PROBLEMAS
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POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS
ANTES DA EMISSÃO
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O QUE FAZER
PARA NÃO ERRAR
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MUDANÇA DO PERCENTUAL
OU
DA CLASSE DE COMISSIONAMENTO
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1. Multa caso não haja mais tempo de reemitir o TKT para corrigir o erro sem a cobrança da penalidade.
2. ADM por recebimento de comissão cobrada a mais, ou…
3. ADM por cobrança de diferença de tarifa entre uma classe mais barata para outra mais cara caso a classe que foi utilizada para emitir o TKT não seja elegível para emissão, ou seja: não seja comissionada!
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Mantenha seus contratos atualizados. Os contratos de comissionamento são válidos por 1 ano. Se você sabe que eles mudam anualmente cheque:
1. Se o percentual de comissão de uma rota continua o mesmo.
2. Se a classe mais barata com o maior percentual de comissionamento continua a mesma.
Exemplo: Geralmente o erro ocorre quando a cia aérea mantém o percentual de 20% em uma rota mas muda a classe antiga (que era na classe Q) para uma classe mais cara, a H por exemplo. A classe Q passa a ter um comissionamento menor, vamos supor 10%, mas o agente de viagens está tão acostumado ao contrato antigo que faz a emissão na classe Q pensando que a comissão desta classe é ainda de 20%.
Note que o mesmo erro pode se apresentar de maneira diferente: a classe Q não ser mais comissionada, ou o valor da comissão de uma certa rota e dos vôos codeshare diminuir para a metade, ou menos ainda!
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EMISSÃO NÃO DE ACORDO COM
A REGRA TARIFÁRIA OU
COM O CONTRATO APLICADO REFERENTE À BASE TARIFÁRIA
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1. Multa, caso não haja mais tempo de reemitir o TKT para corrigir o erro sem a cobrança da penalidade.
2. ADM.
3. O PAX poderá não embarcar, utilizando o mesmo TKT, ou ser obrigado a comprar um novo bilhete no aeroporto caso o PNR tenha sido emitido fora das regras de emissão.
Exemplo: emissão de um Brazil Airpass cujo retorno é 22 dias após a data de partida da viagem, sendo que sua validade é de 21dias a contar da data da partida!
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1. Consultar o contrato antes de emitir o TKT e adquirir o hábito de ler a regra tarifária.
2. Não trocar a aplicação das regras de emissão de um contrato de uma mesma cia aérea por outro devido a falta de atenção.
3. Revisar os contratos usualmente para não repetir os mesmos erros.
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PRAZO EXPIRADO
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1. Perda da venda por falha do agente de viagens que não processou a fila de prazos.
2. Perda da tarifa original.
3. Comprometimento financeiro com o PAX caso ele estiver viajando acompanhado com outro PAX cuja reserva já foi emitida em outro código.
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Não esqueça de avisar ao PAX sobre o prazo para a compra do TKT. Se ele estiver viajando acompanhado, e o seu companheiro de viagem, que está reservado em outro código, comprar o bilhete primeiro do que ele, cruze os códigos do PNR ou ponha uma observação em remarks(RM).
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AUSÊNCIA DE TOUR CODE E/OU DO
TICKET DESIGNATOR
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1. ADM.
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Consultar o contrato para se certificar se a cia aérea exige esta informação inserida nos cupons do bilhete aéreo ou vouchers.
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ITINERÁRIO ERRADO E/OU
DATA DE VIAGEM ERRADA
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1. Multa após a emissão do TKT,caso não haja mais tempo de reemitir o TKT para corrigir o erro sem a cobrança da penalidade.
2. Prejuízo para a agência, após a emissão, em ter que emitir outro cupom para o PAX chegar ao destino correto.
3. Prejuízo para a agência, após a emissão, em ter que pagar hospedagem de hotel caso não tenha mais vôo para o destino dele no mesmo dia.
4. Aumento de tarifa, caso a classe original já esteja lotada, ou seja: o vôo está lotado ou sem o número total de vagas na classe promocional que foi feita a reserva.
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Esse problema pode ficar pior ainda se o PAX tiver comprado um pacote turístico com reservas de hotel e/ou com Cruzeiro.
