Este tópico é uma breve apresentação dos
tipos de tarifas existentes no mercado para deixá-lo mais familiarizado com
este módulo. Informações mais completas sobre algumas destas tarifas poderão
ser encontradas no próprio GDS quando for consultada a regra tarifária do
trecho aéreo.
I – TARIFAS AÉREAS
APEX (PEX)
Advance Purchase Excursion é uma tarifa que exige antecedência de compra de 4, 7, 14, 21 ou 30
dias da data da viagem. Muitas não permitem mudanças ou cancelamento, e quando
permitem cobram uma penalidade por esta facilidade. Algumas exigem que o
bilhete seja emitido com ida e volta, outras oferecem tarifas baixas no caso de
emissão de bilhetes com apenas um trecho. Open Jaw não é
permitido e a grande maioria exige circle trip para tarifas de excursão.
Stopovers podem ser permitidos com cobrança de taxas adicionais, ou não.
APEX são tarifas periódicas que quase sempre não são aplicadas para/de
pontos intermediários. Isto significa que um bilhete de Boston para Chicago
passando por Pittsburgh poderá ser mais barato do que um bilhete de Boston para
Pittsburgh!
BULK/NEGOTIATED FARES (PF)
Também conhecidas como consolidator
fares, possuem um grande desconto em relação as published fares.
Enquanto que nas published fares as crianças pagam 75% e os bebês
pagam 10% da mesma tarifa aplicada para o adulto, com as bulk fares esta
regra não é a mesma. Nem as crianças têm direito ao desconto em alguns casos!
Bulk fares são tarifas neto cuja comissão da agência é adicionada ao valor do
bilhete. Elas são geralmente negociadas dentro do mercado Norte Americano pelas
agências de viagens para a emissão de vôos internacionais. Elas são
não-reembolsáveis, não-endossáveis, algumas bases tarifárias não creditam
milhas ou só a metade das milhas no programa de milhagem do passageiro e o prazo
para reemitir o bilhete é baseado na data da partida do vôo, o que significa
que o passageiro está sujeito a perder o bilhete se ele não for usado ou não
reemitido antes da data original da viagem, mesmo avisando a agência ou a cia
aérea para cancelar a reserva para não perder o bilhete por no show.
GROUP FARES
São aplicadas para grupos com mais de 9
passageiros. Não existe group fares mais baratas do que bulk fares,
somente mais baratas do que as published fares. Sua vantagem é o prazo
longo para a compra e a possibilidade também de pagar parcelado. Este tipo de
tarifa não é recomendável para viajantes que estão com dúvidas se vão ou não
viajar, pois envolve assinatura de contrato entre as partes envolvidas (agência
e o responsável do grupo).
Mesmo que o líder do grupo não tenha os
nomes de todos os passageiros quando a reserva de grupo for feita, o agente de
viagem bloqueará o número total de assentos do vôo referente ao número de
viajantes. Logo, o líder do grupo terá tempo suficiente, enquanto as semanas se
passarem, para enviar por email a lista com o primeiro e último nome dos
passageiros que irão viajar para que o agente de viagens emita os bilhetes
antes do prazo da emissão estipulado no contrato. Group fares são
cotadas de duas maneiras:
- Quando você reserva vôos para grupo baseado nas classes das bulk fares. Neste caso, a cia aérea transforma a reserva feita com bulk fare em group fare pelo mesmo preço que o passageiro estaria comprando individualmente um bilhete com uma destas tarifas. Todavia, a não ser que a regra do contrato da cia aérea especifique o contrário, não há desconto nem bilhete gratuito para o líder do grupo.
- Quando você reserva vôos para grupo baseado nas classes das normal fares. Neste caso, a cia aérea oferece ao passageiro um desconto e também um ou mais bilhetes gratuitos de acordo com o número de passageiros.
Embora um bilhete com group fare
pareça interessante para ser vendido, sua compra pode causar um grande prejuízo
financeiro. Não importa o tipo de tarifa
usada para calcular uma group fare, novas regras serão
adicionadas ao contrato e as mais importantes a serem notadas são:
- O bilhete é não-endossável e não-reembolsável.
