Otipo de acomodação que se reserva num
Cruzeiro para um cliente é mais importante do que o de um hotel devido as
facilidades, tamanho e localização da cabine influenciarem muito não só no preço
do pacote mas também no conforto da viagem.
Digamos que o viajante é daqueles que se enjoam facilmente. Reservar
uma cabine no meio do navio seria a melhor solução para ele não passar mal com
os movimentos do navio para cima e para baixo que são sentidos durante a viagem
muito mais na popa e na proa. Já alguns
serviços como: recepcionar
o passageiro na cabine com uma garrafa de champagne, frutas e flores
diárias, canapés matutinos, café da manhã especial na cabine, prioridade na
entrega das bagagens, prioridade no embarque e desembarque, toalhas largas e
roupões de algodão, travesseiros com pena-de-ganso, disponibilização de um concierge
em cada convés para atender as necessidades e pedidos dos viajantes, são alguns
exemplos do que um viajante pode esperar encontrar em um Cruzeiro de acordo com
o tipo da acomodação da cabine.
Em um
pacote de Cruzeiro, a inclusão de uma
terceira pessoa (geralmente criança) significa em um valor adicional ao preço
do pacote, não com o mesmo valor pago pelos adultos (pais), mas em uma tarifa
adicional, chamada de suplemento, que seria a mesma aplicada para uma terceira
pessoa no caso de uma acomodação tripla. As cabines de um navio podem ser
equipadas com:
·
Cabines
com uma 3a. e 4a. cama embutida.
·
Cabines
com sofá-cama.
·
Cabines
com sofá-cama e camas embutidas.
·
Cabines
interligadas.
De qualquer forma, o início da venda de um
pacote de Cruzeiro, começa primeiro com a escolha do itinerário, depois do
navio e por fim da cabine, que é a que realmente define a compra devido o preço.
As perguntas, que o agente de viagens deve se fazer para direcionar seu cliente
a melhor escolha de cabine, são:
Qual a influência
do itinerário na escolha da cabine?
Numa viagem de Cruzeiro existem as cabines
de frente para o mar e as cabines de frente para as paisagens costeiras. É
claro, que ambos os lados do navio poderão ter visão para a costa de um
continente, mas isso depende da rota do navio. As rotas para o Caribe ou
aquelas que margeiam uma ilha, só possuem visão para costa de apenas um lado do
navio, enquanto que outras rotas para a Europa disponibilizam visão para a
costa das cidades de ambos os lados do
navio.
Digamos que o navio percorrerá a costa de
uma certa região. Se o desejo do viajante é está no lado do navio de onde sua
cabine ficará de frente para essa costa, sem precisar sair da sua cabine e ir
para as áreas públicas do deck do navio para ver as paisagens mais
atraentes, então uma cabine com varanda ou com uma grande janela neste lado do
navio de onde ele terá essa vista durante o itinerário da viagem será o ponto
de partida na escolha da melhor cabine a ser recomendada a ele.
Qual cabine
reservar se o cliente não deseja uma cabine com varanda?
Certos tipos de cabines podem apresentar
algum tipo de inconveniência ou desconforto.Uma cabine com varanda, por
exemplo, pode receber muito vento ou ficar sempre molhada por causa das ondas
do mar e dependendo da estrutura do navio, pode se ter menos visão ainda! Também
deve-se considerar o que está acima da varanda. Por exemplo: um café ao ar
livre significa barulho, cinzas de cigarro e inclusive, gotas vindas de um esfregão molhado pingando no chão da
varanda e até na pessoa que estiver nela porque alguém lá em cima está limpando
o assoalho sujo!
A melhor cabine nesta situação é aquela
que fica mais próxima do promenade
deck ou localizada nele mesmo, porque o passageiro pode sair da cabine e
em menos de 1 minuto avistar toda a paisagem da área pública do navio
localizada neste deck, independente se sua acomodação é numa cabine do
lado oposto a costa ou numa cabine interior do navio. Por exemplo: no navio,
Crystal Symphony, a cabine de categoria C no deck 7 próxima à porta de saída do
promenade deck é a melhor opção de reserva para um viajante interessado na
paisagem, mas sem dinheiro para pagar por uma
cabine com varanda.
Cada navio tem seus segredos. No Silversea's Silver Shadow e
no Silver Whisper, por exemplo, 5 das suítes com vista tem uma varanda
compartilhada que não custam mais do que as outras cabines que não têm nenhuma
varanda. Entretanto, existem outros Cruzeiros cujas “varandas privativas” não
são tão privativas assim. Num Cruzeiro para o Caribe no navio Grand
Princess, uma “varanda privativa” é visível para centenas de estranhos a
bordo!
