Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

FERRAMENTAS DE TRABALHO E PROGRAMAS DE COMPUTADOR PARA UM AGENTE DE VIAGENS

O turismo é movido a WINDOWS. Os GDSs, portais, softwares de back-offices, contas de emails... A maioria roda apenas na plataforma da Microsoft que domina esse mercado mais do que a APPLE. Nessa condição, tive que desenvolver uma mecânica de trabalho que me ajudasse a obter informações rápidas e ao mesmo tempo organizadas para acessá-las, e que agora compartilho com vocês o que a internet disponibiliza para nós gratuitamente.

01 - BARRA DE FERRAMENTAS DO GOOGLE (download no link: http://www.google.com/intl/pt-BR/toolbar/ie/index.html)
A vantagem da instalação dessa barra no Internet Explorer, é que você pode gravar todos os seus FAVORITOS nela. Assim, se amanhã o agente de viagens vier a trabalhar num posto corporativo, ele poderá ter acesso a todos os seus links de trabalho e pessoais ao se logar na barra do Google (é preciso ter uma conta no Gmail). Até mesmo dentro de uma Lan House se obtém o mesmo resultado!

Na imagem abaixo, eu cliquei em MARCADORES e depois no link da GOL, que abriu automaticamente a página da GOL onde o agente de viagens precisa se logar para fazer reservas e emissão de passagens aéreas.


A barra do Google possibilita ainda adicionar botões personalizados. Nela, eu adicionei: um botão do Gmail, que informa se chegou alguma mensagem no meu email pessoal, um botão do Google Maps, que eu utilizo para procurar na internet hotéis no mundo inteiro (adeus Guia 4 Rodas!), entre outros.

Clicando no ícone da chave inglesa (OPÇÕES), abre-se uma janela para você adicionar esses botões na sua barra e fazer outras configurações pessoais. Após personalizar sua Barra do Google, você precisará se logar nela com a sua conta de email do Gmail. Para isso, clique em FAVORITOS e em seguida, clique na sub-barra FAÇA LOGIN PARA ACESSAR OS SEUS FAVORITOS NO GOOGLE. Uma janela se abrirá para você se logar.

02 - INTERNET EXPLORER 7
Eu programei o IE7 para abrir de uma só vez os 5 sites que eu mais utilizo na minha rotina de trabalho. A praticidade de se clicar nas abas para mudar do site do SABRE para o site do E-TAM, por exemplo, é inquestionável. Repare que no botão apontado pelo mouse na imagem abaixo, o IE7 te viabiliza a opção de adicionar mais sites (novas abas) ou de remover alguma aba de um site que você não deseja mais que seja aberto toda vez que você iniciar o IE7.



03 - IGOOGLE, A SUA PÁGINA WEB PERSONALIZADA
Ao contrário das intranets criadas pelas empresas, eu personalizaei no meu IGOOGLE as informações diárias que utilizo para trabalhar. A vantagem dessa funcionalidade é que, se amanhã meu computador vier a ser formatado devido a algum vírus, ou se eu estiver numa Lan House emitindo alguma passagem de emergência, ou trabalhando em casa, ou em algum posto remoto da agência, todas as informações armazenadas no meu PC estarão também armazenadas no meu iGoogle. O iGoogle só abre automaticamente se você estiver logado na sua conta do Google, por isso a necessidade de ter uma conta no Gmail!

Na imagem abaixo, na primeira coluna à esquerda, se tem uma visão dos principais documentos e informações utilizadas na minha rotina de trabalho. Basta clicar por exemplo em SIGNIN AMADEUS, e o iGoogle exibirá meu login e senha do Amadeus. Se eu rolar a barra para baixo, terei uma visão geral de todas as notas arquivadas no meu iGoogle!


Detalhe... Essas notas são inseridas no iGoogle através de gadgets. O que eu utilizei na imagem acima foi o STICKY NOTE. Para adicioná-lo a sua página do iGoogle, clique em ADCIONAR NOVIDADES no canto à direita da foto e faça a busca pelo gadget conforme a ilustração abaixo apontada pelo mouse. Depois é só clicar no botão ADCIONAR para inserir seu bloco de notas na sua página.



04 - CRIANDO PÁGINAS PRIVATIVAS NA WEB COM O GOOGLE DOCS
Alguns links gravados na minha barra do google, são páginas web criadas por mim mesmo através do Google Docs. Essas páginas privativas não são buscadas/acessadas pelos buscadores de pesquisa da internet (Google, Yahoo, Bing...) e por isso, podem servir como substitutas de intranets para exibir informações confidenciais.

Na imagem abaixo, eu utilizei o Google Docs para publicar na web uma planilha Excell informando a política de pagamento da taxa de reemissão das cias aéreas. A forma como é acessada essa informação é muito mais rápida e dinâmica do que deixar essa planilha arquivada em uma pasta do Outlook (para quando precisar, você ainda ter que lembrar em qual pasta ela está).