- Reemissão não é permitida, embora algumas cias aéreas permitam.
- Algumas cias aéreas exigem um depósito, semelhante ao cobrado pelas locadoras de carro, como forma de garantia do bloqueio dos assentos. Este depósito não é adiantamento do pagamento da passagem e os passageiros só terão o reembolso deste valor após o término da viagem.
- Se o número do grupo diminuir para menos de 10 passageiros, a group fare será cancelada e os passageiros restantes terão a tarifa alterada para a published fare.
NORMAL FARES (NML)
Trata-se de outra versão das tarifas APEX.
As NORMAL FARES são as tarifas promocionais das cias aéreas. Dependendo da cia
aérea, podem ser especificadas como excursion fare, instant purchase
excursion, specials, e outras podendo ser encontradas também nos sites
de busca de passagens aéreas da internet: Orbitz.com, Expedia.com,
etc. Pode-se construir open jaw, round trip e circle trips. Algumas
exigem antecedência de compra do bilhete sendo reembolsáveis e endossáveis.
PUBLISHED FARES
São as tarifas sem desconto das classes Y,
C e F que são aplicadas em trechos domésticos e internacionais. Isto significa
que elas serão sempre as mesmas em qualquer parte do mundo, não importando com
qual agência de viagem o PAX compre. Como vantagens devido ao alto preço,
permitem quando especificado na regra, a emissão do bilhete com data não
marcada, stopovers gratuitos e isenção de multa por reemissão.
II - TARIFAS COM DESCONTOS APLICADOS AO TIPO DE PASSAGEIRO
Estas tarifas não são padrão em todas as
cias aéreas e sua política não é bastante divulgada. Muitos funcionários de
baixo escalão das cias aéreas as desconhecem, ou não sabem qual o procedimento
a ser adotado para autorizar tal desconto porque não têm autoridade para isso.
Para se ter uma idéia abrangente dos descontos mais comuns, existem cias aéreas
que aplicam de acordo com a rota do vôo:
COMPANION FARES
São aplicadas para dois
passageiros viajando juntos. Onde um pagará o valor integral da passagem e o
segundo poderá ter um desconto em torno de 25% a 50%. Em algumas cias aéreas,
quando um dos passageiros tem mais de 60 anos, ambos os passageiros são beneficiados
com esse desconto. Esta tarifa se aplica também a passageiros cegos, surdos ou
com problemas médicos cuja assistência de um acompanhante durante a viagem se
faz necessária. Dependendo da regra da tarifa, o bilhete poderá ser
não-reembolsável e não-endossável.
CONFERENCE FARES
São as tarifas aplicadas para os Tour
Conductors com o propósito comercial de uma reunião ou conferência onde a
cia aérea será a patrocinadora da viagem oferecendo ao grupo um desconto. Os
descontos variam de 25% a 50% da classe Y, C ou F, mas no caso do Tour
Conductor, o desconto pode chegar a 100% com a emissão de um TKT gratuito +
50% de desconto para um segundo ou terceiro Tour Conductor conforme o
número de pessoas viajando no grupo.
Dependendo da negociação com a cia aérea,
a mesma política de descontos e gratuidade de bilhete aéreo aplicada em
reservas envolvendo Tour Conductor poderá ser as mesmas das reservas com
grupos cujos PNRs são feitos com published fares ou proprietárias (=bulks).
Para ter direito a essa tarifa descontada, é necessário a apresentação de
alguns documentos para a aprovação, como:
a) Formulário especificando o propósito da
viagem.
b) Material promocional imprimido
detalhando os custos totais com transporte aéreo, acomodação em hotel, etc.
FAMILY FARES
Define família como marido, esposa e
criança com menos de 17 anos acompanhada por eles ou um parente acompanhando
uma ou mais crianças com menos de 17 anos. A restrição de idade difere de uma
cia aérea para a outra. Algumas estipulam a idade máxima da criança até 21
anos, outras dividem a idade em duas classes: com menos de 12 anos incompletos
e entre 12 anos a 21 anos. É exigido tanto dos pais quanto do parente um
documento comprovando os laços familiares ou de guarda da criança durante a
viagem que deverá ser realizada com todos os membros viajando juntos. Os
descontos aplicados são de 30% a 50% para a criança e um adulto enquanto que o
terceiro membro da família paga o valor integral da passagem.
