Para essa análise, eu selecionei alguns sites para servir de exemplo
com relação aos meus comentários. O layout de um site é o cartão de visita de
uma agência de viagens, transmitindo ao visitante a essência do produto que ela
vende.
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
- Evite pôr no seu site vídeos, muitos banners e
imagens. Isso o deixa “pesado” para ser carregado, tomando tanto tempo do
internauta que poderá fazê-lo desistir de continuar navegando nele devido sua
conexão na internet ser lenta. Com relação aos vídeos, não os recomendo porque
se o site for acessado no ambiente de uma empresa, com certeza ele não será visto devido ao bloqueio de streaming de vídeo na rede.
- Peça ao webdesigner para desenvolver seu site
numa linguagem de programação de rápido carregamento (CSS, C+, HTML, HTML5) mas
nunca em FLASH. Sites em FLASH não “rodam” no iPhone e nem no iPAD, demoram
demais para carregar mesmo que não tenham vídeos, além de ser uma linguagem já ultrapassada.
Atualmente, FLASH só é utilizado em banners de anúncios.
- Planeje o logo da sua empresa. Ele sempre será
necessário para sites, assinaturas de
e-mails, notas fiscais, cartas comerciais, etc.
- Faça um curso de linguagem HTML. É barato, fácil
e dura no máximo 2 dias. Mais tarde, isso vai lhe servir para entrar na área de
administrador do site para alterar preços de pacotes e inserir novos pacotes na
página, ajudando-o a economizar dinheiro com despesas de serviços de
webdesigner para manter sua página atualizada.
Como tenho recebido alguns e-mails do meu blog com dúvidas e pedidos
de conselhos sobre o que pôr num site, segue agora minhas sugestões que poderão
lhe orientar quanto a esse planejamento.
COMENTÁRIOS
SOBRE SITES DE AGÊNCIAS DE VIAGENS CORPORATIVAS
As agências corporativas não vendem online. Elas vendem por meio dos
seus promotores que visitam empresas e participam de licitações. Todo mercado das
agências corporativas está voltado para as empresas que atendem, portanto, seu
lucro está no volume de emissões de serviços terrestres cobrando por isso uma
taxa de serviço de emissão. Agregado a isso, elas vendem para os funcionários
das empresa que atendem pacotes de lazer e ainda realizam eventos para as
empresas que prestam serviços de viagem. Em geral, a minha crítica para todas
as agências corporativas é que a página do site delas que aborda VIAGENS DE
LAZER, é muito limitada. Isto é... Não é igual a um site da CVC ou MARSANS que
o visitante entra e compra. Na minha opinião deveria ser uma página com o
perfil de venda online, e não limitado a vender somente para um público
interno, que são os funcionários das empresas que atendem.
1) Assim que a página é exibida, a KONTIK exibe no seu site suas
principais ferramentas de informação que são disponibilizadas para os seus
clientes. Isso é positivo, pois torna o site da empresa uma ferramenta de
trabalho para o gestor da conta acessá-la de imediato.
2) Os departamentos da agência estão fragmentados no topo. E os mesmos
se repetem na barra lateral à esquerda, logo abaixo do logo da empresa. Isso é
ruim, pois mostra “enchimento de linguiça”. Tais espaços poderiam ser substituídos
por outras informações. Neste exemplo, a KONTIK teria acertado na repetição se
o webdesigner tivesse repetido esses links da barra lateral esquerda no rodapé
do site.
1) Um dos grandes dilemas no planejamento do layout de um site é saber
como exibir na primeira página (HOME) uma visão geral do todo da empresa. Nesse
quesito, a TOUR HOUSE foi excelente. Ela criou abas coloridas para cada um dos
seus departamentos, formando então uma espécie de barra horizontal que serve
inclusive para dividir o site: acima da barra tem-se o banner e abaixo dela, o
conteúdo. A partir do momento que o visitante clicar no banner que representa
cada departamento ou até mesmo em um dos links na barra horizontal, ele é
redirecionado para a página desse departamento, que abrange então o conteúdo
específico dele.
Já o campo FALE CONOSCO, poderia ser substituído por uma ferramenta de
chat. Da forma que está é válido apenas para “enchimento de linguiça”.
2) Fazendo uma análise mais crítica ao rodapé do site, eu alteraria 3
coisas:
a) O ícone do LINKED IN eu não divulgaria em um site
empresarial por se tratar de uma rede social voltada para “promoção” de currículo
de pessoas. Repare também que foi esquecido de ser inserido o ícone de FEED e o
ícone do blog da TOUR HOUSE.
b) Inseriria um email de
contato para OUVIDORIA como segunda opção para aqueles que não querem
falar ao telefone.
c) Acrescentaria os logos
das certificações e registro da agência: IATA, CADASTUR, ABRACORP, etc para
passar mais credibilidade à imagem da empresa.
3) Com relação ao topo, notamos a exibição da barra ITM TRAVEL. Essa barra é acessada pelas
secretárias atendidas pela agência para entrarem no portal da TOUR HOUSE para
cotarem passagens aéreas e reservarem vôos. A princípio parece uma imagem, mas
quando se põe o mouse sobre ela, abre-se um pequeno formulário de acesso ao portal
web da agência. Sem dúvida, uma solução simplificada para valorizar as imagens
de fundo do banner sem poluir o seu visual.
Um pouco diferente do site da TOUR HOUSE, é o site da CARLSON WAGONLIT.
Repare que por ser uma agência global, ela exibe no topo da página o link SELECT A COUNTRY. Esse já seria o
primeiro filtro do site para o internauta. Mesmo assim, esse portal já dá uma idéia abrangente da empresa.
1) Ao invés do banner focar os serviços de cada departamento da
agência, como no caso da TOUR HOUSE, ele enfatiza ferramentas de serviço como o
aplicativo para smartphone, newsletters e informativos. Esse banner acaba então
se tornando a linha divisória entre o topo do site e o seu conteúdo na parte
debaixo.
2) Se compararmos o rodapé do site da CARLSON WAGONLIT com o rodapé do
site da TOURHOUSE, notaremos que o rodapé do site da CARLSON WAGONLIT é
separado do corpo da página por uma sútil linha verde enquanto que o da TOUR
HOUSE é separado por uma faixa verde tendo dentro dela títulos que compõem o mapa do site.
3) Em contra partida, esse rodapé não tem um mapa de navegação do
site, como é exibido no site da TOUR HOUSE. Essa diferença é então compensada
no menu de abas no topo do site da CARLSON WAGONLIT.
COMENTÁRIOS
SOBRE SITES DE OPERADORAS DE VIAGENS
Sites de operadoras de viagens não têm o objetivo de venderem online
porque a forma como atuam no mercado é por meio de promotores que visitam as
agências não-IATA, oferecendo-as serviços de emissão de passagem e dividindo
com elas a comissão paga pela cia aérea. O objetivo no caso é promover no site
as ferramentas e serviços que disponibilizam aos seus clientes o acesso para o
acompanhamento da emissão de faturas, calendário de pagamento das comissões e acesso
ao portal.
Site de operadora bem limpo e de rápido carregamento, com informações de
fácil acesso e de navegação.
1) O site da ELITRAVEL exibe sobre o logo um lista horizontal de links
e abaixo do logo, um menu vertical com uma lista rápida de links que suprimem a
necessidade de criação de novas páginas ou de uma barra de links customizada
com tais assuntos de interesse do internauta.
2) O site também dá destaque as principais ferramentas de interesse do
agente de viagens que utiliza os seus serviços de emissão de passagens aéreas.
COMENTÁRIOS
SOBRE SITES DE AGÊNCIAS DE VIAGENS
Uma agência de viagens pode vender tanto online pela internet quanto
fisicamente numa loja de shopping. No caso da internet, é preciso ter cuidado
para não tornar a loja virtual numa salada visual que venha a confundir o
internauta em qual página ele deve fazer a compra ou como pode comprar. Também
não cometa o erro de pensar que fazendo um site de compras de viagens online
você não precisará está presente para fazer o acompanhamento das vendas, pois a
internet é apenas um canal de vendas mas o telefone continua sendo o principal
canal de comunicação, e quando surge a necessidade do passageiro alterar a data
de uma passagem aérea, a primeira coisa que ele pensa é ligar para a agência ao
invés de perder tempo no site procurando tal informação.
O site está limpo com relação a exibição dos produtos e ao rodapé, que
cumpre a função do vendedor virtual de direcionar e orientar o internauta por
meio dos links.
1) O site da SUBMARINO VIAGENS valoriza sua principal ferramenta que é a
busca de tarifas do produto selecionado pelo internauta.
2) O site da SUBMARINO VIAGENS
filtra muito bem os produtos que oferece ao visitante por meio do menu da barra
horizontal.
3) Entretanto, a SUBMARINO
VIAGENS resolveu apelar para entrar no ramo do mercado corporativo, inserindo
acima do menu horizontal uma aba com o título CORPORATIVO.
Essa aba destoa do perfil da agência que é
LAZER. Se clicarmos nela, abre um menu vertical com opções para o
internauta. A SUBMARINO VIAGENS deveria ter feito uma página HOME, semelhante a
da TOUR HOUSE, servindo de portal para o internauta clicar no link do
departamento que o interessa. Da forma que está, a SUBMARINO VIAGENS está utilizando
o endereço do seu site (
www.submarinoviagens.com.br)
como página de portal para outros
serviços de turismo. Não vai demorar muito e ela inserirá uma nova aba com o
título
CONSOLIDAÇÃO ao lado dessa, e
depois outra com o título
EVENTOS, fazendo uma salada e confundindo
o internauta que navega pelo site.
4) A posição onde foi colocado esses botões do GOOGLE PLUS, FACEBOOK e
TWITTER e a forma como eles são apresentados está destoando a imagem da empresa
devido ao excesso de informação. O telefone está bem posicionado com a
atendente em destaque chamando a atenção do internauta para entrar em contato
com a empresa. Mas esses botões deveriam ser posicionados no rodapé ou no final da descrição
dos produtos vendidos no site.
5) No caso do topo do site da SUBMARINO VIAGENS, a poluição ocorre
justamente nessa área destacada: as abas
CORPORATIVO + SERVIÇOS + BOTÕES DO TWITTER, FACEBOOK E GOOGLE +. Isso prejudica
a transmissão da mensagem ao internauta no quesito de produto CORPORATIVO. Nisso
o site da TOUR HOUSE soube transmitir
dando a cada departamento uma página de destaque em separado para não poluir a
transmissão da mensagem ao internauta!
COMENTÁRIOS
SOBRE SITES DE OPERADORAS DE VIAGENS RECEPTIVAS
Ao contrário da SUBMARINO VIAGENS que vende para o público, as
operadoras receptivas vendem seus pacotes para as agências de viagens
revende-los. Em outros casos, as operadoras de viagens receptivas organizam
eventos e congressos, que é o segmento de venda mais rentável no turismo devido
se tratar de viagem de grupo.
Com um site limpo e bem distribuído ocupando toda a tela do PC para
ter espaço de exibição dos seus produtos, esse site está excelente na minha
avaliação quanto ao quesito exibição de produto e transmissão da mensagem ao
internauta sobre o que é a empresa e o que ela oferece aos seus clientes. Ele
está tão bem desenvolvido que serve até como modelo adaptado para qualquer FREE
LANCER criar o seu próprio site, uma vez que por ser uma operadora receptiva e
não trabalhar com o segmento aéreo, soube fazer um layout agradável ao
internauta.
1) Área de login de acesso visível no topo do site para agentes de
viagens cadastrados. Muito bom e poderia ser substituída também para login em
intranet.
2) Barra de busca para acelerar a pesquisa de
pacotes específicos. Essa barra de pesquisa é mais funcional para operadoras
com muitos produtos. Ela substitui o menu vertical de lista de links, como
mostrado na análise do site da ELITRAVEL.
3) Embora a ferramenta de busca online de produto não esteja
muito em destaque, porque a intenção é
destacar os pacotes principais de venda da empresa, ainda assim ele não deixa
de ter uma certa evidência no site. Trata-se de mais um ponto positivo para
ferramenta de venda do site.
COMENTÁRIOS
SOBRE SITES DE FREE LANCERS
Esses sites são voltados mais para venda de pacotes. Justamente porque
os FREE LANCERS não têm condições financeiras de pagar por ferramentas de busca
de vôos para inserir em seus sites, eles focalizam os produtos de venda de
pacotes nos seus sites anunciando-os em abas temáticas valores de pré-cotações
de vôos, hotéis e pacotes.
Esse site é de um amigo meu que após ter saído da agência onde trabalhávamos,
resolveu se tornar um FREE LANCER. Dado suas limitações financeiras, eu diria
que esse site seria um modelo recomendado para qualquer um que desejasse
trabalhar em home office.
1) O site apresenta logo no topo o telefone de contato. Justamente por
ser um FREE LANCER, o mais primordial num site com esse perfil, são os
contatos. Eu incluíria ainda o SKYPE
BOTTON (o mesmo que aparece no meu blog) abaixo do número do telefone! Em
contra partida, eu remanejaria o chat LIVEZILLA
do rodapé para o topo, logo acima do número do telefone.
2) Solicitaria ao webdesigner para redimensionar a página do site pois
ela está muito estreita e comprida, não possibilitando ao visitante a absorção
das principais informações no momento do carregamento. Ou seja, o internauta
tem que rolar a página para saber que no fim dela tem um chat. Se o layout do
site fosse mais largo, seria possível criar uma terceira coluna, exibindo nela
um formulário para solicitação de viagens, por exemplo.
3) Tiraria o campo TESTIMONIALS.
Isso não é mais funcional. Hoje em dia se alguém fala bem ou mal de uma
empresa, ela fala isso no TWITTER e no FACEBOOK.
4) Remanejaria o campo de links UTILITIES
para uma nova aba vertical e no lugar do seu espaço eu inseriria um FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE VIAGEM
(esse formulário está na aba BOOK IT).
CONCLUSÃO
Não existe um layout perfeito para vender a imagem da empresa, os seus produtos
e serviços. Porém, existe aquele layout que se adequa ao perfil e necessidade
que a agência tem a oferecer e pagar. Todas as empresas mudam o layout dos seus
sites ao longo dos anos e à medida que a sua empresa for crescendo, você
sentirá também essa necessidade de reformulá-lo. Mas tome cuidado para não
cometer certos deslizes como os apontados nesse post. Nem tão pouco cometa a
loucura de misturar um pouco de cada site para criar o seu. Isso gera confusão
e poluição visual para o internauta. Converse primeiro com o seu webdesigner
pois a experiência dele irá te guiar ao que é melhor para você dado as suas
limitações. Faça um rascunho do que você pretende pôr no site e visite os sites
dos seus concorrentes para ver como eles fizeram os sites deles e com isso
tirar proveito do que há de bom para pôr no seu.
LEMBRE-SE: O sucesso nas vendas
pela internet está na forma de como você expõe o produto para o cliente
absorver a mensagem e ter acesso fácil em adquirí-lo.
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