Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

CURIOSIDADES SOBRE CRUZEIROS

 

Se você já fez um cruzeiro antes, sabe que eles podem ser incríveis. Os navios de cruzeiro estão constantemente aprimorando suas atrações e entretenimento, a fim de dar aos seus passageiros a melhor experiência possível em alto mar.

Mas, às vezes, a publicidade pode ser enganosa. Não há dúvida de que alguns navios realmente são enormes e luxuosos. Mas, outros podem ser pequenos e claustrofóbicos, com entretenimento sem brilho que não corresponde às expectativas que você estabeleceu. Este artigo explora todas as verdades por trás de um cruzeiro, então prepare-se.

Embarcar em um navio – como pensamos que é

Esta é a parte mais emocionante da viagem. Você empacotou todos os seus eletrônicos, todas as suas melhores roupas e tudo mais que você acredita ser necessário para passar alguns dias se divertindo em alto mar.


Então, você vê o navio de longe e fica maravilhado. Ele é tudo que você sonhava e mais um pouco. A única coisa que separa você daquele lindo navio é um longo cais e alguns elevadores e escadas, certo? Não muito. Veja a seguir como realmente é embarcar em um cruzeiro.

Embarcar no navio – como é realmente

A realidade é que você tem que esperar na fila por cerca de uma hora apenas olhando para o navio de cruzeiro com o qual você sonhou por meses. É basicamente como balançar uma casquinha de sorvete na frente do rosto de uma criança de três anos.



O processo de embarque leva muito tempo. Se você acha que esperar na fila na Disneylândia é ruim, espere até ter que ser uma dessas pessoas esperando para embarcar em um navio.

A banheira de hidromassagem – como pensamos que é

O que poderia ser melhor do que uma banheira de hidromassagem na cobertura de um navio de cruzeiro? Você já se visualiza relaxando sozinho com uma quantidade infinita de espaço para alongar suas pernas.



Em seus sonhos, você pode basicamente fazer uma aula de aeróbica aquática enquanto observa os outros turistas no convés se misturando. Mas, todos nós sabemos que não é assim que funciona. Na verdade, pode até ser um pesadelo para os claustrofóbicos.

A banheira de hidromassagem – como é realmente

Entrar na banheira de hidromassagem de um navio de cruzeiro pode ser uma tarefa complicada. Talvez você nem consiga desfrutar desse privilégio. E sabe aquele espaço para as pernas que você esperava? Sim, você pode dar um beijo de adeus.



As banheiras de hidromassagem tornam-se um jogo de “quantas pessoas podemos espremer nesta coisa antes que um de nós fique claustrofóbico demais?” Portanto, se você está planejando fazer um cruzeiro por causa de seu amor por banheiras de hidromassagem com vista, prepare-se para se decepcionar.

A área da piscina – como pensamos que é

A área da piscina é geralmente um dos maiores atrativos de um navio de cruzeiro. Muito parecido com a banheira de hidromassagem, quando você se visualiza na piscina em um navio de cruzeiro, você pensa nela como uma piscina privativa com uma bela vista para o oceano.



É quase como um parque aquático no topo de seu navio de cruzeiro e você é a única pessoa que precisa esperar na fila. Mas não é esse o caso.

A área da piscina – como é realmente

Em vez disso, você precisa compreender que todo mundo está pensando exatamente como você. A piscina é o lugar número um para todos os turistas. É sempre extremamente lotado e as piscinas são sempre menores do que você imagina que são.



Alguns navios têm várias piscinas, então você não tem todos ao redor de uma única área, mas nunca vai corresponder às suas expectativas. Espero que você goste dos filhos de outras pessoas pedindo uma carona nas suas costas no lado raso da piscina, porque essa é a realidade.

O banheiro – como pensamos que é

Novamente, se você nunca esteve em um navio de cruzeiro, provavelmente está muito confuso sobre o que esperar do banheiro privativo. Você provavelmente tenta comparar com os banheiros que costuma encontrar nos melhores hotéis e, então, obtém uma imagem em sua cabeça.



Haverá bancadas de mármore? Será que tem vista para o mar? Talvez uma banheira de hidromassagem para que você possa pelo menos viver seus sonhos de banheira de hidromassagem que você esperava ter na cobertura do navio?

