Você já teve a curiosidade de saber por que existem tantas tarifas baratas anunciadas?
Por que cada agência de viagens anuncia um preço diferente da outra?
Por que quando você vai comprar um bilhete aéreo, a tarifa exibida no site da agência de viagens não está mais disponível ou a classe do vôo já foi completamente vendida?
Pode-se concluir que ver uma oferta em uma página na internet não significa garantia de preço. Além disso, qualquer site pode ser facilmente mudado sem fornecer provas de qualquer oferta enganosa anunciada. Por isso, deve-se conferir o que está sendo anunciado, saber o que está e não está incluído e se informar das condições da oferta de viagem antes de fechar a compra. Outros exemplos de propaganda enganosa que deve-se tomar cuidado na hora da compra são:
- Frases e o vocabulário de viagem utilizado no anúncio, pois o significado não é o que aparenta estar escrito. Por exemplo: “Você foi selecionado para receber nossa oferta de férias de luxo.”, não significa que você receberá uma viagem gratuita. Significa que você está recebendo uma oferta com uma oportunidade de pagar por uma viagem que se assemelhe a sua idéia de luxo. “Sujeito a disponibilidade”, significa que você poderá não conseguir a tarifa aérea ou a acomodação solicitada. A maioria das propagandas enganosas incluem esta frase como forma de justificar a recusa da venda de uma falsa oferta anunciada.
- Promessas de serviços extras conjugados com a compra das ofertas de viagens anunciadas. As ofertas podem ser verdadeiras, mas o serviço extra não. Algumas agências podem oferecer junto com a oferta cartões de desconto para serem usados dentro de Cruzeiros, redes hoteleiras, restaurantes e locação de carro por exemplo. Na realidade, essas agências que oferecem esse adicional ao cliente, não possuem controle algum sobre esses descontos. Somente o fornecedor do serviço ou produto é que pode oferecer ao cliente tal cortesia.
- Cuidado com quem você fala ao telefone. Você pode estar negociando com operadores de telemarketing que podem estar se passando por agentes de viagens. Operadores de telemarketing não têm responsabilidade com o cliente após a venda e os produtos e serviços que vendem são de procedência duvidosa. Eles dizem ser representantes do fornecedor do produto ou serviço e prometem algo que não podem cumprir, a não ser o débito no seu cartão de crédito.
- Não jugue uma agência de viagens pelo seu site. Sites com animação, videos, gráficos, ferramentas de consulta automática de preço online, não são garantia de que a empresa é estável ou que irá proteger o seu investimento. Lembra da falência da Soletur?
- Empresas aéreas low cost não são credenciadas pela IATA. Tais empresas como a FLY Linhas Aéreas, BRA, etc costumam seduzir os viajantes pelo preço. De fato, o preço baixo existe, mas o barato pode sair caro, pois:
- As partidas e chegadas de seus vôos (geralmente 1 por dia) são em aeroportos regionais o que implica em gastos com táxi.
- Os vôos não oferecem lanche nem alimentação a bordo, e quando oferecem é de baixa qualidade.
- Não emitem bilhetes aéreos, e sim recibos de compra pela internet que não são reembolsáveis e nem endossáveis.
- O seu cartão de crédito pode ser "clonado" por hackers que tentam rastrear suas informações confidenciais no momento da compra do bilhete nos sites sem segurança destas cias aéreas.
- O horário de seus vôos não são regulares, ou seja, podem ser cancelados e marcados para o dia seguinte ou ter a partida adiada para mais de 6 horas devido o fato de possuírem, em certos casos, 1 ou 2 aviões , o que torna inviável reitinerá-los para embarcar os passageiros que tiveram seu vôo cancelado.
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