Por isso que falo nesse blog que eu sou contra franquias. Primeiro que esse conceito não existe no turismo e isso nada mais é do que uma invenção disfarçada de Marketing Multinível (igual a essas vendas de HerbaLife, Forever, etc) e segundo porque franquia te prende a um contrato com taxas mensais. Por isso, nessa situação, antes de decidir por uma franquia e se arrepender mais tarde, negocie primeiro com as operadoras de viagens.
- A maioria das cias aéreas pagam comissão de 0%, entre elas: AMERICAN AIRLINES, UNITED AIRLINES, CONTINENTAL, LUFTHANSA, IBERIA, BRITISH, AIR FRANCE, AEROMEXICO.
- Poucas cias aéreas pagam comissão de 6%, entre elas: TAM, EMIRATES, SOUTH AFRICAN.
- Algumas cias aéreas européias pagam comissão de 0%, entre elas: LUFTHANSA, IBERIA, BRITISH, AIR FRANCE, SWISS AIR.
- A maioria das cias aéreas pagam comissão de 6%, entre elas: TAM, GOL, EMIRATES, SOUTH AFRICAN, AMERICAN AIRLINES, AEROMEXICO, UNITED AIRLINES, CONTINENTAL, EMIRATES, COPA.
- Poucas como a PLUNA, pagam comissão de 1%.
- Se a tarifa custar menos de R$ 300, as cias aéreas remuneram as agências de viagens por meio da TAXA DU, cujo valor da comissão é de R$ 30.
- Se a tarifa ultrapassar R$ 300, as cias aéreas remuneram as agências de viagens em 10%.
RELATÓRIO DE VENDAS DO SABRE
É importante ressaltar que dada a competição no mercado corporativo, existem agências que se prostituem no mercado em concorrências públicas e privadas, cobrando do cliente taxas de serviço de R$ 20 para a emissão de passagens aéreas, independente do valor da tarifa. A intenção nesse caso é ganhar a conta e obter lucro no volume de emissão.
FAÇAMOS UM CÁLCULO:
"Quantos bilhetes aéreos uma agência precisa emitir para ganhar no fim do mês R$ 12mil de comissão, sabendo que o valor da comissão é R$ 30.00?". Ora... 12.000 / 30 = 400 bilhetes! R$ 12.000 é o lucro líquido da agência. O valor bruto seria R$ 120mil se considerarmos que cada bilhete custa R$ 300 (300 x 400 = 120.000). Dessa forma, o processo de remuneração pode ser: a) Se os clientes comprarem com cartão de crédito, assim que a cia aérea receber os R$ 120mil ela debita desse valor R$ 12mil para depositar na conta bancária da agência de viagens. b) Se os clientes comprarem em dinheiro, a agência de viagens paga o valor da fatura da cia aérea já debitado da sua comissão, ou seja; R$ 108mil!
A vantagem está no contrato por metas. Algumas cias aéreas, como a TAM e AIR FRANCE, por exemplo, disponibilizam esse tipo de contrato que incentiva a agência pelo seu volume de emissão. Se bater a meta estipulada de volume de emissão de bilhetes, a agência é premiada mensalmente ou trimestralmente com uma quantia que varia de R$ 50 mil a R$ 300 mil (não tenho certeza se os valores são esses). Em contra partida, se não bater a meta, não ganha premiação alguma. Mas mesmo que não ganhe, as agências de viagens corporativas ainda cobram dos seus clientes uma taxa de serviço para justificar os seus gastos operacionais. Daí então, quando você entra numa grande agência de viagens e vê aqueles troféus de cias aéreas sobre as estantes e mesas, você entenderá que eles se referem a premiação que a agência ganhou por ter batido tais metas!
Se assim mesmo, após fazer as contas se no mercado onde deseja abrir sua agência há campo para competir com os demais concorrentes, a dica que dou para ganhar dinheiro numa agência de viagens é:
- Trabalhar com clientes corporativos (empresas privadas) e que possuam cartão de crédito EBTA.
- Focar a venda em viagens de grupo.
- Focar a venda em pacotes turísticos.
- Realizar eventos.
3 comentários:
Preciso trocar ideia com vc.
Adorei sua postagem, tenho intenção de abrir uma agência, como faço pra ter contato direto com vc? 21 996312122
Bom,com muito esclarecimento, a respeito do assunto.
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