1. Existem diferentes serviços de classes,
como nas cias aéreas?
Todos os navios possuem apenas uma classe
de serviço, todavia, passageiros acomodados em suítes recebem serviços e
facilidades extras.
2. Quais as categorias de cabine de um
Cruzeiro?
Todas as cabines são classificadas como
sendo uma de 4 categorias: interior, oceanview, oceanview with balcony e suite:
a) CABINES INTERIORES (inside stateroom)
são as menores cabines a bordo e não possuem vista para o mar.
b) CABINES COM OCEANVIEW (outside
stateroom) possuem janelas.
c) CABINES COM OCEANVIEW E VARANDA possuem
janelas e varandas de frente para o mar.
d) SUITES possuem janelas e algumas vezes
varandas, sendo neste caso as cabines mais espaçosas a bordo e com o maior
número de facilidades oferecidas aos passageiros.
3. É possível conseguir um upgrade para
uma cabine com oceanview ou com varanda?
Cada viajante tem preferências diferentes.
Alguns passageiros reservam cabines interiores com o intuito de economizar
dinheiro, especialmente se eles são passageiros ativos que passam pouco tempo
dentro de suas cabines. Todavia, se você planejar gastar muito do seu tempo
dentro de sua cabine, é recomendável reservar uma cabine com oceanview. Se a
intenção for de tomar café em uma varanda privada todo dia, você pode solicitar
o upgrade. A maioria dos Cruzeiros possui varandas em todas as suas laterais
para viabilizar um maior comforto aos seus passageiros. Caso o hóspede desejar
mudar de cabine uma vez a bordo, a solicitação será possível mediante o
pagamento da diferença de um tipo de cabine para outra, e se houver disponibilidade.
4. É possível o passageiro ser acomodado
em uma cabine abaixo do nível do mar?
Não, todas as cabines dos passageiros
estão localizadas acima do nível do mar. As cabines que ficam abaixo do nível
do mar são as cabines da tripulação.
5. Existem cofres dentro das cabines?
A maioria das cabines está equipada
com cofres. Se sua cabine não possuir cofres, você tem a opção de guardar seus
objetos de valores no cofre do navio.
1. O que acontece se o passageiro adoecer?
Todos os Cruzeiros possuem médicos a bordo
que podem assistí-lo caso venha a ter alguma complicação médica. Em caso de
emergência médica, passageiros acidentados ou adoecidos podem ser removidos de
helicóptero do navio, ou o navio poderá fazer um retorno de emergência para o
porto mais próximo.
2. O que acontece se o passageiro enjoar a
bordo?
Enjôo a bordo de um Cruzeiro é muito raro
em navios de largo porte uma vez que eles estão equipados com estabilizadores
que minimizam o efeito da sensação de enjôo causada pelo movimento do navio.
Assim mesmo, caso venha a se sentir enjoado, além do serviço médico do Cruzeiro
há também farmácias a bordo.
3. Os Cruzeiros oferecem serviço de
babysitting a bordo?
Sim, tanto para acompanhamento de crianças
em grupo quanto individual na cabine do passageiro.
4. O passageiro precisa de dinheiro a
bordo?
É recomendável trazer algum. Alguns
Cruzeiros requerem que você pague em dinheiro a gorjeta dos serviços oferecidos
pela tripulação e também nos jogos do cassino. É também muito útil ao
desembarcar nos portos. Embora a maioria possua caixas eletrônicos a bordo, as
taxas de serviço cobradas pelo uso desta facilidade são muito altas.
5. É possível comprar artigos de uso
pessoal a bordo?
Sim, todo Cruzeiro é um shopping center
flutuante com os mesmos tipos de lojas que você encontraria se estivesse em
terra.
6. Existem atividades noturnas a bordo?
Sim, quanto maior o navio maior é o número
de atividades encontradas. As atividades noturnas às vezes incluem jogos nos
cassinos, Browadway, shows de cabaré, performances de clubes noturnos,
discoteca, filmes, etc.
7. Como o passageiro fica sabendo sobre as
atividades oferecidas a bordo pelo Cruzeiro?
Toda noite, você receberá notícias
atualizadas em sua cabine com as atividades do dia seguinte.
8. Existe serviço de quarto a bordo?
Sim, o serviço de quarto está disponível
em todos os Cruzeiros 24hs por dia.
9. O transporte do Cruzeiro para o centro
da cidade já está incluído na passagem?