MILITARY FARES & GOVERNMENT EMPLOYEES
Se o passageiro for militar das forças
armadas dos EUA, ou civil do Departamento de Defesa dos EUA viajando a serviço
com ou sem seus dependentes, ele terá direito a esse desconto. Restrições como
completar a viagem dentro dos 7 dias antes da data de licenciamento do serviço
militar é uma das exigências impostas por esta tarifa com desconto. O desconto
varia de 20% a 50% para o adulto e crianças pagam 75% da tarifa descontada do
adulto. A documentação exigida é a identidade militar e uma carta official da
base militar confirmando a viagem a serviço do passageiro ou que está em
período de licença. Mesmo sendo ele militar reservista, ou que esteja exercendo
serviço temporário, ou que esteja de licença médica/regular, o viajante assim
mesmo tem direito a esse desconto. Essas tarifas possuem períodos de blackout,
não são reembolsáveis e são aplicadas comumente para as cidades onde
há bases militares dos EUA, como no Havaí, Boston, Flórida, etc, e para a
Europa, principalmente durante a comemoração do D-Day. Se o PAX perder o
vôo, de acordo com a política de algumas cias aéreas, o seu bilhete não terá
mais valor, ou seja: ele perderá a passagem!
SENIOR CITIZEN FARES
Passageiros com mais de 65 anos têm direito a esta tarifa. Para isso, deve-se
apresentar como prova o passaporte, certidão de nascimento ou carteira de
motorista. Os descontos variam de 10% a 25% e a viagem tem que ser completada
durante a baixa estação. Este tipo de tarifa com desconto é algumas vezes
reembolsável e na maioria das vezes não exige compra antecipada do TKT.
STUDENT FARES & TEACHER FARES
Essas tarifas são elegíveis para
estudantes entre 12 e 26 anos matriculados em escolas, ou colégios, ou
universidades e para professores que ministram aulas nestes locais. Para a aprovação
do desconto, é necessário apresentação da carteira de estudante/professor
internacional ou um certificado emitido pela instituição educacional
comprovando que o propósito da viagem do passageiro é para iniciar o ano letivo
escolar ou ministrar aulas. Raramente stopovers são permitidos e muitas
reservas para serem válidas exigem antecedência de 7 dias da data da viagem. O
desconto varia de 20% a 30% e na maior parte das vezes é aplicado em vôos
domésticos. Existem tarifas de estudante/professor que limitam o número de
cupons e outras que restringem os horários dos vôos.
SYMPATHY FARES ou EMERGENCY FARES
Se o viajante necessitar de ir a um
funeral ou tiver uma emergência médica (por exemplo, se um parente próximo
estiver em tratamento intensivo ou próximo de morrer), muitas cias aéreas
poderão oferece-lo um desconto de 20% a 50%, ou isentá-lo da necessidade da
compra antecipada de uma passagem aérea caso a viagem for para o mesmo dia.
Funciona como se fosse a política de luto normalmente praticada pela
Continental como Bereavement Rate e pela United e USAir como Compassionate
Fare. Algumas cias aéreas exigem o nome, endereço e telefone do local onde
o corpo estará sendo velado, enquanto outras exigem uma cópia do certificado de
óbito.
WORKER FARES
São aplicadas para trabalhadores
imigrantes e estrangeiros e seus dependentes residentes fora do seu país mesmo
viajando em datas diferentes. Stopovers não são permitidos e o desconto
varia de 20% a 50%. Para efeito de validade desta tarifa, são considerados trabalhadores:
os gerentes de firmas e industrias, funcionários de organizações incluindo
advogados, engenheiros, físicos, etc. Como exigência para ter direito a este
desconto, deve-se apresentar comprovante de residência fora do país e carta da
empresa confirmando vínculo empregatício. Dependendo da política da cia aérea,
a documentação a ser apresentada poderá mudar. Esta tarifa é comumente
encontrada na Europa.
