Não há como negar suas intromissões, fazendo-se de chefes, delegando tarefas, qual emissor vai atender qual conta e passando por cima da autoridade do supervisor do departamento operacional. Chega uma hora que as coisas se confundem tanto, que não se sabe quem é seu chefe. Como dizem por aí: “Muito cacique para pouco índio!”
Em geral, lidar com promotores numa agência de viagens requer certos cuidados: eles podem te “derrubar” a qualquer momento, pois são o dedo-duro do patrão. São eles quem visitam os clientes e os perguntam como está o atendimento do emissor. Os promotores também prometem mundos e fundos ao cliente. Dizem a ele que se pode emitir um bilhete assim e daquele modo (fora da regra tarifária) e depois é o emissor quem tem que se virar para limpar a “caca” que os promotores fizeram. E o pior de tudo: quem acaba ficando bem na fita são eles e não você.
Mas um dia, eu dei o troco. Quebrei a crista do promotor que havia passado para o cliente uma planilha de bilhetes não utilizados pelos funcionários da conta que eu atendia. Ele havia enviado a planilha sem ter me consultado primeiro para conferir se as informações estavam corretas e aí, quando a recebi das mãos do cliente que me questionava sobre o valor dos créditos, eu então o contei que os valores estavam incorretos e que alguns bilhetes não eram válidos para serem reemitidos porque o trecho havia sido voado. O transtorno foi resolvido com o cliente e o promotor chamado a atenção pela gerência.
Nesse relacionamento PROMOTOR X EMISSOR, em termos de remuneração quem sai na vantagem é sempre o promotor. O promotor recebe um salário fixo + um percentual de 0.5% a 2% pelo volume de vendas da conta assistida. Já o emissor tem um salário fixo + comissão pelas emissões. Pondo as coisas na balança, um emissor consegue atender 3 contas de R$150 mil enquanto que um promotor pode gerenciar 10 contas ou mais de R$150 mil.
Ou seja, para o promotor, pouco lhe importa se a agência perder uma conta por falha do atendimento do emissor, pois ele ainda terá mais 9 contas. Porém, para o emissor, perder uma conta poderá significar sua demissão. Como uma agência vai manter um funcionário se não tem uma conta para ele atender?
Não abra a guarda para os promotores! Defenda sua conta! Seja arisco! Não confie nas palavras dos promotores: peça por email para ficar documentado o que eles dizem! Já vi amigos meus tendo que pagar ADM porque não tinham um email documentando a isenção da taxa de reemissão que o promotor disse que tinha sido isentada.
Por fim, além dos emissores ficarem ralando na agência depois da hora, os promotores vão sempre embora no horário deles. E nas sextas-feiras, chegam em casa mais cedo. Já reparou como existem promotores que agendam visitas com clientes nas sextas-feiras às 14hs e 15hs?
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