Existem muitos portos que são distantes do
centro da cidade. Por isso:
a) Muitos Cruzeiros fazem parcerias com cias transportadoras locais para
oferecer serviço de traslado de ônibus até o porto da cidade. Os horários e
dias da operação são geralmente publicados no boletim de bordo do navio. Os
bilhetes podem ser comprados diretamente na Central de Excurções Terrestres dos
Cruzeiros.
b) Os hóspedes são bem-vindos para utilizar outros serviços locais também.
Dependendo do porto, existem outras opções de transporte disponíveis, incluindo
táxis, aluguel de carro, de motocicleta e até de bicicleta.
10. O que faz o comissário do navio
(ship's purser)?
Ele é o responsável, 24hs por dia, pela
assistência de serviços de bordo ao passageiro e/ou pelo direcionamento do
passageiro ao departamento responsável por tal serviço. Pode atuar também no
banco, correio, cabine de informações, achados e perdidos, como autoridade na
alfândega e imigração e como responsável pelos depósitos no cofre do navio.
Dependendo da linha de Cruzeiro, esta função poderá ser transferida para a
recepção do navio.
1. O que está incluído no preço do
Cruzeiro?
Geralmente, o que está incluído no preço
dos Cruzeiros, são: refrigerantes, chá, café, água, refeições padronizadas, o
uso dos equipamentos de ginástica na academia e alguns entretenimentos a bordo.
2. O que não está incluído no preço do
Cruzeiro?
Geralmente, o que não está incluído no
preço dos Cruzeiros, são: cafés especiais, refeições em restaurantes
alternativos, SPA e salão de beleza, aulas de Yoga e cursos, jogos nos
cassinos, excurções organizadas em terra, fotografias, serviço médico e compras
em lojas de presentes.
No caso das bebidas alcoólicas, os
Cruzeiros oferecem drink cards que resultam numa economia de custos
significativos na contabilização do número de drinks tomados.
3. Por que é tão caro reservar uma única
cabine para um só passageiro?
Cada Cruzeiro baseia os preços de suas
cabines em acomodação para duas pessoas. Quando você viaja sozinho, você tem
que pagar uma taxa de suplemento extra para compensar a outra acomodação que
não será ocupada.
4. O que são taxas portuárias?
Taxas portuárias são impostos que um
Cruzeiro tem que pagar para atracar no porto. Elas incluem:
a) taxas e impostos cobrados pelo governo
local e por órgãos de inspeção como por exemplo o de vigilância sanitária,
b) tarifas de chegada e saída dos portos,
c) custos acarretados pela remoção de lixo
nos portos.
5. Existe câmbio a bordo?
Muitos Cruzeiros oferecem câmbio a bordo
cuja taxa de câmbio é inferior a praticada no mercado. Por isso, muitos
passageiros esperam chegar ao porto para trocar dinheiro.
6. Como um passageiro paga pelas compras
feitas a bordo?
Com o seu cartão de crédito, travelers
checks ou em dinheiro. No caso do uso de cartões de débito, o Cruzeiro poderá
limitar diariamente os gastos com esse cartão a bordo. Para não ficar limitado
a essa regra, a solução oferecida pelos Cruzeiros é fazer uma conta de bordo
vinculada ao seu cartão de crédito. Assim, todas as compras feitas a bordo
serão debitadas desta conta que você registrou logo no embarque do Cruzeiro.
Caso o passageiro não tenha cartão de crédito, é possível ainda assim,
depositar seu dinheiro nesta conta para ter crédito nas compras que vierem ser
feitas com o cartão magnético dado pelo Cruzeiro ao passageiro.
7. O passageiro pode usar cheques pessoais
para pagar suas despesas no navio?
Alguns Cruzeiros aceitam, outros não.
Neste caso a solução para se conseguir dinheiro seria:
a) ir ao cassino que geralmente troca cheques por dinheiro cobrando uma taxa de serviço,
b) ir a algum dos caixas automáticos a bordo,
c) se informar se o Cruzeiro em que está viajando oferece algum sistema de crédito a bordo que permita o seu cadastramento para ter crédito nas compras e pagamentos de despesas,
d) abrir uma conta de bordo vinculada ao seu cartão de crédito. Assim, todas as compras feitas a bordo serão debitadas desta conta que você registrou logo no embarque do Cruzeiro. Caso o passageiro não tenha cartão de crédito, é possível ainda assim, depositar seu dinheiro nesta conta para ter crédito nas compras que vier a fazer com o cartão magnético dado pelo Cruzeiro ao passageiro.
a) ir ao cassino que geralmente troca cheques por dinheiro cobrando uma taxa de serviço,
b) ir a algum dos caixas automáticos a bordo,
c) se informar se o Cruzeiro em que está viajando oferece algum sistema de crédito a bordo que permita o seu cadastramento para ter crédito nas compras e pagamentos de despesas,
d) abrir uma conta de bordo vinculada ao seu cartão de crédito. Assim, todas as compras feitas a bordo serão debitadas desta conta que você registrou logo no embarque do Cruzeiro. Caso o passageiro não tenha cartão de crédito, é possível ainda assim, depositar seu dinheiro nesta conta para ter crédito nas compras que vier a fazer com o cartão magnético dado pelo Cruzeiro ao passageiro.
8. O bebê do passageiro paga tarifa de
adulto?
Como regra geral, sim: bebês pagam a mesma
tarifa de um adulto ou criança. Todavia, regras e restrições em relação a
política tarifária para crianças varia de um Cruzeiro para outro e por isso não
é impossível achar ofertas especiais de Cruzeiros com preços reduzidos para
bebês e crianças.
9. O passageiro pode debitar da sua conta
de bordo compras feitas nos portos?
Contas de bordo são apenas para o
pagamento de despesas a bordo do navio. Quando estiver no porto, você pode usar
o seu cartão de crédito ou os traveler's checks para fazer as compras. Os
portos também oferecem caixas automáticos e agências de câmbio.
10. As refeições estão incluídas no preço?
Todas as refeições normais (café, almoço e
janta) estão incluídas no preço do Cruzeiro. Muitos navios também possuem
restaurantes comerciais e lanchonetes, com serviço de quarto, que servem
refeições o dia inteiro sendo que neste caso essas refeições são cobradas.
11. O passageiro pode perder as refeições
quando estiver fazendo as excursões em terra?
Normalmente o horário de partida das
excursões são após o horário do jantar e após o café da manhã. Todavia, se você
desejar fazer um city tour de um dia inteiro, ou se fizer mais de um city tour
em um dia, o seu retorno para o navio poderá não coincidir com os horários do
almoço e/ou janta.
12. Qual a política de grupos dos
Cruzeiros?
Como regra geral, é necessário formar um
grupo com 16 pessoas (duas por cabine) para conseguir uma viagem gratuita para
uma pessoa em uma cabine, fazer um depósito para quaisquer danos eventuais
causados durante a viagem e ter a necessidade de ter um responsável pelo
grupo.
13. A tarifa pode sofrer modificações?
Sim. No entanto, em se tratando de
reservas cujas quais foram feito depósitos para garantir as acomodações, a
tarifa destas reservas não serão reajustadas.
1. Menores desacompanhados podem ser
reservados em Cruzeiros ?
Não.Todavia, nas cias de Cruzeiro:
Carnival, Celebrity, Crystal, Holland America, Norwegian, Royal Caribbean,
determinam que cada cabine tem que ter no mínimo um adulto de 25 anos ou um
hóspede mais velho do que ele. Com a Disney Cruise Line e Princess Cruises, cada
cabine tem que ter um adulto de 21anos ou mais velho. Exceções são geralmente
concedidas a casais jovens com menos de 25 ou 21 anos.
2. Qual é a idade mínima para se fazer um
Cruzeiro?
Pelo menos 6 meses, de acordo com a
política da cia de Cruzeiro.
3. O passageiro pode levar convidados de
terra a bordo?
Por razões de segurança, os passageiros
não podem levar visitantes a bordo.
4. O passageiro é obrigado a jantar sempre
no mesmo horário e com a mesma pessoa?
Isso depende do navio. Muitos deles
oferecem uma mesa de jantar na cabine para duas pessoas e o seu horário de
janta será confirmado no momento do embarque. Ultimamente, algumas linhas de
Cruzeiro têm oferecido uma opção mais democrática, onde seus passageiros
escolhem quando e com quem eles querem jantar. Mesmo que o Cruzeiro tenha
horário de janta pré-determinado, você poderá jantar em um restaurante estilo
buffet sem taxa adicional.
5. O passageiro pode mudar o seu horário
de janta ou o companheiro de mesa?
Na maior parte das vezes, sim. Basta solicitar
ao maitre d' do restaurante.
6. O Cruzeiro exige algum tipo de roupa
específica a bordo?
Cada Cruzeiro tem uma política de uso de
roupa a bordo. Muitos deles sugerem vestuário casual durante o dia, o que
inclui shorts, calças, blusas e camisas de mangas compridas para a noite
(exceto nas noites formais, quando as mulheres vestem vestidos de gala e os
homens ternos escuros). Roupa de banho não é permitida em nenhuma cabine de
jantar e restaurantes de estilo buffet. Alguns Cruzeiros, como Windstar e
Norwegian' s freestyle sugerem roupas casuais o tempo inteiro.
