Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

COMO GANHAR DINHEIRO NO TURISMO NÃO SENDO DONO DE AGÊNCIA DE VIAGENS

Esse artigo é uma coletânea dos artifícios praticados por funcionários de empresas públicas e privadas que utilizam serviços de viagens. Ou seja, você não precisa ser agente de viagem nem dono de uma agência de viagens para tirar proveito de certas vantagens. Basta ter o cargo certo ou a oportunidade para ganhar dinheiro ou economizar dinheiro.

ARTIFICIO 1 – COMPRAR PASSAGENS AÉREAS COM A TARIFA ACORDO DA EMPRESA
O mercado corporativo disponibiliza as empresas públicas e privadas tarifas negociadas com até 30% de desconto conforme o volume de viagens utilizado pela empresa. Logo, todos os funcionários dessas empresas quando viajam a lazer, preferem comprar suas passagens particulares utilizando o self-booking da agência de viagens que atende a sua empresa para conseguir essas tarifas com desconto, ao invés de comprarem no próprio site da cia aérea por ser mais caro.

O vídeo abaixo ilustra muito bem a diferença de tarifas entre as ofertadas nos sites das cias aéreas e as negociadas pelas agências de viagens corporativas.


ARTIFICIO 2 – TRANSFORMAR VIAGENS DE TRABALHO EM VIAGENS PARTICULARES
No mercado corporativo, um funcionário só viaja se a sua solicitação de viagem a trabalho for aprovada pelo seu superior. O artifício que muitos funcionários utilizam para economizar dinheiro de despesas particulares, é conciliar numa dessas viagens de trabalho uma viagem particular. Dessa forma, caso as datas não coincidam, ele ainda tira vantagem economizando na alteração da passagem aérea, pagando a taxa de reemissão + a diferença tarifária (se houver) e as diárias adicionais no hotel.

ARTIFICIO 3 – SE BENEFICIAR DO SEGURO VIAGEM
Dando continuidade ao artifício anterior, se você altera a data de uma viagem internacional, automaticamente, a data do seguro viagem será alterada também pela agência de viagem para manter a cobertura do seguro, e o melhor, sem custos para o funcionário, porque os seguros de viagens dos cartões EBTA contemplam essa cobertura devido ser um seguro de grupo, válido para o ano todo, sempre que o cartão é utilizado.  



ARTIFÍCIO 4 – ECONOMIZAR NA ACOMODAÇÃO DO HOTEL
Certas empresas estipulam em suas políticas de viagens, que se o funcionário se hospedar com a esposa, a diferença do quarto de solteiro para o quarto de casal deverá ser paga por ele. Isto é; a empresa paga a hospedagem com a tarifa do quarto de solteiro e o funcionário complementa a diferença para a reserva do quarto de casal feita pela agência de viagem. Acontece que, alguns funcionários mais “viajados” fazem a solicitação de reserva no self-booking da agência de viagem em quarto de casal, induzindo o agente de viagem a reservar o quarto mais caro sem saber as reais intenções do solicitante.

ARTIFÍCIO 5 – ABRIR EMPRESAS PARA PRESTAREM SERVIÇOS PARA A EMPRESA ONDE TRABALHAM
Digamos que a empresa onde o funcionário trabalha é uma mineradora que utiliza muito os serviços de locação de carro numa única região ou hospedagens em áreas do interior de uma cidade. Ora... A forma de ganhar dinheiro com essa situação é abrindo uma locadora de carro ou uma pousada e pedir para a agência de viagem que atende a mineradora para cadastrá-la no self-booking da agência para que outros funcionários e até ele mesmo venham a solicitar os serviços de uma dessas empresas que ele criou.

ARTIFÍCIO 6 – PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE MILHAGEM
O acúmulo de milhas nos programas de fidelidade das cias aéreas é muito mais rápido quando se viaja a trabalho do que a lazer. Por isso, todos os funcionários se cadastram nesses programas para se beneficiarem dos seus prêmios.

ARTIFÍCIO 7 – PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE AFILIAÇÃO
Esse artifício beneficia mais as secretárias e aqueles solicitantes que fazem as reservas para os funcionários que vão viajar. Nesse caso, como essas pessoas não viajam, elas não têm como ganhar as milhas voadas, mas conseguem tirar proveito dos prêmios fornecidos pelos programas de afiliação. Como? Simples... Fazendo as reservas das viagens dos funcionários da empresa dando preferência aos fornecedores que possuem programas de afiliados, como: BOOKING.COM, SUBMARINO.COM, GAPNET, entre outros.



ARTIFICIO 8 – TIRANDO VANTAGEM DO CARGO
Se o funcionário é o gestor de contas de uma empresa ou a pessoa responsável pelos contratos da empresa com fornecedores, esse funcionário é o alvo principal dos fornecedores para ser presenteado com viagens e hospedagens gratuitas e até com certa propina (para ser mais direto) paga pelos fornecedores com o intuito de garantir o fechamento de um contrato de licitação.

Nenhum comentário:

ÍNDICE DO BLOG