YOUTH FARES
O passageiro deve ter entre 12 e 25 anos
de idade para receber este desconto aplicado em viagens internacionais. Este
tipo de tarifa exige identificação com foto ou certidão de nascimento ou
carteira de motorista. Raramente são usadas devido as tarifas de estudantes
oferecerem um desconto melhor.
III –
TARIFAS DE PROGRAMAS PROMOCIONAIS
AIRPASSES
São um tipo de pacote de tarifas aéreas
cujo preço é baseado pelo número de cupons emitidos (quando o passageiro está
fazendo múltiplas viagens domésticas, como o Star Alliance Brazil
Airpass), ou pelo número de milhas voadas (geralmente quando o passageiro
está fazendo múltiplas viagens internacionais, como o Mercosur Airpass).
Podem também ser uma mistura dos dois, como o airpass OneWorld Visit South
America. O preço é bastante baixo e só tem acesso a esse programa os
turistas ou os passageiros da mesma nacionalidade do país visitado, desde que
residam fora dele. Todavia, só compensa vender airpasses quando o PAX
estiver visitando mais do que 2 cidades e desde que estas cidades sejam muito
distantes da cidade de onde ele está. Comparar preços no mercado de tarifas
ajuda o agente de viagens a fechar as vendas mais rápido. Veja a comparação
abaixo baseada em valores cotados em 2004:
- Um Brazil Airpass com 1 a 4 cupons custa sem taxas US$ 399.00. Se o PAX desejar comprar um bilhete de ida e volta RIO DE JANEIRO/BELO HORIZONTE/RIO DE JANEIRO, ele conseguirá uma melhor tarifa se você oferecer um bilhete com uma tarifa de excursão no valor de US$ 242.00, com taxas incluídas.
- Se o PAX desejar um TKT PORTO ALEGRE/BUENOS AIRES/PORTO ALEGRE, ele irá pagar por uma published fare com taxas US$ 247.50. Logo, a venda de um Mercosur Airpass com a mesma rota custando com taxas US$ 273.50 será inviável.
CIRCLE FARES
Permitem viagens em
torno do Atlântico, Pacífico e Oceano Índico. Os programas com este tipo de
tarifa permitem que os viajantes atravessem uma determinada região do mundo
enquanto mantêem uma direção circular dentro de uma mesma área. Backtracking
pode ser permitido dentro do continente e o número de segmentos aéreos pode ser
limitado a 20 vôos. Existe também uma outra versão deste programa praticada por
consolidadores que as chamam de: Consolidated Circle Region Fares, que são bilhetes one-way com descontos
emitidos em série combinando tarifas one-way de várias cias
aéreas para completar itinerários para qualquer região do mundo. Estas tarifas
costumam ter estrutura de preços diferentes de uma estação para outra e cada
agente de viagens costuma oferecer itinerários diferentes.
ROUND THE WORLD FARES
Os bilhetes com tarifa de volta ao mundo
são bilhetes de trechos múltiplos. Muitos deles são flexíveis e válidos por 1
ano, 6 meses ou 1 mês permitindo aos viajantes pagarem menos do que se
comprassem uma série de bilhetes one-way emitidos com bulk fares.
Exigem compra
antecipada com 14 dias ou 21 dias para o primeiro trecho. Geralmente, somente a
primeira data e o destino devem ser marcados, mas algumas RTW fares
necessitam que mais de 2 ou 3 trechos sejam emitidos antes do início da viagem.
RTW fares disponibilizam um número de stopovers ilimitados,
outras limitam-o de 4 a 6 no mínimo dentro dos EUA e também um número mínimo de
permanência de 6 a 14 dias. O reembolso é de 100% se cancelado duas semanas ou
mais antes da partida do vôo, e de menos 25% do valor da passagem se o bilhete
for cancelado dentro das duas semanas que antecedem a data do início da viagem.
Entre os programas de alianças mais conhecidos, nós temos: Star Alliance,
Oneworld E Skyteam.
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