O banheiro – como é realmente

Infelizmente, o que você acaba obtendo não chega nem perto. Não vai ter nenhuma bancada de mármore. Não há nada mais do que uma banheira nojenta que parece ter sobrevivido à Primeira Guerra Mundial.



Se você está prestes a fazer um cruzeiro e precisa de uma referência sobre o que esperar, pense em um banheiro que você encontraria em um albergue da juventude. Claro, há banheiros mais bonitos do que o que você vê aqui, mas é importante conter suas expectativas.

Passeio turístico pelo oceano – como pensamos ser

Este é um grande sucesso para os mais velhos que fazem cruzeiros. Você pensa que, quando estiver navegando no oceano azul, verá vários golfinhos brincando ao redor do navio. Você se vê em um Sea World, mas em estado selvagem.



Há quem pense que os navios de cruzeiro viajam em áreas populosas do oceano como se fossem uma espécie de passeio de observação de baleias. Eles não poderiam estar mais errados.

Passeio turístico pelo oceano – como é realmente

Se você está tentando ser realista quanto aos passeios turísticos em um navio de cruzeiro, provavelmente deve se acostumar com as águas abertas sem literalmente nada à vista. As pessoas esquecem que o oceano é enorme e não existem criaturas oceânicas exóticas plantadas fazendo acrobacias para passageiros de navios de cruzeiro a cada hora do dia.



Então, você precisa se acostumar com o oceano, a água, mais oceano, mais água e praticamente nada mais. Desculpe pelas más notícias.

Vida do funcionário – o que pensamos que é vida

A ideia de ser pago para viver em um navio de cruzeiro parece incrível. Você consegue interagir com pessoas que estão em êxtase em vê-lo, E você consegue ver muitos destinos bonitos ao longo do caminho. É como um comissário de bordo glorificado.



Por fora, trabalhar em um navio de cruzeiro é luxuoso e quase um sonho. Mas, realmente não é tudo o que parece ser. Confira a seguir a realidade de quem trabalha enquanto você se diverte.

Vida do funcionário – como é realmente

Você não terá sua própria cabine de luxo se for membro da tripulação, muito pelo contrário. Os quartos dos funcionários são bem pequenos, e as pessoas costumam dormir em beliches. Segundo alguns relatos disponíveis na internet, alguns cômodos não têm nem janela.



Além disso, os funcionários precisam trabalhar muitas horas por dia e nem mesmo conseguem explorar os diferentes destinos em que o navio acaba atracando. Trabalhar em um navio não é nada luxuoso.

Destinos – o que pensamos que é

Muitas pessoas se esquecem de mencionar isso quando reservam um cruzeiro, mas conhecer destinos agradáveis é um grande motivo pelo qual as pessoas acabam escolhendo esse tipo de viagem. Não é apenas a ideia de viver em um barco com tudo incluído por uma semana.



Obviamente, o tempo passado no barco é divertido, mas os lugares para onde você sai dele são tão emocionantes quanto. Mas, a realidade é que alguns dos lugares que os navios de cruzeiro levam acabam sendo uma enorme decepção.

Destinos – como é realmente

Muita gente esquece que quando uma ilha é frequentada por cruzeiros todos os dias, ela também recebe muita poluição dos barcos. Nem todas as ilhas serão bonitas e pitorescas. A decepção pode ser realmente grande.



Antes de você reservar um cruzeiro em uma agência de viagens, pesquise as ilhas para as quais o barco o levará. É importante olhar além das fotos encenadas que a agência está mostrando a você.

A música – o que pensamos que é

Às vezes, quando você embarca em um navio de cruzeiro, fica surpreso com os atos musicais que vêm junto com o passeio. O entretenimento é muito importante para quem procura esse tipo de viagem e as empresas de cruzeiros gastam muito dinheiro para conseguir artistas famosos a bordo.



Algumas das pessoas mais famosas do mundo já tocaram em navios de cruzeiro, incluindo Lady Gaga, Taylor Swift, Rascal Flatts e Madonna. Mas, você tem MUITA sorte se conseguir apresentações tão profissionais.

A música – como é realmente

Se isso for qualquer indicação de como você pode esperar o entretenimento do seu navio de cruzeiro, você está pronto para a viagem da sua vida. É importante verificar quais são os artistas em seu navio de cruzeiro antes mesmo de reservar, porque você não quer se prender a um ato ruim durante a semana.



