Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

EXCESSO DE CARROS NA AREIA DA PRAIA AMEAÇA MANGUE SECO, NA BAHIA

Fonte: O Globo, 26/MAR/2009

Texto e fotos do leitor Flávio Rozenbaum


Mangue Seco, na Bahia, ainda é um paraíso, mas está sendo destruído! Infernais e barulhentos bugres andam como loucos, a toda velocidade, com crianças e adultos pendurados, muitas vezes em pé. Os mesmos turistas jogam suas latinhas de bebida pelo caminho, sem falar no cheiro de gasolina na beira da praia!


Há ainda os mega-ultra-grandes carros de luxo que andam com seus potentes equipamentos de som ligados em altíssimo volume e ainda têm a cara-de-pau de buzinar quando você está indo dar um inocente mergulho no mar! E olha que eu me afastava bastante das movimentadas barracas na beira da praia...


Mangue Seco é uma terra sem lei. Passei 15 dias e não vi nem sombra de polícia, por exemplo. Os bugres e os carros 4 x 4 destroem as dunas com cavalos de pau, todos os dias. A partir das sete horas da manhã começa o frenético vai e vem de bugres e carros correndo como se não houvesse amanhã.


Mangue Seco precisa de preservação e cuidados! A cada dia novas trilhas são formadas no meio da vegetação e nem a placa do IBAMA intimida mais.

6 comentários:

DOUGLAS WIRES disse...

Para quem procura uma viagem de paz e sossego, esse tipo de situação que ocorre em Mangue Seco e em outras cidades obriga o turista a escolher outros refúgios (alguns de difícil acesso, com baixa infra-estrutura turística e mais caros) para escapar desse tipo de vandalismo.

M_A_D_S disse...

Peraí... normalmente quem suja a praia não são os turistas... São os próprios moradores... Isso também acontece aqui no RJ....

alguemmaio disse...

Madhatter isso não é burrice não... É falta de educação e falta de respeito!! Hoje nem os pais sabem dar educação aos seus filhos.

Marcus Vinicius Santos Tavares disse...

Acho que não se trata de obedecer ou não as leis e sim, as de educação e consciência ambiental. O homem é destrutivo em qualquer parte do mundo e infelizmente só vai começar a reagir quando o mundo entrar em crise e a exterminação estiver iminente.

Zeca Tatu disse...

Moro nos Estados Unidos e posso afirmar o seguinte:
(1) O Brasil tem mais ou menos tanto a oferecer em belezas naturais do que os EUA
(2) Nos EUA existem regras, infra-estrutura, segurança, saneamento 100% em qualquer área turística.
(3) Nos EUA a população é civilizada e OBEDECE as leis, quaisquer que sejam. Não existe malandragem, existe educação.

Se pode ou não andar de carro na praia, isso deveria ser parte das regras, como não jogar lixo no chão. Precisamos de educação e infra-estrutura!

Henrique Silva da Costa disse...

Não conheço Mangue Seco, mas acho supererrado esses carros dividindo espaço na praia.

ÍNDICE DO BLOG