Douglas Wires, nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

DIFERENÇA ENTRE PACOTES TURÍSTICOS FORMATADOS E PERSONALIZADOS

Existem dois tipos de pacotes turísticos: os pacotes formatados (que já estão prontos) e os pacotes personalizados, feitos no momento da solicitação do cliente. Note que qualquer pacote personalizado é formatado conforme o interesse e orçamento do cliente. A escolha do cliente por um pacote formatado não significa quase sempre a compra mais barata. Muito pelo contrário, se compararmos os dois tipos de pacotes notaremos que a diferença de valores entre eles não é tão grande assim.


Porém, tanto um quanto outro possuem suas vantagens e desvantagens.

DETALHES
PACOTES
FORMATADOS
PACOTES PERSONALIZADOS
CARACTERÍSTICAS

Possui dias, atividades e preços definidos para todas as idades de viajantes. Já estão prontos para a   venda e servem ainda como um pré-referencial de quanto o cliente pode esperar em pagar pelo mesmo pacote daqui há alguns meses caso não o compre de imediato.

São criados de duas formas: a partir da alteração do número de dias e atividades de um pacote formatado, ou a partir da adição de vários serviços vendidos separadamente (aéreo, hotel, cruzeiro, city tours, etc)   escolhidos de acordo com o interesse e orçamento do cliente.
VALOR
DO
PACOTE
1) Incluem o preço total de todos os serviços: aéreo + hotel + traslado + seguro viagem + city tours + bilhetes de entrada para shows, eventos ou de parques temáticos, por exemplo.


2) Faz-se apenas um único débito no cartão de crédito.


1) Incluem os valores discriminados de cada serviço: aéreo, hotel, traslado, seguro viagem, city tours, bilhetes de entrada para shows, eventos ou de parques temáticos, por exemplo.

2) Faz-se um débito no cartão de crédito para cada serviço incluso no pacote. 

DIFERENÇA
DE PREÇOS
O valor é garantido por não sofrer reajustes de tarifas pelos serviços oferecidos devido se tratar de bloqueio de grupo tanto no transporte aéreo, terrestre e marítimo quanto na hospedagem da rede hoteleira conveniada.

Uma agência pode conseguir valores similares (um pouco mais caro podendo o valor aumentar mais ainda conforme a demora da compra) aos pacotes formatados cotando cada serviço incluído nele diretamente com operadoras de turismo receptivo e fazendo reservas de grupo diretamente com as cias aéreas, rodoviárias ou marítimas e redes hoteleiras.

PAGAMENTO

O cliente é obrigado a parcelar o valor total do pacote ou pagá-lo à vista. Note que o valor destas parcelas é bem maior do que o valor das parcelas de um pacote personalizado.


O cliente pode escolher entre pagar pelo valor total do pacote à vista ou a   prazo, ou pagar somente o valor referente aos serviços escolhidos por você, deixando os outros restantes para serem pagos meses depois.

TAXAS DE CANCELAMENTO
E
REEMBOLSO

O valor da taxa de cancelamento e de reembolso é cobrado sobre o valor integral do pacote vendido, mesmo se houvesse tempo para cancelar a hospedagem sem cobrança de NOSHOW.
No caso de reembolso, alguns pacotes só reembolsam o cliente após todas as parcelas tiverem sido quitadas no cartão de crédito. O reembolso pode ser negado também porque muitas operadoras de viagens vendem pacotes turísticos com vôos fretados ou com bloqueio de grupo nas cias aéreas acarretando assim na perda do dinheiro usado na compra do pacote caso o mesmo não puder ser reutilizado para uma   data futura.

O valor da taxa de reembolso é cobrado sobre o serviço que foi comprado. Ou seja, se a agência vendeu para o cliente um pacote com trecho aéreo e hotel, a taxa de reembolso pelo cancelamento da viagem poderá ser cobrada somente sobre o valor da passagem aérea, se houver mais de 2 dias de antecedência da data do checkin no hotel.

CONCLUSÃO: em comparação com os pacotes formatados, as taxas de reembolso cobradas nos pacotes personalizados são menores e em muitos casos, isentam o viajante da cobrança da taxa de NOSHOW dos hotéis quando há tempo hábil para cancelamento da reserva!

PROPAGANDA ENGANOSA

Frases com asterisco, como: “TUDO INCLUÍDO*”, indicam que o pacote que exibe em seu programa tal frase utiliza-se deste artifício para iludir o cliente que todas as facilidades (SPA, sauna, atividades esportivas, etc) oferecidas pelo hotel ou resort estão incluídas.

O cliente não é enganado pela célebre frase: “TUDO INCLUÍDO”. Nestes tipos de pacotes o que está incluído é o que vem discriminado no recibo de compra!
SEGURANÇA
NA COMPRA
São vulneráveis aos golpes aplicados por agências de viagens não-IATA, falsos sites de agências e por free lancers que oferecem a venda de um produto que não existe. Ou seja, o cliente perde todo o seu dinheiro quando paga por esse tipo de pacote à vista, ou parte dele se ele cancelar de imediato o débito das prestações restantes tão logo descubra que foi enganado.

É a compra mais segura quando o cliente está negociando pela primeira vez com uma agência de viagens pela internet ou por telefone. Devido os pacotes personalizados oferecerem a facilidade de comprar os serviços separadamente, uma das formas de saber se a agência possui número IATA é comprar primeiro o bilhete aéreo com cartão de crédito. Em seguida, liga-se para a cia aérea para confirmar se o código da reserva está   com o bilhete emitido e de imediato pergunta-se ao atendente qual o nome da agência que emitiu esse bilhete.

Se as informações checadas corresponderem com o nome da agência (site) onde o cliente comprou a passagem, então esta é a senha para seguir em frente na compra dos demais serviços devido a idoneidade da agência, caso contrário, deve-se ligar para a administradora do cartão e suspender o débito para não ser vítima de fraude na internet.

ARTIFÍCIOS PARA DIMINUIR OS CUSTOS DE UM PACOTE TURÍSTICO
Os custos de um pacote turístico podem diminuir se for utilizado alguns desses procedimentos:

Localização do quarto no hotel
Os quartos mais mal-localizados são também os que possuem as menores tarifas por oferecerem vista para o estacionamento, serem perto do elevador, da entrada do restaurante ou próximo a uma parte do hotel que está em reforma.

Serviços que não são gratuitos
Em alguns pacotes, água e internet sem fio podem não está inclusos para diminuir os custos do pacote. Algumas agências de viagens não especificam em seus pacotes quais serviços estão incluídos

Tarifa do quarto não credita pontos em programas de fidelidade
Fato muito comum quando se compra um pacote turístico de sites de terceiros na internet.

Postar um comentário

CADASTRE SEU EMAIL E SEJA AVISADO SOBRE NOVAS POSTAGENS 

ÍNDICE DO BLOG