Intranets são extremamente necessárias em médias e grandes empresas como forma de organizar as informações para acesso de todos os funcionários. Por meio delas, a empresa divulga seus comunicados e libera o acesso as ferramentas de vendas, como contratos dos fornecedores, telefones e por aí em diante. Empresas como Google disponibilizam algo semelhante por meio da sua ferramenta
Google Sites, nesse link:
http://www.google.com/sites/help/intl/en/overview.html.
Por meio das intranets, os gerentes e diretores podem ter acesso as áreas restritas dos demais funcionários da empresa. Por exemplo: ao se logar com sua senha, ele poderá ter acesso a relatórios de vendas e outras informações confidenciais.
Uma boa intranet, é aquela de fácil navegação, que separa assuntos específicos a um grupo que os compõe. Na imagem abaixo, ao clicar no assunto DEPARTAMENTO, abre-se a página com todos os departamentos da empresa para que o funcionário escolha o departamento de interesse e os assuntos que se referem a página específica desse departamento.
A intranet também serve como canal de comunicação do funcionário com aquele departamento que o dá suporte. Na imagem abaixo, tem-se um formulário onde o funcionário envia seu pedido para o departamento específico. Ele pode escolher títulos específicos, como: email. Em seguida um assunto relacionado: assinatura de email, configurar conta, outros, etc.
A mais nova tendência do mercado é a intranet da empresa ter a sua própria rede social. A ferramenta de rede social que está incorporada na intranet analisada nesse post está no link http://www.elgg.org/. Ao entrar nela, assim que você se loga na intranet da empresa, essa é a página de boas-vindas:
A facilidade que essa rede social disponibiliza não é somente estimular o contato e o relacionamento harmonioso de seus funcionários mas também viabilizar a participação de todos com sugestões em prol do crescimento da empresa.
Repare que essa rede social, criada por meio da ferramenta ELGG.ORG, disponibiliza a criação de grupos de discussão. Ou seja: já existe um grupo criado com o nome MARKETING. Ao entrar nesse grupo, o funcionário poderá participar de discussões que estão em andamento e opinar sobre os assuntos nele em destaque, como por exemplo: campanhas internas de motivação da empresa, festa de confraternização de fim de ano, etc.
Outra viabilidade das redes sociais dentro da intranet de uma empresa, é que elas aproximam as filiais e os funcionários dessas filiais da matriz, que administra a intranet. E não precisa ficar preocupado com a quantidade de informações nela contida porque a barra de pesquisa no seu topo busca todas as páginas e mensagens que contêem uma palavra-chave ou frase nela digitada, facilitando o acesso imediato da informação procurada.
Dessa forma, uma filial pode criar e administrar o seu próprio perfil, alimentando dados sobre os seus clientes regionais que volta e meia a matriz questiona a falta dessas informações. Esse perfil, tanto da filial ou de um funcionário pode agregar blogs, páginas extras, galeria de foto, mensagens instâneas para serem enviadas para o email de todos que estão conectados à rede social da intranet da empresa.
Ou seja: se você é daqueles funcionários que vive murmurando que a empresa não te dar ouvidos para as suas sugestões, nem oportunidade de mostrar o que você está fazendo em prol da empresa, então essa é a sua grande oportunidade de se destacar no meio de tantos funcionários. Basta participar!
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