Osistema de pagamento de incentivo utilizado pelas cias aéreas de viagens para pagar as agências de viagens é chamado de OVER (=COEFICIENTE), cujo cálculo baseia-se, por exemplo, em: 10% + 4% over.
Desse modo, se a tarifa neta de um TKT é US$ 500.00, o valor da comissão da agência que emitiu o bilhete será 10% de US$ 500.00 = US$ 50.00 + 4% (de US$ 50) = US$ 2.00. Portanto, US$ 52.00 é a comissão total da operadora de viagens.
O erro mais comum do agente de viagem ao preencher a nota fiscal para solicitar o pagamento da comissão é o esquecimento da dedução do ISS da comissão recebida. Por esta razão, segue alguns cenários em que os cálculos com comissão se aplicam dentro de uma agência de viagens.
Desse modo, se a tarifa neta de um TKT é US$ 500.00, o valor da comissão da agência que emitiu o bilhete será 10% de US$ 500.00 = US$ 50.00 + 4% (de US$ 50) = US$ 2.00. Portanto, US$ 52.00 é a comissão total da operadora de viagens.
O erro mais comum do agente de viagem ao preencher a nota fiscal para solicitar o pagamento da comissão é o esquecimento da dedução do ISS da comissão recebida. Por esta razão, segue alguns cenários em que os cálculos com comissão se aplicam dentro de uma agência de viagens.
D A D O S
|
CÁLCULO
| |
COEFICIENTE
|
1.1257%
|
CÁLCULO 1: (583.00 / 1.1257%) X 10% = BRL 51.79
CÁLCULO 2: 51.79 – 5% = BRL 2.59 (valor do ISS)
COMISSÃO RECEBIDA: 51.79 – 2.59 = BRL 49.20
|
COMISSÃO
|
10%
| |
TARIFA
|
BRL 583.00
| |
TAXA ARPT
|
BRL 16.35
| |
TOTAL
|
BRL 599.35
| |
VALOR DO ISS
|
5%
| |
NOTA
|
|
D A D O S
|
CÁLCULO
| |
COMISSÃO
|
10%
|
CÁLCULO 1: 583.00 X 10% = BRL 58.30
CÁLCULO 2: 58.30 – 5% = BRL 2.92 (valor do ISS)
COMISSÃO RECEBIDA: 58.30 – 2.92 = BRL 55.38
|
TARIFA
|
BRL 583.00
| |
TAXA ARPT
|
BRL 16.35
| |
TOTAL
|
BRL 599.35
| |
VALOR DO ISS
|
5%
|
D A D O S
|
CÁLCULO
| |
COMISSÃO
|
9%
|
CÁLCULO 1: 1000 X 1.80 = BRL 1800.00 (conversão de moeda)
CÁLCULO 2: 1800 X 9% = BRL 162.00 (valor da comissão bruta)
CÁLCULO 3: 162.00 X 5% = BRL 8.10 (valor do ISS)
COMISSÃO RECEBIDA: 162.00 – 8.10 = BRL 153.90
|
TARIFA
|
USD 1000.00
| |
TAXA ARPT
|
BRL 200.00
| |
TOTAL
|
BRL 2000.00
| |
CÂMBIO
|
1.8
| |
VALOR DO ISS
|
5.00%
| |
NOTA
|
|
D A D O S
|
CÁLCULO
| |
COMISSÃO
|
9%
|
CÁLCULO 1: 1000 X 1.929 = BRL 1929.00 (conversão de moeda)
CÁLCULO 2: 1929.00 X 9% = BRL 173.61 (valor da comissão bruta)
CÁLCULO 3: CALCULANDO O OVER DE 5%
a) 1929.00 – 173.61 = 1755.39
b) 1755.39 – 5% = BRL 87.77
CÁLCULO 4: CALCULANDO A COMISSÃO BRUTA + O OVER
173.61 + 87.77 = BRL 261.38
CÁLCULO 5: 261.38 – 5% = BRL 13.07 (valor do ISS)
COMISSÃO RECEBIDA: 261.38 – 13.07 = BRL 248,31
|
TARIFA
|
USD 1000.00
| |
TAXA ARPT
|
BRL 153.85
| |
TOTAL
|
BRL 2082.85
| |
CÂMBIO
|
1.929
| |
OVER
|
5%
| |
VALOR DO ISS
|
5%
| |
NOTA
|
A agência que está comprando a passagem doméstica ou internacional com um consolidador, pode preencher a nota fiscal já com o desconto da sua comissão. Neste exemplo aqui teríamos o valor líquido para pagar o consolidador de BRL 1834.54 (1929.00 + 153.85 – 248.31).