Para evitar que esta situação venha a acontecer, confira com o PAX os destinos da viagem, bem como as datas dos vôos enfatizando os dias da semana (segunda, terça, quarta, etc).
Essa informação pode vir escrita no email que você o enviar para ele conferir o serviço que está comprando com a agência, ou pode ser confirmada por você mesmo ao ligar para ele antes de emitir o TKT.
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ESQUECIMENTO DE CANCELAR O PNR BILHETADO FRIO
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1. ADM no valor da tarifa do bilhete “frio”.
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A melhor forma de se evitar esse erro é não pondo um bilhete falso no PNR, por mais que o cliente te garanta que vai comprar, o risco não compensa.
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DUPE
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1. Cancelamento das duas ou mais reservas por duplicidade de vôos com uma mesma cia aérea.
2. Perda da última vaga promocional.
3. Se a duplicidade é com um PNR que foi emitido e outro não, corre o risco de ter ambas as reservas canceladas.
4. Comprometimento financeiro com o PAX caso ele estiver viajando acompanhado com outro PAX cuja reserva já foi emitida em outro código.
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Não crie DUPE! Se as reservas estão confirmadas, assim que o PAX escolher em qual horário ele vai viajar, cancele o PNR que não vai ser emitido.
Para evitar DUPE, faça FILAS ou ponha prazo de cancelamento automático no PNR.
Este problema poderá ser muito grave caso o PAX da DUPE estiver viajando acompanhado de um outro PAX, que será assistido por ele durante a viagem ou por se tratar de uma viagem de um casal ou família, cujos quais já tiveram o seu TKT emitido, exceto o PAX da DUPE.
DUPE não se refere apenas a fazer duas ou mais reservas em PNRs distintos para um mesmo PAX viajar com uma mesma cia aérea. Ela pode ser feita também:
a) Quando se reserva em um mesmo PNR mais de um vôo com a mesma rota de destino com classes diferentes.
b) Quando o PAX reserva os mesmos vôos com a agência e a própria cia aérea.
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MARKUP EXCEDIDO
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1. ADM.
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Prestar mais atenção no contrato, e principalmente, aprender a fazer cálculo de porcentagem corretamente.
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TEMPO MÍNIMO DE CONEXÃO INSUFICIENTE
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1. Pode pagar multa se a cia aérea o cobrar para pôr o PAX no próximo vôo disponível.
2. Prejuízo para a agência, após a emissão, em ter que pagar hospedagem de hotel caso não tenha mais vôo para o destino dele no mesmo dia.
3. Perda do vôo e possivelmente do vôo de conexão.
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Esse problema pode ficar pior ainda se o PAX tiver comprado um pacote turístico com reservas de hotel e/ou com Cruzeiro.
Para evitar que esta situação venha a acontecer, não ignore a mensagem exibida pelo GDS no momento que se fecha o PNR, e reserve o PAX nos vôos mais tarde.
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SERVIÇOS SOLICITADOS (SSR) NO DIA DA VIAGEM
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1. Além da insatisfação do cliente por você ter se esquecido de solicitar o serviço, esse erro pode gerar perda de venda se o PAX não tiver a confirmação de algum dos serviços solicitados, como: PETC, UMNR, etc.
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Se você sabe que estas solicitações exigem antecedência para confirmação, então não as deixe para a última hora, nem tão pouco diga que já está confirmado se a cia aérea ainda não te enviou a mensagem via GDS com o código HK.
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O SISTEMA NÃO EMITE A
RESERVA DE GRUPO COM O
CÓDIGO DE ESTADO
PK
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1. O TKT não é gerado devido o PNR do GDS da agência não está sincronizado (horários, vôos, datas e nomes) com o CRS da cia aérea que bloqueou os assentos nos vôos.
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Toda reserva feita com segmento PK não gera informação da cia aérea quando há mudança de vôo ou alteração de horário especificados pelo código TK e nem informação de cancelamento de vôo, especificado pelo código UN no PNR. Antes de emitir um PNR, cujos vôos foram reservados em PK, acesse a disponibilidade de vôos no GDS para confirmar se houve tais alterações.
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ATRAZO NA COMPENSAÇÃO DO CHEQUE OU DO DINHEIRO SER CREDITADO NA
CONTA BANCÁRIA
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1. A reserva poderá ser cancelada devido a transferência bancária ou a compensação do cheque ter acontecido após a expiração do prazo, e após ser reativada, ainda corre-se o risco de não ter mais vagas nos vôos originais.
2. A tarifa poderá aumentar durante este período em que se aguarda o dinheiro entrar na conta ou o cheque ser compensado.
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Explique ao cliente sobre o risco deste tipo de compra e o convença a comprar o bilhete com cartão de crédito. Principalmente se for o caso de uma reserva de grupo!
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REEMISSÃO DE TKT CUJO VÔO FOI CANCELADO POR
NO SHOW
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1. ADM no valor de um novo TKT.
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Para não perder o TKT o PAX deve solicitar o cancelamento do PNR a agência de viagem ou a cia aérea. Se o cancelamento do PNR foi solicitado à cia aérea, ligue para a mesma para se certificar que o PAX não está mentindo antes da reemissão ser feita.
Nem sempre a cia aérea informa em OSI que o PNR foi cancelado por no show, e sempre o PAX irá te induzir a reemitir um TKT para ele não perdê-lo.
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CANCELAMENTO DE ASSENTO E/OU REFEIÇÃO
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1. O PAX que tinha assento marcado do lado da criança corre o risco de viajar em um assento distante do dela se o seu assento original não for remarcado.
2. Impossibilidade de confirmação de alimentação a bordo devido a falta de antecedência mínima para se fazer o pedido de novo.
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O erro ocorre quando após ter marcado todos os assentos dos vôos no PNR, de um casal ou de uma família, por exemplo, um deles liga para a agência solicitando a correção do nome ou a mudança da classe dos vôos. Deste modo, todos os serviços associados ao PAX ou ao vôo são cancelados, devendo portanto o agente de viagens não se esquecer de remarcá-los.
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Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.
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PRINCIPAIS ERROS QUE OCORREM ANTES DA EMISSÃO DE UM BILHETE AÉREO
Para tudo tem uma solução. Nem que essa solução saia do seu bolso para consertar o erro que cometeu!
Marcadores: EMISSÃO, TREINAMENTOS
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2 comentários:
Olá Douglas,
Moro na Tailândia e recepciono Brasileiros aqui.
Recebi duas vezes passagem aérea sem a data de chegada aqui em Bangkok. A primeira vez implicou no erro do receptor no aeroporto e da segunda vez um vôo que levaria os passageiros para outra cidade foi perdido.
Tive que arcar com a despesa AQUI por conta disso, mas pretendo reclamar.
O q vc acha? Q este tipo de erro na verdade "omissao" de informacao que causou a confusao dos dias é responsabilidade da agência emissora ou do passageiro que não perguntou pela data de chegada ou não checou os fusos horários já que a passagem saia de goiânia e destino final Tailândia.
O que vc me sugere?
Parabéns pelo blog! Tem me ajudado muito.
MAX...
Não adianta reclamar porque isso não vai dar em nada e vc ainda corre o risco de perder o cliente que agenciou seus serviços.
Recomendo das próximas vezes, você pedir à agência que agendou o seu serviços a cópia do bilhete do passageiro e o telefone dele de contato (caso ele venha a utilizar o telefone dele no exterior no modo ROAMING). Senão, peça o email do passageiro e informe a ele o seus contatos para manter sincronizado o encontro de vocês no momento da chegada dele no aeroporto.
Não confie nos serviços dos outros. Cada um trabalha de uma forma. Melhor mesmo é vc ficar acompanhando a viagem do passageiro assim que ele iniciar a viagem. Ligue para a cia aérea e se informe se o voo partiu e se você tiver o código da reserva, vc ainda poderá saber se ele embarcou ou não para não perder seu tempo esperando alguem que não desembarcará.
Outra sugestão que te dou, e isso acontece no Brasil, é que serviços terrestres têm cobrança de NOSHOW. Aqui no Brasil, se a agência não liga para o seu fornecedor cancelando o serviço com 24hs de antecedência, o serviço é cobrado da mesma forma. Para garantir isso, vc deve cobrar os seus serviços com antecedência integral ou 50% de entrada.
Por fim, tem muito passageiro que não tem idéia alguma do que é fuso horário e quando vai chegar. Mais uma razão para vc acompanhar a viagem dele
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