Esse cara certamente não é Taylor Swift ou Madonna, mas acho que ele está tentando o seu melhor.

Enjôo – como você acha que é

Se você nunca fez um cruzeiro ou um passeio de barco, talvez não saiba o que é enjoo. Esteja você em uma balsa, navio de cruzeiro ou veleiro, sempre existe a possibilidade de que você fique com náuseas.



É fácil pensar que navegar em um navio de cruzeiro é simples quando você faz uma reserva online, mas só depois de entrar em mar aberto é que você percebe o quão ruim pode realmente ser.

Enjôo – como é realmente

O enjoo é muito real e é uma sensação horrível. Você fica preso quando está em um navio de cruzeiro porque literalmente não há para onde ir para escapar do balanço da água. Se a água estiver agitada, tudo piora.



O enjoo pode ser tão comum quanto ter que ir ao banheiro. Existem muitos cruzeiros que ficam completamente arruinados porque a maioria das pessoas acaba enjoando. É horrível. Então não se esqueça de levar um remédio para náuseas se você costuma enjoar com facilidade.

O clima – como pensamos que é

O clima é geralmente uma situação delicada quando se trata de cruzeiros. Eles realmente dependem de um bom tempo. No entanto, não importa o que aconteça, as agências de turismo só vão mostrar como será o cruzeiro com um clima perfeito.



As fotos podem ser tentadoras, mas muitas vezes o clima acaba estragando todas as férias em um cruzeiro. Por isso, escolha bem a época do ano das suas próximas férias.

O clima – como é realmente

Você precisa lembrar que a mãe natureza não se preocupa com fotos promocionais e também não irá se ajustar aos seus planos de férias perfeitas em alto mar. Gostamos de pensar que sim, mas não acontece. Ela tem suas próprias vontades.



Não importa o quão quente esteja a banheira de hidromassagem se você estiver no meio de uma tempestade tropical e não puder ver um metro e meio à sua frente por causa da chuva torrencial. Se você nunca esteve em uma tempestade no meio do oceano, tente seguir assim.

A experiência de jantar – como pensamos que é

Algumas das fotos profissionais que encontramos em sites podem distorcer a forma como pensamos que será a nossa experiência gastronômica em um cruzeiro. Saber que você tem uma grande quantidade de alimentos diferentes para comer é uma das partes mais emocionantes de estar em um cruzeiro.



Antes de embarcar, você espera ter um jantar cinco estrelas, com mesas de buffet fartas e exóticas. Mas, calma, pois nem sempre é assim.

A experiência de jantar – como é realmente

Algumas coisas que eu disse antes podem ser verdade, mas você deve se lembrar que os navios de cruzeiro são forçados a alimentar milhares de pessoas três vezes ao dia. Isso significa que a qualidade das refeições nem sempre será tão boa.



A menos que você esteja em um navio extremamente caro, provavelmente irá comer em um buffet tipo cafeteria 80% de suas refeições durante a semana. Você precisa se preparar para isso.

A faixa etária – como você acha que é

Um dos motivos mais tentadores para fazer um cruzeiro é conhecer pessoas. Só de pensar em estar rodeado de pessoas da sua idade e misturar-se com outras um pouco mais velhas ou mais novas é empolgante.



Se você está na casa dos 20 ou 30 anos, geralmente espera que os outros passageiros estejam a cinco ou seis anos de você. Eu odeio ser o portador de más notícias, mas…

A faixa etária – como realmente é

O grande problema é que você realmente não tem nenhum controle sobre quem estará no cruzeiro com você. A menos que você se inscreva em um desses cruzeiros especializados (que são muito mais caros), você provavelmente vai sair com um grupo de pessoas com as quais não tem nada em comum.



Não estamos dizendo que há algo errado com isso, mas quando você tem a fantasia de que fará melhores amigos para o resto da vida, saiba que eles estarão em uma faixa fiscal diferente.

O próprio navio – como pensamos que é

Se este navio de cruzeiro parece familiar para você, provavelmente é porque é um dos modelos mais populares anunciados em sites de viagens. Certamente podemos ver o porquê. Parece limpo e majestoso.



O navio grita beleza. Esta foto realmente nos faz desejar embarcar neste navio nas próximas férias. Mas nem todos os navios de cruzeiro são tão limpos e imponentes como este na foto.

