...E ao aplicar a entrada de emissão do sistema Amadeus: TTP/ET
CENÁRIO 2 – RETRANSMISSÃO DA ENTRADA DE EMISSÃO, APÓS TOMADA DE AÇÕES
Ao ler a mensagem de aviso, o agente de viagens, utilizando a mesma tela que exibe essas mensagens, toma uma das seguintes ações:
a) Insere a informação de FOID no sistema e retransmite a entrada de emissão: >SR FOID JJ HK1-PPASK >RFPAX >ER >TTP/ET
b) Retransmite a entrada de emissão mudando a forma de emissão de E-TKT para físico (bilhete de papel): >TTP/PT
O erro ocorre justamente no procedimento do CENÁRIO 2.
Certas mensagens de erro e aviso exibidas pelos GDS restringem a emissão do bilhete aéreo enquanto tais informações exigidas pelo GDS não forem inseridas na reserva (PNR). Porém, essas mensagens não restringem a obtenção do código de aprovação de débito da administradora do cartão.
Quando o GDS exibiu no CENÁRIO 2 uma das mensagens de aviso, o erro do agente de viagens foi de não ter revisado a reserva para saber se tal código de aprovação de débito foi gerado ao lado do número do cartão.
Esse código de 6 dígitos é identificado ao aparecer ao lado da letra A, conforme mostrado na tela abaixo.
CENÁRIO 4 – EVITANDO O PROBLEMA
Retornando ao CENÁRIO 2, o procedimento correto para evitar que o pagador seja cobrado duas vezes na fatura do seu cartão de crédito, é fazer uma ligeira modificação na linha do PNR que informa a forma de pagamento, seguindo esses passos:
PASSO 1 – Retorne ao PNR, e você verá que a reserva será exibida sem o número do bilhete aéreo mas com o registro do primeiro código de aprovação de débito gerado após a primeira transmissão da entrada de emissão. Agora, copie toda a linha da forma de pagamento.
PASSO 2 – Cancele, agora, a mesma linha da forma de pagamento que você copiou.
PASSO 3 – Cole, no PNR, a linha da forma de pagamento que você copiou, sem transmitir a entrada.
PASSO 4 – Mude a letra A, que identifica o código de aprovação de débito no cartão, para a letra N.
PASSO 5 – Feche a reserva e emita o PNR: TTP/ET ou TTP/PT.
Emissão terminada com sucesso e o pagador cobrado apenas uma única vez, mesmo tendo aplicado duas vezes a entrada de emissão! Isso se deve ao fato da mudança da letra A para a letra N. O sistema entende que tal mudança é para aproveitar o mesmo código de aprovação gerado anteriormente, e não para debitar outra vez a mesma quantia.
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