|
A Transbrasil já faliu, mas para efeito ilustrativo usaremos seu plano 15 de parcelamento. Suponhamos que o cliente deseje parcelar a passagem em 5 vezes. De acordo com o plano de parcelamento da cia aérea, teríamos os seguintes coeficientes:
COEFICIENTES PARA PARCELAMENTOS SEM ENTRADA
| |||
NÚMERO DE PARCELAS
|
COEFICIENTES
|
NÚMERO DE PARCELAS
|
COEFICIENTES
|
1
|
0.123989
|
4
|
0.183383
|
2
|
0.149384
|
5
|
0.216488
|
3
|
0.162934
|
6
|
0.256873
|
Aplicando o coeficiente correspondente ao número de parcelas escolhidas pelo cliente, obtemos o seguinte valor pago da passagem no cartão ao final do plano:
DADOS
|
CÁLCULO
| |
COEFICIENTE DE 5x
|
0.216488
|
CÁLCULO 1: 400.00 X 1.929 = BRL 771.60
CÁLCULO 2: 771.60 X 0.216488 = BRL 167.04
VALOR DO TKT PARCELADO EM 5 VEZES: 167.04 X 5 = BRL 835.20
|
CÂMBIO
|
1.929
| |
TARIFA
|
USD 400.00
| |
TAXA ARPT
|
BRL 20.00
| |
TOTAL
|
BRL 791.60
| |
NOTA
|
Juros não entram em cálculo de comissionamento. O valor dos juros cobrados será de BRL 63.60 (835.20 – 771.60).
|
A Transbrasil já faliu, mas para efeito ilustrativo usaremos seu plano 17 de parcelamento. Suponhamos que o cliente deseje parcelar a passagem em 5 vezes. De acordo com esse plano de parcelamento da cia aérea, teríamos os seguintes coeficientes:
COEFICIENTES PARA PARCELAMENTOS COM ENTRADA
| |||
NÚMERO DE PARCELAS
|
COEFICIENTES
|
NÚMERO DE PARCELAS
|
COEFICIENTES
|
1
|
0.123989
|
1 + 4
|
0.173383
|
1+ 2
|
0.139384
|
1 + 5
|
0.206488
|
1 + 3
|
0.152934
|
1 + 6
|
0.236873
|
Aplicando o coeficiente correspondente ao número de parcelas escolhidas pelo cliente, obtemos o seguinte valor pago da passagem em cheque ao final do plano:
DADOS
|
CÁLCULO
| |
COEFICIENTE DE 1 + 5x
|
0.206488
|
CÁLCULO 1: 400.00 X 1.929 = BRL 771.60
CÁLCULO 2: 791.60 X 0.206488 = BRL 163.45
VALOR DO TKT PARCELADO EM 5 VEZES: 163.45 X 5 = BRL 817.25
|
CÂMBIO
|
1.929
| |
TARIFA
|
USD 400.00
| |
TAXA ARPT
|
BRL 20.00
| |
TOTAL
|
BRL 791.60
| |
NOTA
|
|
Suponhamos que você vendeu um pacote de um hotel a um cliente que te pagou em dinheiro ou com cartão de crédito, e agora você precisa depositar na conta bancária (que fica em outro país) da rede hoteleira o valor do serviço prestado por ela nesse pacote, já descontando a sua comissão.
Qual o câmbio é o mais adequado de se utilizar na venda de um produto para um cliente, e qual o câmbio deve ser utilizado para o pagamento do fornecedor do produto para que a comissão da venda não diminua no momento da conversão da moeda?
CENÁRIO
|
CÂMBIO PARA O CLIENTE
|
CÂMBIO PARA O FORNECEDOR
|
CLIENTE PAGA EM REAL
E A
AGÊNCIA PAGA O FORNECEDOR EM DÓLAR
|
PARALELO DE VENDA
|
COMERCIAL DE COMPRA
|
CLIENTE PAGA EM DÓLAR
E A
AGÊNCIA PAGA O FORNECEDOR EM REAL
|
COMERCIAL DE COMPRA
|
PARALELO DE VENDA
|
CLIENTE PAGA EM REAL
E A
AGÊNCIA PAGA O FORNECEDOR EM REAL
|
COMERCIAL DE COMPRA
|
PARALELO DE VENDA
|
A tabela acima sugere ao agente de viagens utilizar o Dólar Paralelo, que é mais caro e que muitas vezes desagrada o cliente. Alguns fornecedores de serviços, como as linhas de cruzeiro, disponibilizam uma cotação própria de Dólar a ser aplicado nas vendas dos seus produtos. Já, algumas agências de viagens, para atenuar essa insatisfação, aplicam a tabela de câmbio disponibilizada nos jornais de economia, que informa as posições de compra e venda da moeda norte-americana nos segmentos comercial e turismo, e a cotação do Euro Turismo em traveler check.
Nesta tabela abaixo, a posição de compra significa o quanto o banco (ou doleiro) está pagando pelo Dólar ou Euro para quem quiser vender. E a posição de venda representa o quanto uma pessoa vai pagar pelo Dólar ou Euro se for comprar no banco ou no doleiro.
C Â M B I O
| ||
MOEDA
|
COMPRA
|
VENDA
|
US$ Comercial
|
2,0310
|
2,0320
|
US$ Turismo
|
1,9830
|
2,1370
|
€ Turismo
|
2,6530
|
2,8630
|
Fonte: Agência Estado/Broadcast 12/MAR/2007
|
Por que então cobrar em Dólar Paralelo se a compra é feita em Dólar Comercial? Só porque ele é mais caro?
O Dólar Paralelo, é o Dólar comprado sem burocracia, por isso é chamado de paralelo e por isso é mais caro. O valor do Dólar Comercial é usado apenas em transações comerciais do tipo bolsa de valores. Pra comprar notas de Dólares, o valor é o do Dólar do mercado paralelo, ou seja, o Dólar que é vendido nas casas de câmbio. Mesmo assim, quando o Dólar Comercial esta mais alto que o Paralelo, as casas de câmbio fazem cotação com o Dólar Comercial. Entretanto, existe ainda o Dólar Turismo, que as agências de turismo conseguem através de concessões para quem vai viajar.
Seguindo uma tendência já operada em mercados internacionais, como USA e Europa, foi implantado no Brasil em 11 de Janeiro de 2008, um novo formato de pagamento da remuneração aos agentes de viagens, tornando os serviços de emissão de bilhetes domésticos e internacionais adquiridos pelo usuário final mais transparentes. Desta forma, o valor destinado ao agente estará indicado no próprio bilhete junto à taxa de embarque e será representado com a sigla DU - ou identificação " Repasse a terceiros".
A taxa DU corresponde à 10% do valor da tarifa ou R$ 40,00, o que for maior. A taxa DU não é endossável nem reembolsável, em caso de reembolso da tarifa ou alterações.
Em casos de remarcação, substituição e reitineração, incidirá a taxa DU sobre o valor total da nova tarifa, respeitando as regras tarifárias.
A taxa DU incide-se nos canais de venda de qualquer agência de viagens, lojas de cias aéreas, aeroportos ou call centers.
20 comentários:
Prezado Douglas,
Muito uteís suas informações, eu estou trabalhando na aéra do turismo há 8 meses, não sabia de algumas dessas informações..
Foram de grande valia, para mim...
Muito Obrigada e Sucesso, parabéns...
Olá Douglas, estou com algumas duvidas sobre calcular a margem de contribuição, um professor da faculdade me passou alguns casos mais ainda assim não consigo resolver esses problemas.Pelo seuótimo curiculo, acho que você é o cara mais indicado a me ajudar, pois estou com duvidas tbm no serviço.Veja só esse caso:
Um casal quer ir para Rio de Janeiro e gostaria de ficar 11 dias na cidade conhecida como "cidade maravilhosa". A VARIG cobra da operadora 47% SOBRE O VALOR DA TARIFA "Y" (TARIFA CHEIA), QUE CUSTA R$ 1384,00 SOMENTE IDA.
VALORES NET (DIARIA)
BEST WESTERN RIO COPA: SINGLE R$ 66,00 DUPLO R$ 80,00 TRIPLO R$ 96,00
TRASLADOS R$ 78,00 (IDA E VOLTA)
TOUR CORCOVADO + PÃO DE AÇUCAR (CITY TOUR): R$ 145,00 POR PESSOA
TOUR AO MARACANÃ: R$ 38,00(IDA)
INGRESSO NO MARACANÃ: R$ 40,00 CADEIRA POR PESSOA
SEGURO R$ 9,00 POR PESSOA
KIT VIAGEM R$ 7,00 POR PESSOA
Margem de contribuição: 22%
CALCULAR O VALOR POR PESSOA.
Oi, Natan!
Pelo o que entendi, trata-se de um cálculo de pacote turístico e levando em consideração que MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DE 22% é o mesmo que COMISSÃO e que a tarifa do trecho aéreo também é um valor NET (0% de comissão), explicarei a você como eu calcularia isso.
Quando se trabalha com tarifa de OPERADORA e de GRUPO, a agência reserva o vôo na classe negociada (Y, neste caso) e a cia aérea fornece um TOUR CODE para ser inserido no bilhete aéreo no momento da emissão. Este TOUR CODE representa a tarifa negociada e o desconto sobre ela.
Assim sendo, o bilhete será emitido no valor de R$ 650,48 (47% de R$ 1384,00) para o trecho de ida. E por ser uma tarifa que não existe (não está disponível no GDS) a máscara do bilhete com esse valor será construída manualmente pelo emissor. Isso apenas para vc entender o lado técnico da emissão do bilhete.
Vamos aos cálculos: O primeiro passo a fazer é separar os cálculos do trecho aéreo do trecho terrestre.
TRECHO AÉREO
CIA AÉREA: VARIG
TARIFA DE IDA: R$ 650,48
TARIFA DE VOLTA: R$ 650,48
TOTAL 1PAX: R$ 1300,96
TOTAL 2PAX: R$ 2601,92
TRECHO TERRESTRE
HOTEL PARA 2PAX - 11DIAS/10NOITES - 01 NOITE: R$ 80,00
TOTAL: R$ 800.00
TRASLADO ARPT/HOTEL/ARPT P/ 2PAX: R$ 78,00 / TOTAL: R$ 78,00
TOUR CORCOVADO + P. AÇUCAR P/ 2PAX: R$290,00 / TOTAL: R$ 290,00
TOUR NO MARACANA P/ 2PAX: R$ 38,00 / TOTAL: R$ 38,00
INGRESSO NO MARACANA P/ 2PAX: R$ 80,00 / TOTAL: R$ 80,00
SEGURO P/ 2PAX: R$ 18,00 / TOTAL: R$ 18,00
KIT VIAGEM P/ 2PAX: R$ 14,00 / TOTAL: R$ 14,00
TOTAL DO TRECHO TERRESTRE...................................................R$ 1318,00
Agora que discriminamos os valores, acrescentamos os 22% de lucro do pacote, uma vez que estamos considerando que todos os valores são netos:
0.22 X R$ 2601,92 = R$ 572,42 (comissão do aéreo da tarifa de ida e volta)
0.22 X R$ 1318,00 = R$ 289,96 (comissão do trecho terrestre)
Num pacote vc vende todos os produtos como um único serviço. Somente a agência sabe qual o valor discriminado de cada produto! Logo, o valor total do pacote, com tudo incluído (aéreo + terrestre), para duas pessoas, será:
A) R$ 4209,88 (1318 + 2601,92 + 289,96) SE VC QUISER APLICAR OS 22% APENAS SOBRE O TRECHO TERRESTRE.
B) R$ 4792,30 (1318 + 2601,92 + 572,42 + 289,96) SE VC QUISER APLICAR OS 22% SOBRE O TRECHO AÉREO E TERRESTRE.
Espero ter ajudado vc. Se pretende seguir a carreira de turismo em agência de viagens, tenho certeza que conseguirá um emprego rápido em Brasilia. Tenho ouvido comentários que é muito difícil conseguir bons emissores em Brasília e Vitória (ES).
Olá Douglas, tudo bem?
Estou com uma duvida, preciso calcualr o valor que preciso cobrar para os serviços que vou vender para uma operadora (x), este serviço éde hospedagens e a media de hoteis que trabalho e repassar somente 25% do valor, agora a questão e a seguinte , as operadoras cobram dos hoteis uma media dos hoteis de 27% , como poderia aplicar minha comissão nesse caso junto a operdora?
Obrigado pela atenção.
ABRAÇOS
Penso abrir a agência emitindo tkts nac. e inter. através de uma consolidadora local.
Na sua opnião e experiência, atualmente, é melhor emitir Tkts nac. direto nos site da Cia. aérea? Ou através de uma consolidadora?
Você pode me esclarecer melhor o que é DU? e FEE?
Luiza...
DU é a taxa de comissao que as cias aereas nacionais repassam para as
agencias de viagens.
FEE, é a taxa extra de serviço, cobrada pela agencia de viagem quando
quer ganhar um pouco mais do que a comissao paga pela cia aerea.
EXEMPLO: A passagem custa R$ 100 e a DU é R$10. Se eu quiser ganhar um
pouco mais de comissao pelo serviço prestado ao cliente eu cobro um
FEE (sem ele saber), pois esse valor já ficara registrado no recibo
que emitirei para ele. O FEE só é possivel ser aplicado sem o cliente
saber quando o pagaamento é em dinheiro ou cheque. Quando é no cartao,
ele fica sabendo devido ter sido feito dois debitos no cartao dele!
Numa agencia vc utiliza varios canais de emissao: site da cia aerea,
GDS, portal e operadora. Mesmo tendo IATA, as vezes eu emito passagens
atraves de operadora devido eu nao ter comissao com algumas cias
aereas.
Para ter uma ideia visivel de como acontece o processo de emissao numa
agencia, visite meu canal no YOU TUBE.... MrDouglasWires
Lá vc encontrara videos que esclarecerao mais ainda as suas duvidas como:
PORTAL ITM DE RESERVA E EMISSAO DE PASSAGEM AEREA
RESERVA E EMISSAO NO FACILITY
COMO RESERVAR HOTEL NA CMNET
PORTAL TREND DE RESERVAS DE HOTEL
TARIFAS DE AGENCIAS VS TARIFAS DE CIAS AEREAS
REEMISSAO SABRE COM VMPD E MIGRACAO NO REGENTE
Bom dia Douglas.
A tx DU aparece no tkt como tx de serviço não é? e por isso, já vem somada ao valor total do tkt né? como é feito o repasse desta tx pelas cias aéreas p/ as agcs?
Quanto a tx FEE, desculpe-me, mas ainda fiquei c/ dúvida nas seguintes questões?
Se ela é cobrada por fora do valor total do tkt, o cliente vai ficar sabendo do qualquer jeito( á vista ou cartão) que foi cobrado algo a mais que o valor da passagem naõ é?
Vc só se referiu a tx FEE à cia aérea, e a outros serviços? como pacotes ? excursões terrestre? essa tx pode ser cobrada?( já que é uma tx de serviço).
Em seu site, eu li que o IATA serve para a agc emitir tkts internacionais. E que é bem caro obtê-lo. Como não posso ter IATA, pelo menos neste momento de abertura da agc, vou emitir através de portais de operadora e consolidadora. Não está correto?
Destes exemplos que vc citou eu conheço o da Trend. Ele é muito bom e fácil de operar. Vc conhece o portal da operadora Ancoradouro?
Parabéns pelo seu site e obrigada pela ajuda.
Grande Douglas,
Valeu pelo blog, quero montar uma pequena agência , tenho capital R$60.000,00, não estou pensando nos lucros , mas pq minha esposa gosta muito da área e não precisamos viver exclusivamente do negócio. já li seu blog quase todo , me restou algumas dúvidas, qd passo cartão na minha agência , o custo da operadora de cartão e qd passo em portal por exemplo , tem diferença de custo. Na verdade os custos ainda estou confuso, se puder me ajudar agradeço.
OLA, NETO!
Quanto a sua duvida sobre como e feito o debito no cartao, o mecanismo funciona da seguinte forma:
A) EMISSAO DE PASSAGEM AEREA
O debito no cartao e o mesmo do valor da passagem. Nao ha aumento no valor da tarifa porque a cia aerea ja embuti essa taxa administrativa do cartao sem descontar da comissao da agencia.
B) EMISSAO DE VOUCHERS TERRESTRES (pacotes de viagens, reserva de hotel, carro, etc)
As agencias ja inserem no valor do pacote a taxa administrativa do cartao. Geralmente 4%. Dessa forma, o viajante paga sem saber que tal taxa ja esta incluida. Evidentemente, quando vc entrega-lo o recibo de pagamento vc nao disciminara todas as taxas. Isso nao o interessa! Apenas o valor total do que pagou.
Manter uma maquina de debito no cartao e muito despendioso para uma agencia porque nao e todo dia que se vende e a administradora do cartao cobra pelo aluguel da maquina, mesmo sem usa-la. A soluçao que se tem entao para fazer esse debito é;
1) COMPRE UM IPHONE E BAIXE O PROGRAMA DA CIELO QUE LHE PERMITE TER UMA MAQUINA MOVIL DE DEBITO NO CARTAO DE CREDITO
2) CADASTRE SUA EMPRESA NO SITE UOL PAGUE SEGURO.COM.BR - Assim vc podera fazer debitos no cartao via internet. Ou seja, vc so paga quando usar.
3) POR FIM, COMPRE COM AS OPERADORAS E SE PREOCULPE APENAS COM A SUA COMISSAO.
ESSE COMENTÁRIO REFERE-SE AO LINK DO PANROTAS DO DIA 11JUN2010:
http://blog.panrotas.com.br/distribuindoviagens/index.php/2010/06/11/taxa-du-agora-e-rav-ade-sdu-rat-ou-sav/
"TAXA DU AGORA é RAV, ADE, SDU, RAT ou… SAV?"
É inacreditável a criatividade das cias. aéreas para batizar o valor pago pelo serviço do agente de viagens.
Por estar embutido na tarifa aérea, até 10/01/2008, este valor era simplesmente chamado de comissão.
A partir de 11/01/2008, por ser pago pelo cliente, cada cia. aérea passou a chamar o serviço do agente de viagens, pelo mesmo termo que o acordo ABAV com a TAM estabeleceu: Taxa DU.
De acordo com a portaria 138 da ANAC, a partir de 09/06/2010, o valor pago pelo cliente ao agente de viagens pode ter qualquer nome, exceto taxa…
Pronto! Está criado o cenário para que a turma do marketing das cias. aéreas inventem nomes e siglas que levam à loucura os analistas e desenvolvedores de sistemas.
Além de rebatizar os campos nos sistemas de reserva, frontoffices e backoffices das agências de viagens, sistemas integradores e outros diretamente relacionados a manter de pé o negócio de viagens, é necessário conviver com a variedade de nomes:
A TAM batizou de Remuneração da Agência de Viagens (RAV)
A Trip e a Passaredo preferiram substituir a palavra Taxa e criaram o Serviço DU (SDU)
A Webjet inventou o Adicional de Emissão (ADE)
A Sete foi além e criou o Adicional de Emissão-DU (ADEDU)
A Gol, Azul e Avianca por enquanto nada mudaram e continuam chamando de Repasse a Terceiros (RAT)
Não quero fazer juízo de valor ou escolher qual termo é o mais apropriado, mas não seria mais simples e produtivo um entendimento entre as cias. aéreas e os agentes de viagens, no sentido de padronizar o termo, que refere-se ao Serviço do Agente de Viagens? Oooops, mais uma sigla: SAV…
Tudo isso, enquanto a TASF (Travel Agent Service Fee) não chega.
Mas será que a TASF vai colar??
Olá Douglas,
Tenho uma duvida:
Gostaria de saber mais detalhes como as agencias de viagens estão atualmente cobrando os bilhetes aéreos aos viajantes. Tenho entendido que cobram 10% da Nova DU nas emissões aéreas, mas não me é claro se cobram em ambos trechos nacionais e internacionais?
Muito obrigada.
Atenciosamente,
Margarida
Olá Douglas,
Tenho uma duvida:
Gostaria de saber mais detalhes como as agencias de viagens estão atualmente cobrando os bilhetes aéreos aos viajantes. Tenho entendido que cobram 10% da Nova DU nas emissões aéreas, mas não me é claro se cobram em ambos trechos nacionais e internacionais?
Olá, Margarida!
10% de comissaõ varia de empresa para empresa. A AZUL paga 10% de comissão, já a GOL e TAM pagam 10% se a tarifa for acima de R$ 300.
Nas emissões internacionais, a maioria das cias aéreas pagam 6%. Outras como AIR FRANCE, LUFTHANSA, SWISS AIR, BRITISH não pagam comiossão alguma. Caso o vôo inicie fora do Brasil, poucas cias aereas como TAM, EMIRATES, SOUTH AFRICAN pagam comissão de 6% enquanto que as demais a comissão é 0%.
Acontece que quando vc compra com uma operadora, vc divide essa comissão com elas devido se tratar da taxa de emissão.
Boa tarde!
sabe me informar se posso emitir nota fiscal para a cias aéreas no valor da taxa DU que recebo delas?
Ou por se uma taxa de emissão não posso emitir nota fiscal neste valor?
Olá Douglas!
Gostaria de saber se vc pode me orientar no seguinte: Emitir passagens à empresas, e como fazer para emitir Notas Fiscais para as mesmas, já que recebo comissoes da consolidadora e não tenho como lançar na NF o valor total da passagem. Eis minha dúvida, como devo proceder?
Aprecio muito a sua intenção de auxiliar outros por meio do seu know how!
Olá, Rosely!
Deixa eu te explicar como funciona as emissoes do corporativo com cartao de credito da empresa.
As emissoes são feitas no cartão cobrando o valor da passagem. Assim no final do mês a empresa tem o registro dos debitos de passagens destacados no estrato do cartão. Entretanto, como as emissoes no setor corporativo são com tarifas nets (sem comissao) a agencia gera uma fatura (NF) cobrando a parte pelo serviço de viagem solicitado para que a empresa pague separadamente da fatura do cartao.
Com relação a vendas comissionadas, recomendo que você adquira um back office que gere notas fiscais eletronicas. Caso não consiga ainda, e esteja usando talonarios para preencher manualmente NF, a comissao deve ser acrescentadas as taxas aeroportuárias e discriminadas na NF como taxas. Se desejar assim mesmo separar o valor da comissao das taxas aeroportuárias refira-se a elas com o nome SOBRETAXAS.
Esse processo é lícito e correto de ser usado!
Bom dia!!!
Passagens adquiridas com milhas tbm as agencia ganham comissão???
Jardim Tour - Jardim MS
Passagens com milhas não dão direito a comissão, a não ser se for o caso de upgrade, onde a compra é feita utilizando milhas + dinheiro para pagar a passagem da classe economica que será transformada em executiva com as milhas.
Boa tarde Douglas,
Estou abrindo uma agência e gostaria de saber qual a comissão praticada para pagamento dos agentes de viagens que vou contratar. Tenho pesquisado mas não tenho achado nada sobre esse assunto.
Obrigado
Olá Douglas boa noite, eu gostaria que você me esclarecesse uma dúvida. Daqui alguns dias vou começar a emitir passagem pela milhas. Me falaram que a tarifa visualizada é Net e eles não pagam comissão, não estou entendendo muito bem essa expressão, você poderia me explicar melhor? Sobre o valor da passagem que está no sistema deles, eu vou ter que jogar um valor a mais para eu poder ganha a minha comissão?? Espero que você entenda a minha dúvida porque queremos oferecer um serviço com transparência.
Obrigado
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