EXEMPLO
DE
ARGUMENTAÇÃO
EM VENDAS
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EXEMPLO
DE
PRESSÃO
EM VENDAS
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“Eu
sugiro comprar essa passagem que está USD 200 mais caro porque viajando com
essa cia aérea acumula-se milhas em dobro. Esse custo é muito pouco se
comparado com o valor da tarifa de outra empresa e também ao tempo que se
levaria para alcançar a mesma quantidade de milhas se não houvesse essa
promoção.”
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“O
senhor precisa comprar essa passagem hoje porque é o último dia da validade
do prazo de emissão e eu não tenho condições de garantir a tarifa após a
reserva ser cancelada por prazo expirado.”
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A base de qualquer argumento para persuadir um cliente é: Nunca perguntar ao cliente o que ele quer, e sim, dizer ao cliente o que ele precisa.
SITUAÇÃO
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O QUE ARGUMENTAR?
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O PAX DIZ QUE ENCONTROU TARIFAS MENORES EM SITES DE OUTRAS AGÊNCIAS DE VIAGENS
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Pergunte
a ele se ele reservou o vôo com esta tarifa, se não reservou é possível que a
tarifa não esteja mais disponível. Enfatize também que muitas páginas de
agências de viagens na internet exibem tarifas que não estão atualizadas e que
por esta razão ele está julgando o seu preço alto demais.
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O CLIENTE TEM MEDO DE COMPRAR PELA INTERNET OU EM
FORNECER O NÚMERO DO CARTÃO POR TELEFONE
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1)
Diga
a ele que sua agência vende também por fax e email, e que ele pode escolher
uma dessas formas para enviar o formulário de autorização de débito no cartão
de crédito junto com a cópia dos documentos (RG, CPF, etc).
2) Diga
também que a agência não mantém arquivos dos documentos recebidos por fax e
que logo após ser feito o débito no cartão, os mesmos serão destruídos.
3)
Diga
que a opção de compra por fax evita que os dados do cartão de crédito e
bancários do cliente circulem pela internet.
4)
Aconselhe-o
a comprar sempre com cartão de débito. O que o fará se sentir mais seguro,
pois cartões de débitos só autorizam cobranças se houver dinheiro na conta.
Não se esqueça também de lembrá-lo para ligar para a administradora do cartão
para autorizar o débito, caso o valor da cobrança seja superior ao limite do
cartão.
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O CLIENTE ESTÁ INSEGURO OU COM DÚVIDA DE COMPRAR OS
SERVIÇOS OFERECIDOS
PELA AGÊNCIA
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Diga
a ele sobre as propagandas que sua agência faz, dos registros e licenças que
ela possui para operar como agência de viagens, o tempo em que está atuando
no mercado, etc. Se ele estiver comprando um pacote, sugira que compre
primeiro o trecho aéreo. Desta forma,
o cliente poderá comprovar, ao ligar para a cia aérea para confirmar os
dados, que a agência é idônea e assim se sentirá mais seguro para fazer o
restante da compra. Atente-se também que se ele está tendo esse comportamento
é também porque você não está lhe transmitindo segurança nas informações
prestadas.
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BENEFICIANDO-SE
DA FALTA DE INFORMAÇÃO
DOS SEUS CONCORRENTES
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Qualquer
argumento usado para vender é baseado nos conhecimentos dos serviços que você
está oferecendo. Muitas vezes você tem que ir atrás dessas informações para
poder fazer uma boa negociação de vendas com o cliente. Isto é, muitas
informações de diárias gratuitas em hotéis, traslado gratuito, promoções de upgrades
de quartos em hotéis, e outras só são de conhecimento dos promotores dos
hotéis. Ligue para eles e se informe quais as promoções que a rede hoteleira
está disponibilizando para os seus hóspedes. É justamente abordando as
gratuidades e facilidades que o cliente se sente seguro em comprar algum produto
cujo mesmo foi mal apresentado pelos seus concorrentes.
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ABORDANDO DESPESAS ADICIONAIS PARA INDUZIR O PAX
COMPRAR UM TKT MAIS CARO, PORÉM, ISENTO DESSES CUSTOS
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A
taxa de excesso de bagagem é uma despesa adicional para qualquer viajante.
Outros tipos de despesas extras como
viagem com animal, traslado para fazer uma conexão com troca de aeroporto,
restrições de idade de um UMNR entre uma cia aérea e outra e conexões
com tempo de espera muito longo no aeroporto (o que induz o PAX a gastar
dinheiro com comida), são alguns exemplos.
A
percepção do cliente em decidir pagar mais caro por um bilhete é evidente
quando ele percebe, através de você, que as despesas extras que ele pagaria
se comprasse o bilhete mais barato tornariam os custos da sua viagem muito
mais cara.
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PAX TEM UM
VOUCHER NO VALOR DE US$ 400.00
PARA UTILIZAR COMO FORMA DE PAGAMENTO DE PASSAGEM AÉREA E DIZ A VOCÊ QUE A
TARIFA LAX/GRU/LAX
ESTÁ CARA
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Estes
tipos de vouchers só são emitidos pela cia aérea e aceitos por ela
mesma. Portanto você tem que convencê-lo a utilizar este voucher das
seguintes formas:
·
Diga
a ele para comprar com a agência só o trecho de ida e usar o voucher como
parte do pagamento do trecho de retorno que deve ser comprado com a cia
aérea.
· Incentive-o
a utilizar esse voucher em trechos que possam facilitar as conexões
que você montar com os vôos para o Brasil. Por exemplo:
a)
Ele
utiliza o voucher para solicitar a cia aérea a emissão de um TKT no trecho
LAX/DFW/LAX e compra com a agência o trecho DFW/GRU/DFW.
b)
Recomende-o a utilizá-lo em outros trechos em
futuras viagens dentro dos U.S.A. pressionando-o a comprar o trecho completo contigo.
O
importante em casos semelhantes a esse, é você “amarrar” o cliente a comprar
com você. A fazê-lo ter o comprometimento de efetuar a compra com a agência!
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LAYOVER DEMORADO NO AEROPORTO
ENQUANTO O PAX AGUARDA A CONEXÃO COM O PRÓXIMO VÔO
ou
O QUE FAZER
EM UM AEROPORTO ENQUANTO SE ESPERA
A CONEXÃO DO PRÓXIMO VÔO?
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Quando
falamos para o PAX que ele terá que ficar no aeroporto mais de 3 horas
aguardando a conexão do próximo vôo, essa notícia o deixa muito insatisfeito,
principalmente se estiver viajando com crianças. A primeira reação dele é
solicitar ao agente de viagens outras alternativas de vôos e datas, porém, se
a questão é preço, as argumentações que podem ser usadas para convence-lo a
aceitar tais horários de vôos são justamente as facilidades disponibilizadas
pelos aeroportos aos passageiros que estão em trânsito.
O aeroporto de Frankfurt
possui cinemas, boliche, jogos eletrônicos, sex shop e uma boate que
funciona no fim de semana. No aeroporto de Dallas, dá para jogar golfe
entre as conexões. Em Amsterdã, o Schiphol tem cassino com roletas. Na
ala central do aeroporto de Kuala Lumpur (Malásia), existe uma
cachoeira cercada de mais de 4 000 árvores. Já o aeroporto de Heathrow e Gatwick
disponibilizam banho por uma taxa de US$ 4.00 pelo jogo de toalha e
sabonete.
Outros aeroportos
focalizam suas facilidades para o público infantil, como o de Orlando,
onde 13% dos passageiros em trânsito têm menos de 11 anos e que disponibiliza
desde brinquedos de borracha em forma de focas a videogames para divertir a
garotada. O aeroporto de Phoenix, no Arizona, oferece uma exposição
permanente de 26.000 espécies de insetos típicos da região: tarântulas,
escorpiões e centopéias fazem parte do acervo. No Schiphol, em
Amsterdã, as crianças podem escolher entre jogar videogame (de graça) ou
manusear simuladores de vôos e em San Francisco, um aquário enorme vai
prender a atenção infantil até a hora do embarque.
Para saber mais
sobre as facilidades disponibilizadas nos aeroportos, basta acessar o Google
e digitar o nome do aeroporto (ex.: JFK
airport). Outras argumentações que podem também ser abordadas
sobre o que fazer em um aeroporto enquanto se espera a conexão do próximo vôo
são: fazer compras em free shops, sugerir almoço em restaurantes e day use em
hotéis localizados dentro dos aeroportos para o viajante tomar banho e deitar
um pouco na cama.
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EXCESSO
DE
BAGAGEM
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1) Faça reservas com uma única cia aérea. Vôos codeshare
e interline influenciam na demora da confirmação da bagagem
volumosa além da política de taxas cobradas não serem as mesmas.
2) Evite reservar vôos internacionais quando há troca de
aeroporto com outra cia aérea envolvida na conexão porque a franquia de
bagagem poderá mudar de piece concept para peso.
3) Não venda bilhetes separados como um vôo doméstico
fazendo conexão com um vôo internacional. O PAX terá que fazer dois checkins
e pagar dois excessos de bagagem, um em cada trecho.
4) Pergunte ao PAX qual o status do cartão de
milhagem dele. Dependendo do nível, ele terá isenção de excesso de peso,
dimensão e mala extra.
5) Analise as taxas de franquia de bagagem cobradas
entre as cias aéreas. Se um TKT MIA/GRU com a UA é US$ 400,00 e a mesma rota
com a AA é US$ 500,00, e o PAX estará viajando com 8 malas no porão (2 malas
+ 6 bagagens de excesso), venda o TKT da AA porque a UA só transporta no
máximo 5 bagagens extras transportadas no porão para um único PAX.
6) Analise a rota das cias aéreas que sua agência tem
contrato. Até o ano de 2006, a franquia de bagagem da AA era de 23 kgs para
qualquer país da América Latina, exceto para o Brasil, cuja franquia
continuava em 32 kgs. Se uma outra cia aérea oferecer a franquia de 32 kgs
para algum país da América Latina (que não seja o Brasil), é provável que
esse diferencial seja de maior interesse para o PAX do que pagar por um TKT
da AA cuja diferença para esse destino não seja superior a US$ 50.00, por
exemplo.
7) Avise
o PAX antes de emitir dois bilhetes
aéreos: um internacional e outro doméstico, que embora possa-se reduzir o
valor da passagem, ele pagará duas vezes o excesso de bagagem. Um em cada
trecho. Por isso, argumentando desta forma, ele dará preferência em pagar um
pouco mais pela emissão de um único bilhete aéreo para ter uma única franquia
de bagagem até o destino da viagem e também para fugir do desconforto de
pegar as bagagens na conexão e fazer um novo checkin para embarcar no vôo doméstico.
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