Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

POR QUE CADA AGÊNCIA DE VIAGENS OFERECE PREÇOS DIFERENTES ?

Antes de responder esta pergunta, é necessário entender como o mercado turístico é dividido entre diferentes tipos de agências de viagens destacados abaixo:



Operadoras de turismo/consolidadores: são grandes agências credenciadas pela IATA e outros órgãos que negociam diretamente com as agências IATA. Tais operadoras vendem pacotes turísticos, reservas em hotéis, viagens em Cruzeiros, bilhetes aéreos e outros serviços. Logo, você pagará muito mais caro se solicitar uma reserva de hotel com uma agência não-IATA porque esta solicitará a reserva a uma agência IATA, que fará a reserva com a operadora de turismo receptivo. Em uma escala decrescente, cada uma repassará para a outra o seu lucro (comissão) pela revenda, sendo que quem paga o preço final é o cliente. Entretanto, existem casos (e não são poucos) de uma agência IATA conseguir o mesmo preço de atacado de uma operadora. Como exemplos, temos:
a) Emissões de passagens aéreas (algumas operadoras vendem diretamente para o cliente).
b) Solicitações de reservas em hotéis e pousadas em Fernando de Noronha, no Recife, e Trancoso, na Bahia.

Agências de viagens com número IATA: são autorizadas a emitir seus próprios bilhetes aéreos. Quando você compra um bilhete com uma agência que possui número IATA ou de um consolidador (operadora de viagem que emite bilhetes aéreos de várias cias aéreas), você está fazendo uma compra mais segura. Você descobre que a agência, cuja qual você comprou o bilhete aéreo de papel, é credenciada pela IATA quando você vê o nome da agência imprimido no bilhete acima do nome do passageiro.

Agências de viagens sem número IATA: utilizam-se dos serviços de emissão de bilhetes aéreos das agências que possuem número IATA. Se você se sente inseguro em comprar bilhetes pela internet com o seu cartão de crédito ou com agências que você desconhece, ou até mesmo com free-lancers (agentes de viagens autônomos), essa é mais uma razão para você evitar a compra de uma passagem com esse tipo de agência. Outra consequência de solicitar os serviços deste tipo de agência, é a demora na resposta das cotações solicitadas por emails. Agências não-IATA contratam muitos funcionários sem carteira assinada e no exterior, muitos imigrantes ilegais. Ambos sem compromisso com os clientes e propensos a prejudicá-los por erros de reserva e de emissão.

E agora, as 6 mais frequentes respostas para esta pergunta: "Por que cada agência de viagens oferece preços diferentes?"

As 6 respostas mais frequentes para esta pergunta, são:
a) Quando você negocia com agências IATA suas chances de conseguir desconto na tarifa são maiores porque essas agências têm como reduzir de sua comissão o valor cobrado no bilhete - Quando você negocia com agências sem número IATA você consegue também o desconto, mas não com o mesmo percentual das agências IATA porque as agências sem número IATA dividem suas comissões com elas ao solicitarem a emissão de seus bilhetes aéreos. Isto significa que: se uma agência IATA ganha 20% de comissão para emitir um bilhete, você poderá receber 10% de desconto ao invés de negociar com agências não-IATA cuja comissão poderá ser 12% e o desconto lhe oferecido de 6%, ou nenhum!

b) Os contratos das agências são diferenciados - Como vimos anteriormente, uma agência não-IATA solicita os serviços de uma agência IATA porque esta última está autorizada a emitir bilhetes aéreos e a outra não, porque não tem contrato. Porém, até mesmo uma agência IATA poderá cobrar mais caro do que outra agência IATA se essa primeira não tiver contrato com a cia aérea que o passageiro deseja voar para creditar milhas. Exemplo: se a agência ABC tiver contrato para vender bilhetes da American, Varig, Tam e United, e a agência XYZ tiver contrato para emitir bilhetes das cias aéreas Continental, Delta, Varig e Tam, e se o cliente desejar viajar com a Continental, sem dúvida ele terá os melhores preços com a agência XYZ. Caso a agência ABC oferecer ao cliente um bilhete da Continental pelo mesmo preço da sua concorrente, é porque ela está solicitando a emissão do bilhete com um consolidador que tem contrato com a Continental. A agência ABC estará então fazendo o mesmo papel de uma agência não-IATA. Esse processo é todo legal, mas para efeito de um percentual de desconto no valor do bilhete, o cliente terá muito mais economia se comprar o bilhete com a agência XYZ.

c) Porque o foco de mercado entre as agências é diferente - Além de especificar as cias aéreas que uma agência IATA está autorizada a emitir um bilhete aéreo, o contrato especifica também o ponto de aplicação da rota. Isto é, o fato de uma agência de viagem ter contrato com a Varig não significa que ela possa emitir bilhetes aéreos para qualquer direção (América do Sul, Europa, Ásia, etc). Exemplo: Douglas Wires é especialista em turismo para a Itália. Porém, se a agência IATA, em que ele trabalha, tiver contrato com a Varig para emitir bilhetes válidos apenas para as rotas no Continente Americano, por mais experiente que ele seja, jamais conseguirá oferecer a seus clientes a mesma tarifa aérea e serviços turísticos que um outro especialista, que trabalha em outra agência IATA e que está autorizada pela Varig a emitir bilhetes do Cotinente Americano para a Europa.

d) A agência de viagens, cuja qual você fez a primeira cotação, fez sua reserva na última vaga da menor tarifa promocional - Logo, por mais experiente que seja o segundo agente de viagens com quem você estiver fazendo uma nova cotação, ele não irá conseguir oferecê-lo preço igual ou inferior uma vez que só haverá vagas agora nas classes promocionais mais caras.

e) Porque você está cotando a passagem com uma agência não-IATA.

f) Porque você está cotando a passagem com um agente de viagens sem experiência alguma.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo com a net work que vc se refere, as operadoras tem fornecedorres locais e eles fazem suas normas e regras para atuarem no mercado do Brasil.
O que deveria ser feito : que estas nroams e regras domercado internacional implantadas no Barsil fossem revistas ,pois fornecem serviços e querem 100% de multa por cancelamento em alguns swerviços a serem prestados.Isto não é lícito .Esta tramitação de preços diferenciados vai depender muito do tipo de serviço que o passageiro exigir.Tem passageiro que pega metro,anda a pé,outros querem traslados e serem recebidos porque tem segurança.No turisno vende-se de albergues a hotéis 5 estrelas , o grande probelam ao meu ver é que as pessoas que vão viajar querem serviços VIP por preços de turimo casual ou de mochila.Europeus,e outras etinias principalmente que dominam o idioma em ingles,que a maioria dos brasileiro não possui,fazem suas viagens pelas cidades de metro ,andam muito a pé ,olham mapas dss cidades sem dificuldades,mas e quem não tem esta disponibilidade?O turista brasileiro quer chegar em uma cidade ,ser recepcionado ,direcionado pagar pouco.Mão de obra especializadda no exterior ainda mais falando espanhol ,ou português ,custa caro.Defino que preço depende do serviço qe você precisa .O que adianta um viajante ficar em um hotek por exemplo , próximo a estação de metro se ele nã tem hábito de andar de metro em seu país , fato lícito no Brasil ,este tipo de transporte não faz parte de nossa cultura ,o que ele vai desgastar e stressar com certeza pode comprometer sua viagem.

Enfim.existem profissioanais e profissionais de turismo como também de passageiros depende de suas condições financeiraas e suas expectativas para desfrutarem de sua viagem, o grande problema é esta tal de lei Gerson Levar vantagem em tudo ,pura ilusão Custo -benefício, assim sim é lícito.Faço ainda uma advertência :existem hoje pessoas que vão viajar e aceitam qualquer tipo de atendimento,notam que a pessoa que osw atende não tem qualificação ,não se preocupam,pagam barato ,fecham o negócio para depois entarem no Procon.Infelizes ests ,pois poderiam desfrutat de ótimos momentos de sua viagem ,mas procuram baixos preços e novamente falo querem serviços de primeira categoria , isto não existe .Além de olharem na internet e procuram as agencias para obtençaõ de mesmos valores.Sabem o que é isto querem um representante para qualquer problema serem responsáveis .Enfim: O agente de viagens é um grande auxiliar e assessor e não um cúmplice para problemas .

Anônimo disse...

Sinceramente fique HORRRIZADA, COM AS EXPLICACOES INFELIZES``dessa criatura...........
Desculpe mas realmente e inaceitável os comentários e explicações
A cadeia de vendas existe sim, Mas o ideal e que fosse uma cadeia limpa com cada seguimento representando a sua parte no equilíbrio do sistema de vendas de passagens e hotéis Isso acontecia naturalmente com segurança e dignidade
COSTA CRUZEIRO, QUEESBERRY, E OUTRAS não vendiam para o Cliente e Free lance e sim
Para as AGENCIAS!
As OPERADORAS não acumulavam tanto, e não ofereciam pacotes CAROS E POBRES como atualmente oferecem
Assim as AGENCIAS filtravam os as oferecimentos e garantiam com conhecimento e dignidade, que o proposto pela OPERADORA fosse cumprido. Caso o cliente na viagem tivesse dissabores ou prejuízos inesperados
A OPERADORA E CONSOLIDADORA deveriam vender exclusivamente para AGENCIAS
As AGENCIAS para os CLIENTES
Minha agencia com pesquisa, conhecimento e sabedoria, atende a clientes exclusivos e apenas indicados e SOBREVIVE COM PROSPERIDADE E DIGNIDADE
Porque o que conta e o trabalho digno e consciente e não um cartel que se forma no turismo tirando toda a qualidade dos serviços e impingindo goela abaixo toda a sorte de lixo aos clientes
OS CLIENTES, por sua vez correm para a interne te a procura de preço e qualidade e caem na teia do SITE que por sua vez pode ou não ser legitimo e serio como também pode ser um grande GOLPE
E assim as cadeias se quebram, os profissionais ficam inseguros, as agencias fecham as operadoras acumulam atrasam voucher e rram na entrega do material e ai...
SEM PARCERIA, SEM CONTROLE NADA DA CERTO E NADA EVOLUI!!!!!!!!!!!!!!
Ana Passos
Terra Solida (zero PROCON e insatisfação de clientes)

Anônimo disse...

Péssima exposiçao. Venha para vida real amigo.

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