Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

AGENTE DE VIAGENS AUTÔNOMO É ACUSADO DE DAR GOLPE EM VENDA DE PASSAGENS AÉREAS

Cerca de 250 brasileiros foram vítimas de um golpe aplicado pelo agente de viagens autônomo Renato Costa de Oliveira. Para enganar os clientes, ele usava indevidamente o material de uma agência que pertence ao empresário João de Matos. “Não sei onde ele conseguiu, por exemplo, envelopes da minha empresa. Ele não tinha autorização para usar nenhum material desse tipo. Não era meu funcionário, era um agente autônomo. Não poderia ter feito isso em hipótese alguma”, diz João de Matos, que ficou indignado com as ações do golpista.

Renato de Oliveira Costa fechava a maioria de seus negócios nas residências das pessoas, em visitas às comunidades ou através de seus contatos pessoais. Ele fazia a reserva do cliente, recebia o dinheiro, mas não confirmava a reserva. O esquema estourou quando vários brasileiros chegaram ao aeroporto, com o itinerário da viagem em mãos, e não conseguiram embarcar pois as passagens não haviam sido pagas por ele para agência e consequentemente a agência não emitia as passagens por não saber da existência das reservas fictícias feitas pelo golpista.

Uma reportagem do Jornal da Globo, mostrou algumas vítimas do golpe, entre elas a empresária Márcia Pinheiro. Ela pagou US$ 5,700.00 por oito passagens aéreas, as quais não foram entregues. Centenas de pessoas procuraram a polícia de Nova York para registrar ocorrência.

Ao ver o desespero das pessoas que caíram no golpe do agente autônomo, o empresário João de Matos, mesmo não tendo responsabilidade legal nenhuma no caso, resolveu arcar com o prejuízo e garantir a viagem de todos que se encontram nessa situação. “Eu não acho correto ver o brasileiro, que se esforça tanto aqui no exterior, se dar mal em armações deste tipo. Por isso, eu vou garantir a viagem de quem foi lesado nesta operação”, diz o empresário.

João de Matos, como um dos líderes da comunidade, tomou a decisão porque não quer que a imagem dos brasileiros nos Estados Unidos seja manchada por uma ação individual como a de Renato Costa de Oliveira, o autor do golpe, que encontra-se desaparecido.


FONTE: A VOZ DO IMIGRANTE, 26JUN2009

4 comentários:

JUAN disse...

Algumas coisas precisam ficar claras. Eu tambem cai no golpe do Renato. Eu costumava comprar as passagens com ele ja ha alguns anos e sempre via BACC ou BTS. Os email que a gente correspondia com o Renato, sempre foi renato@btstravelonline.com. Ou seja, o email da BTS. OUtra coisa, a reserva que esta feita na companhia aerea, foi feita pela BTS, como consta na companhia, nao pelo individuo Renato. A empresa nao pode simplesmente lavar as maos e dizer que nao tem nada a ver com isso porque o Renatao trabalhava dentro da BTS e fazia tudo internamente. A empresa precisa se responsabilizar pelos atos dos seus funcionarios / contratados.

NADIA disse...

Ratifico o que o Juan diz, realmente tem que ser esclarecido, eu tambem fui vitima, comprava passagens com o Renato a muito tempo, inclusive a ultima nao tem nem um mes e nao tive passagens confirmadas, ocorre que algumas das vezes ao inves de pagar em especie pagava atraves de deposito bancario no qual o numero da conta era em nome da empresa BTS e mesmo assim so consegueria confirmar minhas passagens na vespera da viagem, sendo que foram pagas 1 mes antes… O que justificaria isso? Qual a responsabilidade da empresa nesse caso???

ADRIANO disse...

Joao esta mentindo. o Renato trabalhava la. tinha Business cards da agencia. usava o computador da agencia. o renato era funcionario do Joao, embora ilegal, mas era funcionario. o horario do renato era de 10am as 6pm. o Renato tinha tanta autoridade na agencia q ele podia acessar os computadores da agencia da casa dele mesmo. O renato tb robou meus cartoes de credito, td em nome da agencia. nao sei se o Joao tem culpa nisso, mas tb agora o Joao esta tirando o corpo fora de tudo, issu e mentira. Renato era empregado do Joao. Renato era um dos melhores do Joao..

SANTANA disse...

Nunca vi o Renato. Na verdade acho que a fraude era maior do que se imagina , eu lembro que eu liguei em Novembro para uma agencia que eu achei na web http://www.braziliantravel.com 1.800.671.4590 e uma mulher atendeu o nome dela era VERA. Eu queria viajar em 19 DEzembro , periodo dificil de conseguir boas tarifas. Ai essa mulher chamada Vera que me atendeu disse , olhe eu não tenho passagens baratas para o RIO DE JANEIRO nessa época do ano , mas, eu sei quem tem e me deu o celular do Renato. Okay, eu liguei ele me fez um preço maravilhoso , porém tinha que ser em cash e eu mandei o cheque para um endereço em Manhattan 33 W 76th St. New York NY 10023 , recebi os e-mails com as passagens , na hora de embarcar no check in , a AMERICAN AIRLINES me disse , olhe Senhor , você não pode embarcar porque deram o charge back no cartão de credito que pagou a sua reserva… Então eu argumentei , mas, como ? I paid that fuck in cash… Ok eu liguei para o Renato que me atendeu e sabem o que ele fez, incrivelmente, certamente o golpe ainda nao poderia se descoberto , ele me mandou um e-mail com um electronic ticket que ele emitiu na expedia.com (pago com cartao de credito (provavelmente de terceiros) na classe executiva, (certamente era o unico lugar que tinha no avião) Bem, eu fui e voltei tranquilo fui de business class e voltei de coach , mas, pelo menos voei. Certamente isso já era um golpe que eles davam ha algum tempo e no meu caso o Renato resolveu porque não queria ser exposto antes do tempo. Acho que deveriam investigar essa mulher chamada Vera desse telefone , ela certamente está envolvida 1.800.671.4590

ÍNDICE DO BLOG