7. O passageiro pode viajar com o seu
cachorro?
Na maior parte das vezes o embarque de
animais como cães, gatos e pássaros não são permitidos, com exceção de animais
de serviço qualificados mediante notificação com no mínimo 2 semanas de
antecedência da data da viagem.
8. Quando e onde o passageiro faz suas
refeições a bordo?
Há dois turnos principais para refeições
no restaurante. Embora o café da manhã e o almoço possam ser também servidos no
convés, nem sempre é possível o hóspede
escolher o horário da sua preferência mas pode solicitar serviço de quarto (que
é gratuito em algumas linhas de cruzeiro) caso perca um dos horários das
refeições. Atente-se ao fato de que algumas linhas de Cruzeiros cobram uma taxa
de cancelamento caso o hóspede tenha reservado uma mesa para a refeição em
algum turno e não compareceu ou a cancelado
com antecedência.
9. Quais são as normas que regem o consumo
de tabaco a bordo?
Existem áreas a bordo destinadas ao
consumo de tabaco, e outras não. Os cigarros e cachimbos só são permitidos nos
conveses exteriores do navio. Nos salões de jantar e nos teatros, é proibido
fumar. Todavia existem Cruzeiros que não é permitido fumar em nenhuma
dependência do navio.
10. Quais são as normas que regem o
consumo de bebida alcoólica a bordo?
O limite mínimo de idade para o consumo e
compra de bebida alcoólica a bordo é de 21 anos. Quando se embarca com bebidas
alcoólicas compradas nos portos visitados, as linhas de Cruzeiro as recolhem
para devolvê-las no final da viagem.
Mesmo que o passageiro seja de maior idade e desejar consumir uma bebida
alcoólica que ele comprou em algum porto de escala do navio, ele não poderá,
exceto se pagar uma taxa de consumo (aproximadamente US$ 10.00) ao Cruzeiro
para consumi-la nos restaurantes.
1. Existe algum limite de peso para
bagagem?
Não, dependendo do porte do navio.
2. Como se dá o manuseio da bagagem no
navio?
Em qualquer cais do mundo, existem
carregadores para levar as malas até o navio para que sejam entregadas em sua
cabine. O passageiro deve se certificar que todas as suas malas estejam
fechadas com cadeado e etiquetadas com seu nome, o nome do navio e o número da
cabine. Estes carregadores em terra não são funcionários da linha do Cruzeiro e
portanto, qualquer problema será de
responsabilidade do passageiro, como por exemplo, o pagamento das despesas para
remetê-la a sua cabine caso a bagagem
dele tenha sido esquecida no cais.
Quanto aos pedidos de pagamento por
extravio ou dano de bagagem, eles devem ser formalizados por escrito ao pessoal
de desembarque antes da saída da área do cais.
3. Qual a antecedência de chegada no cais
para o embarque?
O embarque geralmente começa 4 ou 5 horas
antes do horário de partida e todos os passageiros devem está embarcados 30
minutos antes da partida.
4. Como é o processo de desembarque de um
Cruzeiro?
Na última noite do Cruzeiro, o passageiro
terá a opção de pôr a bagagem do lado de fora da cabine. Caso ele escolha esta
opção, ele deverá levar na bagagem de mão todos os seus objetos pessoais e os
de valores porque ele só terá acesso a bagagem despachada após a saída dele do
navio. Se o passageiro não pôr a bagagem na porta da cabine, ele mesmo terá que
levá-la para fora do navio. Se o passageiro quiser café da manhã, será
necessário despachar a bagagem mais cedo. A exceção é para passageiros que
viajam em grupo, cujas bagagens devem ficar dentro das cabines até o
desembarque.
Note também que os documentos de viagem só
são devolvidos ao passageiro no dia do desembarque, enquanto isso não acontece,
por motivos de imigração e alfândega o comissário do navio reterá seu
passaporte.
5. Qual o tempo mínimo de conexão
recomendável quando se viaja de avião para fazer o embarque no Cruzeiro?
O mínimo recomendável de chegada do vôo é
4 horas antes da partida do Cruzeiro. Quanto ao vôo de retorno, é recomendável
6 horas após o horário previsto de chegada no porto. Esta política é aplicada
para passageiros que viajam com cias aéreas que não têm acordo com os
Cruzeiros. A partir do momento que você compra um pacote de Cruzeiro conjugado
com o trecho aéreo cujas cias possuem acordo, você terá prioridade no
desembarque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário