emite uma passagem, a cia aérea rastreia essa emissão como sendo pertencente a do franqueador. Isso prejudica o próprio franqueado, pois frequentemente as cias aéreas lançam no mercado premiações em dinheiro ou passagens aéreas gratuitas para as agências que mais emitirem passagens aéreas, e como o rastreamento dessa premiação é feito com base no registro IATA do franqueador, quem ganha sem nunca ter vendido passagem aérea alguma, é o próprio franqueador.  

3) FRANQUIA DE TURISMO NÃO OFERECE OS MENORES PREÇOS DO MERCADO
No site de franquias da TAM VIAGENS, lê-se a seguinte informação:


Traduzindo o cenário fantasioso da TAM, podemos dizer que:
·        A TAM quer se tornar uma grande operadora turística para competir com as operadoras do mercado, como a CVC, que alguns anos atrás comprou parte das ações da Webjet para agenciar seus próprios grupos turísticos.
·     A TAM quer dizer que ter uma franquia provida de uma cia aérea é mais vantajoso para o franqueado porque  ele conseguirá tarifas aéreas menores do que as disponibilizadas por outros operadores e consolidadoras.

Mesmo que as franquias de turismo prometam preços menores, não devemos nos esquecer:
1.  A TAM não é a única cia aérea do mercado e mesmo que ofereça tarifas baixas para os seus franqueados (tarifas essas que são as mesmas disponibilizadas pelos consolidadores), essas tarifas são limitadas a um número pequeno de assentos que quando ocupados, a classe que dá direito a ela deixa de ser ofertada, direcionando o franqueado a vender na classe superior que poderá ter o  mesmo valor ou ser maior do que a tarifa de outra cia aérea, por exemplo.

2.  A TAM pode até garantir aos seus franqueados tarifas baixas, mas não conseguirá garantir o menor valor num trecho terrestre cujo destino não seja operado  por ela, principalmente se for internacional. Exemplo: uma agência não-franqueada consegue montar um pacote turístico para Cuba com a COPA AIRLINES num preço muito menor do que se o mesmo fosse cotado com a TAM, pois a mesma não tem vôos para Havana, e o passageiro ainda terá que fazer conexão em Miami!

Conclusão: antes de se decidir por uma franquia, ao invés de olhar para os valores de adesão, faça uma pesquisa de mercado comparando os preços dos pacotes dessa franquia com os disponibilizados no mercado. Você há de concordar comigo que se os preços de um pacote da TAM para Orlando forem os mesmos de um pacote da CVC, que benefícios você terá em ser um franqueado? Melhor dizendo... Vale à pena assinar um contrato de franquia e ainda ter desconto na comissão pela venda do pacote devido as taxas de royalties do contrato?

4) CONSOLIDADORAS E OPERADORES TURÍSTICOS POSSUEM PREÇOS IGUAIS OU MENORES DO QUE AS FRANQUIAS
Antes de optar por uma franquia, cadastre-se primeiro com as consolidadoras e operadoras do mercado. As vantagens são parecidas com as propostas sedutoras das franquias de turismo, mas com uma diferença: você não é obrigado a assinar contrato nem pagar taxa de adesão alguma!

VANTAGENS DE COMPRAR COM AS CONSOLIDADORAS E OPERADORES TURÍSTICOS
·   Oferecem treinamento de venda dos seus pacotes.
· Disponibilizam às agências cadastradas ferramentas de reserva de vôos, hotel, carro e cruzeiros (portais web e GDS).
·  Dispõem de funcionários capacitados no atendimento telefônico para orientar o empreendedor como proceder na resolução de problemas de viagens além de ajudá-lo a vender passagens aéreas calculando a menor tarifa disponível.
·  Suporte contábil das movimentações de vendas solicitadas pela agência cadastrada (back-office). Ou seja, o empreendedor só se preocupa em vender e contar os dias para receber a comissão creditada na sua conta bancária, enquanto que a operadora/consolidadora executa todo o processo burocrático das faturas dos produtos vendidos, o que não aconteceria se o empreendedor abrisse uma franquia.
·        Liberdade para vender pacotes turísticos de qualquer fornecedor.

5) ANTES DE DECIDIR-SE POR UMA FRANQUIA, TRABALHE PRIMEIRO COM AS OPERADORAS E CONSOLIDADORAS
Assim você poderá analisar o movimento de vendas da sua agência para avaliar então se será ou não sensato se tornar um franqueado. Por mais que o franqueador argumente que dá apoio e acompanhamento aos franqueados com uma equipe qualificada, isso não é motivo de você aderir a uma franquia, pois ao se tornar um empresário poderá contratar um funcionário tão ou mais qualificado do que os funcionários do franqueador dedicados a lhe atender numa fila de espera as ligações dos franqueados com dúvidas sobre reservas e emissão de passagens aéreas.

Leia esse artigo do meu blog:

6) NÃO SE DEIXE LEVAR PELO MARKETING DAS FRANQUIAS
Aluguel de uma loja é caro e para trabalhar com turismo, você tem que vender muito porque a comissão é baixa, sem falar que existem cias aéreas que nem comissão paga.

Essa loja de esquina da TAM VIAGENS, localizada em frente a Cinelândia na Av Rio Branco, no Rio de Janeiro, pertence a AVIPAM. Uma agência de viagens bem estabilizada que está no mercado há mais de 40 anos. Para a sua informação, a loja é própria e a AVIPAM não tem custo algum com aluguel num ponto nobre e movimentado do Rio de Janeiro cujo aluguel não sairia por menos de R$ 10.000 mês. Portanto, o que você vê nas fotos e lê nos sites não significa um sucesso da franquia, pois por trás de cada caso existe uma outra estória a ser contada.

Leia esse artigo do meu blog:

7) FRANQUIAS DE TURISMO TEM UM CUSTO MUITO ALTO PARA IMPLEMENTAÇÃO
É loucura um empreendedor abrir uma franquia de imediato sem ter idéia se o local onde instalará sua loja terá um grande volume de vendas! Todos os franqueadores prometem ajuda ao franqueado e suporte na instalação e operação da agência. Mas isso é só mais uma isca para convencer alguém a assinar o contrato. E depois que assina... Não tem mais volta! 

Um leitor do meu blog disse-me por email que a franquia da CVC é R$ 100 mil, porém, com menos de R$ 5 mil um empreendedor abre uma agência de viagens sem registro IATA mas com CNPJ participante do SIMPLES, e caso tenha interesse em trabalhar em home-office, existem poucas consolidadoras que dão suporte a free-lancers, entre elas: www.HIGHLIGHT.tur.brwww.ITS.tur.br.


8) QUEM ADERE A UMA FRANQUIA AJUDA O CRESCIMENTO DO FRANQUEADOR AO INVÉS DO DA SUA PRÓPRIA EMPRESA 
Como exemplo prático, cito as licitações governamentais. Quando uma agência de viagens participa de uma licitação para prestar serviços de viagens em outros estados, um dos critérios dos editais do governo é que essa agência tenha uma sede, filial ou representante no estado. E é aí que o franqueado perde a oportunidade de fazer sua empresa crescer, pois não pode participar de uma licitação devido não ser o dono da franquia. Na verdade, o franqueador se utiliza da vantagem de ter um franqueado em tal estado com o nome da sua marca como justificativa de "burlar" o edital para dar a impressão ao leiloeiro que aquela franquia é na verdade uma filial da matriz que está disputando o pregão eletrônico. 

18 comentários:

franquia disse...

Muito bom o blog estão de parabéns!!

Clauddio disse...

Ola Douglas,

Somos da www.tripfidelidade.com.br e temos um modelo de negócio que permite o nosso Afiliado adquirir tarifas menores e ser um franqueado.

Apoiados por um GDS e uma equipe dedicada a pesquisa de promoções, nossos "franqueados" conseguem ganhos similares aos das agências de turismo.

Estamos ao seu dispor para uma avaliação e aceitamos posteriormente o seu comentário, inclusive citando nossa empresa, acaso encontre inconsistências.

Atenciosamente,
Claudio

Trip Fidelidade
contato@tripfidelidade.com.br

Anônimo disse...

Boa Tarde Douglas,

Concordo com você que muitas franquias vendem um projeto arquitetônico e muita ilusão. Mas discordo que não seja um bom negócio, creio que dependerá do perfil de cada empreendedor.

Somos da Schultz Operadora e este ano iniciamos nosso projeto de franquias com a TZ Viagens,haja visto que a Schultz não vende ao consumidor final.

Damos projeto arquitetônico, treinamento e já selecionamos fornecedores conceituados no mercado, a TZ Viagens é multi-marcas.

A tecnologia que damos aos franqueados é a mesma que repassamos para mais de 10.000 agências em todo o Brasil.

Entendo que a maior vantagem de estar numa franquia é poder compartilhar experiencias com pessoas de um mesmo grupo e ainda ter melhores negociações de comissionamento.

Estar sozinho num mundo que é manipulado pelos grandes (de Sp e RJ)é muito mais difícil...

O que garanto é que esta profissão é maravilhosa e abençoada por Deus. Sozinho ou em franquia, venha para o turismo.


Abraços,
Aroldo Schultz
aroldo@schultz.com.br
www.tzviagens.com.br

Douglas Wires disse...

Olá,Aroldo!

Conheço a SHULTZ e já vendi seguro VITAL CARD  e hospedagem. O site de vocês ficou muito bom depois do novo layout e dá bastante segurança para vender online pela internet, qualidade essencial para quem busca apoio de vendas em um franqueador!

Reconheço que algumas franquias são idôneas e primam pelo GANHA-GANHA entre franqueador e franqueado e a SHULTZ tem o meu respaldo quanto a isso. Mas como todas franquias o que me incomoda é o contrato que te prende ao franqueador e isso me faz tomar certos cuidados com os leitores do meu blog que não têm experiência alguma em turismo, os aconselhando primeiro a buscar o apoio das CONSOLIDADORAS antes de optar por uma franquia sem saber se o negócio vai dar certo com um bom volume de vendas.

Anônimo disse...

Olá Douglas.

Certamente existem empresa que são mais ou menos como você disse, mas não concordo que o turismo não seja uma área boa para investir.

Trabalhamos na área de maior crescimento dos últimos anos, e quem faz o negócio dar certo é o empreendedor.

Nossa franquia é uma marca da Shopturismo Operadora, uma empresa de Belo Horizonte que faz parte do Grupo American Tour, e crescemos diariamente pois damos a opção das pessoas entrarem no mercado de turismo seja ela pela modalidade Home-office ou pela franquia física.

A Encontre sua viagem, dá todo suporte necessário para que o investidor tenha resultados, como treinamentos e consultoria pontual, e todas as ferramentas dos nossos fornecedores que negociamos para aumentar as possibilidades de vendas dos franqueados.

Ser um franqueado abre portas muito mais rapidamente do que iniciar um negócio do zero e como disse o meu amigo Aroldo competir com os grandes do eixo Rio/São Paulo é muito mais difícil sozinho.

Caminhamos juntos com nosso franqueado, ele não é só mais um número em nosso negócio, são sim o sucesso dele e para isso fazemos o melhor.

Grande abraço e parabéns pelo Blog

André Bandeira
Diretor de Expansão de Franquias
Encontre sua viagem
www.franquiasucesso.com.br
andre.bandeira@shopturismo.com.br
0800 603 1232

Anônimo disse...

Amigo, você está querendo me dizer então que a maioria das franquias são apenas Marketing Multinível disfarçado, e que o esquema de pirâmide está implícito, e que somente revendedores tipo 'supermercados' que dão certo?
O que você me diz então sobre franquias de Escolas de Inglês, Clínicas, Pet Shops, entre outros? Tudo roubada? Não duvido da sua capacidade e seu conhecimento, porém faltou citar dados e estatísticas. O que vejo aqui é apenas a opinião de alguém que acha que entende bem de turismo e comércio! Queria entender o porque alguns conhecidos meus que são donos de franquias na minha cidade estão bem sucedidos, será que eles estão passando de fachada? Todos sabem que franquia é uma coisa delicada, você terá um vínculo vitalício com o franqueador, mas isso seria motivo para o prejuízo? Você pode até abrir sua própria agência, por exemplo, mas abrir uma franquia de uma agencia com nome consolidado, parcerias de intercâmbio com várias escolas em vários países, etc, é outra coisa. Quando que eu, abrindo minha própria agência, conseguiria chegar a esse nível? Se fosse tão vantajoso assim, acredito que você já teria aberto sua própria Agência, não?
Se quiser me convencer a respeito das franquias, na próxima vez traga dados reais de empresas que não deram certo como franquias, assim como donos desesperado andando em seus carros de luxo 'emprestados'. Obrigado

Douglas Wires disse...

Caro, Anônimo...
A idéia central desse artigo é justificar que antes de optar pela FRANQUIA E FICAR PRESO A UM CONTRATO COM MULTA, melhor e mais prudente é você experimentar os serviços das CONSOLIDADORAS DE VIAGENS.

Se você não sabe o que é uma CONSOLIDADORA DE VIAGEM, é preocupante, porque mesmo que a FRANQUIA te prometa suporte, você ficará perdido do mesmo jeito por não conhecer o mercado.

As CONSOLIDADORAS DE VIAGENS dão o mesmo apoio e diria até que com mais atenção do que as FRANQUIAS, porque para as FRANQUIAS, a taxa de serviço já está garantida, ao contrário das CONSOLIDADORAS que precisam carregar o cliente no colo para fidelizá-lo.