Qual tipo de cabine
é a melhor: uma suíte ou uma premium suíte, uma interior ou uma exterior?
Quanto maior o navio, mais vantajoso é
pagar um pouco mais por uma suíte premium. Não por causa do tamanho do
espaço da cabine, mas porque muitos navios dão prioridade de status aos
ocupantes das classes de acomodações superiores. Vantagens de se fazer um check-in
expresso para desembarcar, facilidade de garantir reservas nos restaurantes, de
ter um melhor cardápio, um melhor serviço de quarto, um serviço particular de concierge, e uma área pública (lounge)
privada, são alguns exemplos.
É evidente que o tipo de cabine influencia
no preço, mas existem alguns detalhes que se deve prestar atenção como a
reserva de certas cabines de mesma categoria que possuem tamanhos diferentes
pelo mesmo preço, enquanto que as cabines interiores possuem tamanho padrão,
sendo muito mais baratas do que as com janelas e varandas. Em todos os casos,
as facilidades X preço influenciarão sempre a escolha do cliente, e isso não
pode ser negligenciado pelo agente de viagem para que possa ganhar a confiança
do cliente no momento da sua decisão de compra.
Qual é a cabine
mais bem localizada no navio?
Muitos viajantes julgam que a melhor
cabine é aquela localizada no alto e na
parte da frente do navio. Porém, nos navios mais novos: Radisson Seven Seas'
Voyager, Royal Caribbean's Navigator of the Seas, Cunard's Queen Mary 2,
algumas das cabines mais desejadas são aquelas na parte de trás, relativamente
próximas ao mar.
Outros navios, por exemplo, possuem uma
varanda com parede sanfonada/retrátil no canto da parte de trás que oferece uma
visão ampla da popa a proa, outros modelos de navios projetam as cabines para
fora de seus decks, de encontro ao mar, ou as alinham em forma de V na
parte do meio do casco, resultando em varandas com uma área extra maior ainda e
possibilitando, ocasionalmente, acomodar um viajante na cabine de um deck
com mais conforto e privacidade ou reservá-lo numa varanda compartilhada sem
custo adicional algum.
Ouvir os comentários dos clientes a
respeito da cabine onde ficaram acomodados, visitar os navios para conhecer suas particularidades, analisar
criteriosamente as informações técnicas das cabines disponibilizadas pela linha
de cruzeiro, são as formas corretas de como recomendar a um cliente a melhor
cabine para a compra do pacote de Cruzeiro. Tal recomendação poderá render
argumentações de vendas como estas:
Carnival Cruise
Lines
“As varandas da parte do meio dos navios Carnival
Destiny, Carnival Triumph e Carnival Victory no deck
6 estão distantes apenas de 1 andar do deck principal onde estão os
bares, shoppings, clubes e cassinos tendo como vantagem adicional ainda,
o silêncio. Essas cabines são menos caras do que as mesmas localizadas na parte
da frente e de trás dos decks acima.”
Celebrity Cruises
“As cabines 6048 e 6053 dos navios Constellation,
Infinity, Millennium e Summit são as mais largas e
baratas. Já as cabines 8170, 8172, 8176, e 8185, localizadas da parte de trás
do navio até o Panorama Deck, também têm as varandas mais largas
do que as outras cabines de mesma categoria e ainda uma ampla visão da popa do
navio.”
Disney Cruise Line
"As varandas das cabines no deck 8
dos navios Disney Magic e Disney Wonder acomodam facilmente uma família de 5
pessoas sem a necessidade de pagar por duas cabines compartilhadas. Estas
cabines têm uma cama queen size e duas camas twins mais 3 camas singles
embutidas. Existe uma divisória entre a área da cama principal e as camas
embutidas para fornecer mais privacidade enquanto que a área da banheira de
hidro-massagem e do banheiro (vaso e pia) é separada cada uma por uma
porta."
Holland America
Line
“As suítes de categoria B no Veranda
Deck dos navios Maasdam,
Ryndam, Statendam e Veendam, localizadas na parte alta e
no meio do navio, custam apenas US$ 50.00 a mais por pessoa por dia do que as
cabines sem varanda. Além da área da varanda, o viajante ainda desfruta de
facilidades adicionais como banheira de hidro-massagem que geralmente só é
disponibilizada nas cabines mais caras das outras linhas de cruzeiro de mesmo
nível de serviço.”
Royal Caribbean
“As cabines exteriores do deck
2 e 3 dos navios Majesty of the Seas, Monarch of the Seas e
Sovereign of the Seas são as mais baratas. Entretanto, é necessário reservar as cabines longe da parte da frente do navio,
de onde as janelas têm uma visão atunelada; e da frente da parte de trás do
navio no deck 3, de onde as cabines estão abaixo de um corredor público
barulhento.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário