Douglas Wires, nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

ANÁLISE DO VÍDEO DE COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA ATLANTICA HOTELS

No dia 1SET, recebi em meu email pessoal esse vídeo da ATLANTICA HOTELS parabenizando-me pelo meu aniversário. Eu o recebi porque estou inscrito no programa AGILE BOOK dessa rede hoteleira e agora você pode compartilhar comigo a análise desse vídeo que despertou meu interesse.


Vamos aproveitar a idéia deles e tentar aprender um pouco como se faz um vídeo usando como tema principal a celebração de um aniversário para emocionar quem o assiste e ao mesmo tempo inserindo no plano de fundo a promoção sútil da marca de uma empresa e do seu produto para fixá-la nas lembranças do aniversariante.

Dois detalhes importantes que não podem passar desapercebidos ao longo do vídeo: 
  1. Ele é genérico e serve como ferramenta de mala direta para qualquer pessoa, uma vez que não se refere ao nome do aniversariante!
  2. Predominação da cor laranja, que é uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. Simboliza encorajamento, estímulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. O laranja é também a cor da comunicação, do calor afetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança. É a cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. É a cor ideal para salas de estudo/reunião e outros locais onde as pessoas se encontram para conversar, como nos eventos em hotéis. 



Ou seja, o laranja está em sintonia com os serviços prestados pelos hotéis da rede ATLANTICA HOTELS fazendo parte inclusive da cor da sua logomarca. 
    ANÁLISE DA ANIMAÇÃO DE ABERTURA E FINAL DO VÍDEO
    O vídeo inicia-se com o nome da empresa desejando feliz aniversário.  Dura no máximo 4seg, para não haver tempo do aniversariante desistir de continuar assistindo.  Em seguida, sucede-se 15 quadros, cada um num departamento da ATLANTICA HOTELS até finalizar com  um agradecimento da empresa pela preferência de reservas dos hotéis da rede bem como o tipo de categoria (ECONOMICO, MIDCLASS, SUPERIOR, LUXO) de cada um deles e logo depois, o encerramento com o logo da rede ATLANTICA.



    ANÁLISE DOS 15 CENÁRIOS DO VÍDEO
    Após a abertura, o vídeo passa uma sensação do aniversariante está presente dentro das instalações da ATLANTICA HOTELS, participando da festa  que a empresa fez para ele com seus funcionários comemorando a caráter. Nesse ponto, o que faltou no vídeo (na minha opinião) foi a simulação de uma mão (representando a mão do anivesariante) abrindo uma porta de um quarto da ATLANTICA HOTELS e sendo surpreendido por essa primeira cena do vídeo.



    É importante destacar que o vídeo não tem narração.  Em contra partida, o vídeo tenta encantar quem o assiste promovendo sutilmente a ATLANTICA HOTELS por meio dos seus funcionários simbolizando os departamentos e instalações da empresa.


    Repare que você vê os funcionários dentro dos seus ambientes de trabalho, mas você não sabe se eles estão no departamento de vendas, eventos, reservas... Porque o vídeo não exibe legendas nem os nomes das pessoas que nele participam (com exceção do CEO da ATLANTICA HOTELS no fim do vídeo). Isso é coerente, pois se trata de uma promoção sutil de uma marca e do seu produto tendo como tema principal a celebração de um aniversário.

    A idéia de usar cartazes para substituir um narrador ou algum funcionário falando contigo é válida para despertar o olhar fixo do aniversariante nas imagens, além é claro, de ser óbvio que todos estão falando “FELIZ ANIVERSÁRIO”, “PARABÉNS”... Mesmo que suas vozes não sejam ouvidas.


    Em alguns pontos do vídeo, a ATLANTICA HOTELS se representa discretamente ao aniversariante exibindo os seus serviços, como no caso dos funcionários do call center e os da recepção. A cozinha do seu restaurante é simbolizada pelos dois cozinheiros e a mesa decorada com brigadeiros e champagne, enquanto que os quartos da rede são representados pelas arrumadeiras onde uma delas ajeita com todo carinho o edredon sobre a cama, o que mostra a preocupação e o calor afetivo da rede ATLANTICA com os seus hóspedes. 


    Ao longo do vídeo, discretamente tem-se uma visão ampla de como é o ambiente interno de trabalho na ATLANTICA HOTELS. Arriscaria dizer que a mesma felicidade dos funcionários estarem comemorando o aniversário de alguém é a mesma felicidade deles trabalharem na ATLANTICA HOTELS.


    Por fim, o bolo sendo entregue pela copeira do CEO da ATLANTICA HOTELS no Brasil. Como ele não pode visitar as agências de viagens ele se faz aqui presente para você o conhecê-lo. Existe satisfação maior do que receber os parabéns do presidente da empresa que você mais vende hotel?



    NOTA DA ATLANTICA HOTELS: Nenhuma árvore foi sacrificada para a produção de papel picado usado nesse vídeo devido ao uso de efeitos especiais. :D)

    Postar um comentário

    CADASTRE SEU EMAIL E SEJA AVISADO SOBRE NOVAS POSTAGENS 

    ÍNDICE DO BLOG