“Um avião, quando decola com os dois motores, não tem problema. Mas quando ele decola e tem uma pane no motor, não vai conseguir fazer aquele ângulo de subida, ele vai voar num ângulo muito mais baixo. Então, passa a ser comprometedor ter obstáculos em volta”, atesta o engenheiro de aviação da USP Jorge Leal.
Segundo a Aeronáutica, o fato desses obstáculos estarem acima do tamanho permitido não implica necessariamente que eles ofereçam riscos às aeronaves. E que, por isso, o comando da Aeronáutica não vai pedir que os prédios sejam interditados ou demolidos.
Mas será que Congonhas é o único aeroporto brasileiro que apresenta problemas para os pilotos? Para descobrir isso, foi feita uma enquete com 20 pilotos de grandes empresas aéreas brasileiras, em cinco aeroportos do país. E perguntou-se: “Quais os aeroportos onde é mais difícil pousar ou decolar?”
Congonhas foi o mais citado - 14 pilotos consideram que as duas pistas do aeroporto estão entre as mais perigosas do país. São pistas curtas e sem nenhuma área de escape. Para piorar, a pista principal foi reformada e reinaugurada sem as ranhuras na pista que garantem maior aderência dos aviões num pouso. O grooving só começou a ser feito nove dias após o acidente com o vôo da TAM 3054.
Outros dois aeroportos muito citados foram o de Ilhéus, na Bahia, que é considerado de alto risco pelos pilotos. Segundo os pilotos, a pista de 1.577 metros fica escorregadia com chuva. A Infraero nega. Mas a falta de área de escape fica clara: uma avenida movimentada está colada na cabeceira da pista.
Já o aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, ficou em terceiro lugar. Segundo os pilotos, o maior problema da pista de 1.750 metros é a localização, no meio de morros e prédios. A Infraero sabe da necessidade de um novo aeroporto e ele está sendo construído. A previsão é de que fosse inaugurado este ano. Só que as obras estão paradas. Segundo as empreiteiras, por falta de pagamento do governo federal.
A seguir, o ranking dos aeroportos mais perigosos do Brasil cotados por 20 pilotos brasileiros:
09 votos: ILHÉUS
08 votos: VITÓRIA
06 votos: SANTOS DUMONT
05 votos: NAVEGANTES
05 votos: JOINVILLE
03 votos: CAXIAS DO SUL
02 votos: CHAPECÓ
01 voto: GALEÃO, MARINGÁ, BRASÍLIA, GUARULHOS, UBERLÂNDIA, UBERABA, CORUMBÁ, CRICIÚMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário