Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

ACABE COM OS RISCOS DAS LESÕES DE ESFORÇO REPETITIVO COM AXIFE MOUSE RECORDER E SEJA MAIS PRODUTIVO NAS TAREFAS DO TRABALHO

AXIFE MOUSE RECORDER é um programa que utiliza a linguagem Java Script para gravar movimentos e cliques do mouse em conjunto com as teclas digitadas no teclado. Pode ser aplicado para substituir tarefas repetitivas, como preenchimento de formulários, bastando para isso que o usuário faça uma gravação das ações que deverão ser executadas e repetidas pelo mouse em seu lugar.



CONFIGURAÇÃO
PASSO 1 - Clique em OPTIONS e depois em GENERAL. 






PASSO 2 - Marque as caixas destacadas na imagem.


PASSO 3 - Marque as caixas destacadas na imagem e altere a velocidade do mouse para 2.4.


PASSO 4 - Marque as caixas destacadas na imagem e altere as opções de gravação como demonstrado pelos círculos.


PASSO 5 - Para iniciar a gravação de teclas de atalho, clique em HOT KEYS.


Siga essa sequência de configuração para criar duas teclas importantes de atalho: iniciar script e parar script.
1) Clique em ADD;
2) Quando o botão ACTION TYPE acender, escolha a opção START OR STOP PLAYING;
3) Clique dentro do campo KEY COMBINATION, pressione a tecla CTRL e tecle P;
1) Clique em ADD.


Selecione RECORD e no campo ACTION TYPE, escolha a opção STOP RECORDING OR PLAYING. Em seguida, em KEY COMBINATION, pressione CTRL e tecle 9. Para finalizar clique no botão OK.


GRAVAÇÃO
Inicie a gravação escolhendo a versão DEMO EXPERT ou DELUXE do AXIFE.



Quando o programa abrir, clique no botão RECORD, para criar o seu primeiro script, ou clique no botão NEW, se sua intenção for criar um segundo, terceiro, quarto, etc script.



Ao finalizar a gravação, marque a caixa apontada pela seta vermelha e depois clique no botão OK.


DICAS E TRUQUES 


DICA 1 - Antes de gravar, planeje a sequência que deseja fazer.

DICA 2 - Memorize a tela de início do script para que quando for executá-lo não haja falhas. 

DICA 3 - Ao iniciar a gravação do script, quando estiver preenchendo um campo do formulário, clique duas vezes dentro dele antes de iniciar a digitação. Pode-se também fazer uma breve pausa dentro do campo do formulário antes de colar ou digitar os dados para evitar falhas na execução do script.


DICA 4 - Se ficar muito tempo sem utilizar o AXIFE MOUSE RECORDER, pressione a tecla F5 para atualizar a página do site que é o ponto de partida da gravação antes de executar o script (CTRL + 0).


DICA 5 - Se for usar o AXIFE MOUSE RECORDER em sites cuja gravação inclui mudança de página ou de tela, conte até 10 após clicar no link que faz essa mudança. Isso é necessário para que a contagem do tempo do script seja maior do que o tempo de carregamento da página. 


DICA 6 - Para usar a função COPIA e COLA, o ideal é clicar duas vezes com mouse sobre a numeração ou palavra do que arrastar o mouse sobre o eles e pressionar depois CTRL + C. Isso porque o tamanho de códigos e palavras varia e clicando duas vezes sobre eles pressionando em seguida CTRL + C é muito mais eficiente. 

DICA 7 - Não altere a posição dos documentos, pastas e programas (Outlook, Excell, etc) no seu desktop e nem na barra de tarefas.Também não altere a posição das abas dos sites no seu navegador e nem diminua ou aumente o zoom da tela do seu PC. Se fizer isso, ao executar o script, o mouse não conseguirá clicar em cima das coordenadas corretas dos links gravados.


DICA 8 - Caso haja falhas na execução do script por alguma limitação do programa, interrompa sua execução (pressione CTRL + 9) para que possa aproveitar o que já foi feito.


LIMITAÇÕES
LIMITAÇÃO 1 - A versão DEMO do AXIFE MOUSE RECORDER não permite gravar scripts. Consequentemente, quando o programa for fechado os scripts criados serão deletados, obrigando o usuário  a refazê-los.


LIMITAÇÃO 2 - A aplicação do AXIFE MOUSE RECORDER em sites pode falhar se o tempo de carregamento da página da internet for maior do que o tempo de contagem programado no script para fazer o mouse clicar nos links definidos na gravação. 


LIMITAÇÃO 3 - A função COPIA e COLA pode não funcionar se a velocidade do mouse for muito rápida.


LIMITAÇÃO 4 - A função COPIA e COLA pode não funcionar se a página carregada tiver um layout (conteúdo maior de texto e linhas o que faz com que a posição dos links seja deslocada para baixo ou para os lados) diferente da página que serviu de modelo para a gravação. A consequência dessa falha é que ao ser iniciado a execução do script, os cliques não serão feitos em cima das coordenadas pré-gravadas.


LIMITAÇÃO 5 - Uma vez iniciado a execução do script, o usuário precisará esperar a finalização do processo para poder controlar o mouse novamente.


LIMITAÇÃO 6 - Embora dispense as mãos, é necessário que se faça acompanhamento visual para certificar se não houve falha na execução do script. 


VALE À PENA?
SIM! As limitações do programa são as mesmas para qualquer outro programa com as mesmas características. O fato da versão DEMO não permitir salvar scripts não é grave para certos tipos de trabalhos repetitivos, se considerarmos que formulários que geram relatórios incluem datas em seu histórico e isso obriga o usuário a criar uma nova gravação referente ao dia corrente do seu trabalho, caso contrário teríamos formulários sendo preenchidos sempre com a mesma data, mês e ano passados!


AXIFE MOUSE RECORDER pode auxiliar inclusive na produtividade do usuário, uma vez que tendo uma sequência gravada para ser executada aliada a uma velocidade de execução maior do que a executada por um usuário, faz desse programa uma ferramenta diferenciada para ser adotada na rotina de qualquer trabalho.


Outra vantagem dos programas de gravação de movimentos e ações do mouse é a sua ajuda em diminuir os riscos com Lesões de Esforço Repetitivo (LER). Mesmo que haja falha na execução do script, há de se convir que o fato de ter 50% de um formulário preenchido já é uma tarefa a menos a ser feita. 

Nenhum comentário:

ÍNDICE DO BLOG