Para publicar uma página na web, siga esses passos após se logar no Google Docs:



PASSO 3 - Clique no link PUBLISH AS WEB PAGE, e você será redirecionado para uma outra tela. Em seguida, clique na caixa AUTOMATICALLY RE-PUBLISH WHEN CHANGES ARE MADE e depois no botão PUBLISH DOCUMENT.


O resultado será a imagem abaixo, já exibindo o link da página web que você deve salvar na sua barra do Google, por se tratar de um endereço nada fácil de se decorar.


Lembre-se que para ter acesso ao Google Docs, você precisa ter uma conta no Gmail. Você pode utilizar o Google Docs para publicar artigos no seu blog e permitir que seus amigos alterem sua página, cadastrando o Gmail deles no acesso de permissão para edição de páginas.

05 - SKYPE E BARRA DO SKYPE PARA OUTLOOK (download no link: http://www.skype.com/intl/pt/download/skypeemailtoolbar/downloading/)
Eu utilizo MSN no meu trabalho, mas o Skype é mais seguro porque não permite invasão numa conexão P2P. A qualidade do aúdio e vídeo do SKYPE são superiores a qualquer outro programa de mensagem instantânea que há na web. Utilizando os recursos disponibilizados no site do Skype, eu baixei sua barra para Outlook com a intenção de obter o botão do Skype que permite o destinatário a te adicionar automáticamente ao clicar nele.


Tendo seguido esses procedimentos, o botão do Skype escolhido por você será exibido junto com a sua assinatura de email gravada no Outlook. O resultado será algo parecido com a da minha abaixo:



06 - PROGRAMAS QUE NÃO PODEM DEIXAR DE SEREM INSTALADOS NO SEU COMPUTADOR
Há certas ocasiões que um agente de viagens precisa recorrer a outros programas que no seu PC não estão instalados. Para quem trabalha com vendas de pacotes turísticos então, esses programas são uma ajuda em tanto. Segue a lista de links que podem ser baixados do site do BAIXAKI.COM.BR:
07 - ATALHOS + USADOS NO TECLADO PARA SUBSTITUIR O MOUSE
OUTLOOK
  1. CTRL N............................... Abrir email novo
  2. CTRL F............................... Encaminhar mensagem
  3. CTRL R............................... Responder email
  4. CTRL SHIFT R.................... Responder a todos
  5. CTRL ENTER...................... Enviar email

INTERNET EXPLORER 7
  1. CTRL +................................. Aumentar zoom
  2. CTRL -.................................. Diminuir zoom
  3. CTRL D................................ Salvar página em FAVORITOS
  4. CTRL 1................................. Alternar abas (ir para a segunda aba: CTRL 2, ETC...)
  5. CTRL I.................................. Abrir barra lateral de FAVORITOS
  6. CTRL T................................. Abrir nova aba
  7. CTRL W............................... Fechar aba
  8. F4........................................ Mostrar barra de endereço no Windows Explorer
  9. F5........................................ Atualiza a página na internet
  10. F6........................................ Seleciona barra de endereço do IE para digitar novo endereço
WINDOWS
  1. WINDOWS D....................... Minimizar todas as janelas e exibir a área de trabalho. Se pressionado novamente, restaura as janelas abertas.
  2. ALT F4................................ Fechar janela
  3. ALT TAB............................. Alternar entre janelas abertas
  4. CTRL ESC.......................... Abrir o menu Iniciar
  5. CTRL F4............................. Fechar documento corrente
  6. CTRL A.............................. Selecionar tudo (Ctrl + T, para Windows em inglês)
  7. CTRL C.............................. Copiar para a área de transferência
  8. CTRL E.............................. Abrir pesquisador na barra do explorer
  9. CTRL O.............................. Abrir item, arquivo. O mesmo que Enter
  10. CTRL P.............................. Imprimir a página atual ou o quadro ativo
  11. CTRL S.............................. Salvar página atual
  12. CTRL W............................. Fechar a janela atual
  13. CTRL Z.............................. Desfazer a última ação
  14. HOME................................ Mover para o início de um documento
  15. PAGE DOWN..................... Rolar para o fim de um documento em incrementos menores
  16. PAGE UP........................... Rolar para o início de um documento em incrementos maiores
  17. PRINT SCREEN.................. Copia a tela inteira que está sendo exibida no PC
  18. ALT SETA DIREITA............ Exibe a página seguinte
  19. ALT SETA ESQUERDA...... Reexibe a página anterior
08 - TRABALHE COM TELAS SOBREPOSTAS OU EM CASCATA
A finalidade dessa mecânica de trabalho é não cometer erros no momento de atender a solicitação de viagem do cliente.


Na imagem abaixo, temos o IE7 minimizado (tela maior) sobre o Outlook, que exibe uma solicitação de passagem com a TAM. Repare que a praticidade de sobrepor uma tela sobre a outra, te dá certeza de que você está reservando o mesmo vôo com a data e o destino solicitado pelo cliente.

Nenhum comentário:

ÍNDICE DO BLOG