Por fim, Anônimo... Espero que a agencia franqueada que vc irá abrir não venha fazer parte das estatísticas de franqueados falidos, pois te adianto que cada vez mais que o tempo passa mais dificil fica para vender: as cias aereas não estão pagando comissão e se o seu funcionario emitir uma passagem aerea errada, vc ainda tem que arcar com o prejuizo para não criar danos ao cliente.

Selma motta disse...

Olá DOUGLAS WIRES, hoje eu assiste o vídeo que você me cedeu, pra incorporar ao meu Blog,pois é, estou elaborando o meu TCC, e engraçado, lembrei do vídeo Da Alatur, vê como é útil o seu Blog? inclusive fiz algumas anotações .Sò quero te agradecer ,o teu Blog é de grande utilidade.abraço.

joice disse...

Gostei muito do seu artigo, mas fiquei com uma dúvida. Exatamente qual a diferença entre trabalhar com consolidadoras e franquias?

Douglas Wires disse...

JOICE,
A diferença principal é que FRANQUIAS te prendem a um contrato e ainda cobram uma taxa mensal pelo uso da sua imagem e ferramentas de trabalho.

Já as CONSOLIDADORAS ou OPERADORAS DE VIAGENS, não exigem contrato nem lhe cobram taxas mensais para você solicitar a emissão de passagens aéreas com eles ou efetuar a venda de algum pacote. E caso fique insatisfeita com o serviço da CONSOLIDADORA vc pode parar de comprar com ela a qualquer momento, ao contrário das FRANQUIAS que te obrigam a cumprir o contrato até o final se não quiser pagar uma multa recisória.

William Marzoque disse...

Olá Douglas,

Primeiramente quero lhe dar os PARABÉNS pelos artigos do seu BLOG extremamente esclarecedores.

Sou um grande desbravador do seguimento de Turismo... Amo viajar e ajudar as pessoas com estes assuntos, dicas e promoções. Conheço os sistemas de GDS apesar de nunca ter atuado com viagens diretamente. Minha atuação é TI e inclusive já prestei serviços para a maior OTA do Brasil.

Motivo do meu comentário: Quero ter um ganho extra, investir em algo novo para minha vida... Pensei em uma Franquia Home Office; no entanto, quando li seu Blog passei a ver com outros olhos essa modalidade e MUITO ME INTERESSEI pelas consolidadoras.

Minha dúvida: Qual consolidadora hoje permite que um "conhecedor", "free lancer", "investidor" possa atuar ou dar seus primeiros passos neste seguimento de Turismo?
Você tem alguma dica para que eu possa me estruturar?
O meu intuito é AJUDAR as pessoas que desconhecem esse mundo tão prazeroso que é o Turismo e obviamente lucrar com essa “consultoria“.

Observação: Validei os sites das consolidadoras: Its Turismo, GapNet e Highlight. Porém todas pedem um CNPJ para se cadastrar como agente. Sou autônomo, mas o meu CNPJ é voltado para prestação de serviços em informática... Alguma consolidadora aceitaria o meu CNPJ desta forma ou realmente terei de abrir uma empresa de turismo para ser um agente free lancer?

Agradeço pela atenção.
Abraços,

William

Douglas Wires disse...

William,

Utilize o formulário ao lado para eu enviar a respsota das suas dúvidas por email.

Tatty Moraes disse...

Gostaria de saber quanto ao repasse de franquias de Turismo. Uma boa dica para saber se uma franquia não está dando lucro, é a quantidade de franquias falindo ou sendo repassadas.

Unknown disse...

Gostaria de informações sobre as consolidado rãs.

Unknown disse...

Estava interessado na compra de uma franquia de turismo home office devido ao baixo valor do investment. Depois do que vi no seu blog desisti
Sou aposentado e quero apenas complementar minha renda trabalhando em casa, o que sugere ?

gupy bargao disse...

Poderia existir franquias de turismo 100% online, no qual você poderia passar o link para os clientes e o clientes comprarem através de seu link e aí você ganharia comissão sobre a passagem e pontos.

Unknown disse...

Gostaria de saber qyaqu são as consolidadoras que aceitam o cadastro de freelancers sem ter que abrir CNPJ específico ou aceitam CNPJ de outra atividade totalmente diferente?

Juh disse...

Sempre quis adquirir está franquia, para trabalhar home office, a anos venho estudando
Este seguimento, mas ainda não consegui ter certeza de que é rentável, estou indo morar em buenos Aires com o meu filho, amo o ramo de turismo, e busco algo neste seguimento com forma de renda extra, que tenha flexibilidade de horário. vou fazer faculdade de medicina. Quem sabe podem me dar uma visão mais ampla do negócio. Desde já agradeço

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