O próprio navio – como é realmente

Ok, ok, você provavelmente não será tão enganado assim. Mas, isso é simplesmente tentar abrir seus olhos sobre o fato de que existem alguns navios de cruzeiro horríveis por aí.



Ao contrário da crença popular, nem todos os navios de cruzeiro são de tirar o fôlego. Alguns são bem simples e não entregam o entretenimento que prometem. Até mesmo a limpeza pode deixar a desejar em algumas companhias. Então fique atento aos comentários disponíveis na internet antes de fechar com uma empresa de cruzeiro.

O capitão – como pensamos que são

Se você já viu algum filme marítimo, sabe que os capitães são pessoas importantes. Não há ninguém que poderia arruinar seu cruzeiro mais rápido do que o cara que está no comando do navio.



Se você está procurando ir do ponto A ao ponto B, e seu capitão o leva do ponto A ao ponto Z, provavelmente você não terá um grande momento. Às vezes, você precisa se lembrar de que seu capitão também é humano.

O capitão – como eles realmente são

Às vezes esquecemos que o capitão de um navio também é um ser humano e, assim como qualquer outra pessoa, não está livre de cometer algum erro.



Esta é uma foto de um navio de cruzeiro que acabou afundando. Na ocasião, o capitão saltou do barco e deixou todos os passageiros por conta própria. Esta é uma história real da Itália. Eu preciso que você saiba disso.

As vidas secretas dos trabalhadores de navios de cruzeiro

Quer viajar pelo mundo sem ter que pagar por moradia ou alimentação? Você pode, basta trabalhar em um navio. A ideia é realmente atraente, mas há um lado dos navios de cruzeiro que nenhum de nós vê. Enquanto você está relaxando na piscina, há alguém preso atendendo a todas as suas necessidades.



Um navio de cruzeiro é essencialmente um hotel flutuante e trabalhar no setor de serviços e hospitalidade nunca é fácil. Antes de decidir preencher um formulário de emprego e embarcar, leia alguns segredos dos bastidores vindos dos próprios ex-trabalhadores de cruzeiros!

Você está constantemente sendo vigiado

Gavin, um garçom que trabalhava para uma grande empresa de cruzeiros, disse que o Big Brother é super real. Em outras palavras: existem câmeras literalmente em todos os lugares. Isso é principalmente para segurança de todos, já que você está literalmente em um barco gigante no meio do oceano. Embora o próximo Titanic seja improvável, os membros da tripulação podem ter que revisar as filmagens de segurança no caso de uma emergência.



“É seguro presumir que, se você estiver fora de sua cabine, provavelmente estará diante das câmeras”, disse Gavin. “No caso de qualquer tipo de emergência, eles poderiam puxar as filmagens de segurança a qualquer momento”, completou.

Alguns trabalhadores de cruzeiro têm vidas duplas

Quando você está ausente a maior parte do ano e isolado do resto do mundo, é muito mais fácil esconder alguns segredos importantes. É por isso que tantos trabalhadores de cruzeiros levam uma vida dupla quando estão a bordo. Não é incomum que certos casais tenham esposas em casa e um relacionamento totalmente diferente assim que partem. Aparentemente, os votos matrimoniais podem não se sustentar em águas internacionais.



Estar isolado do mundo lhe dá a chance de ser quem você quer ser, não quem você sente que tem que ser na terra.

Desconectado do mundo

Esqueça a possibilidade de acompanhar seus programas de TV favoritos. Você no máximo terá acesso às notícias em geral. Por mais que possa doer não ver seu time favorito ser campeão da temporada, às vezes é impossível achar sinal. As conexões de Internet no mar são notoriamente caras e pouco confiáveis.



Muitas vezes, você tem que se atualizar quando atraca, deixando dias entre quando você recebe as notícias e não. Por esse motivo, muitos trabalhadores de cruzeiros tendem a parar de acompanhar notícias, esportes e cultura pop.

Os membros da tripulação falam em código

Os membros da tripulação não querem alarmar os passageiros. Os hóspedes estão de férias e não precisam saber sobre cada pequena emergência – especialmente se não tiver a ver com elas. Para evitar o caos, os trabalhadores da tripulação usam certos códigos que podem ser ditos em um alto-falante sem que isso cause pânico nos passageiros.



Por exemplo: “Código Adam” significa que uma criança está desaparecida, “Código Alfa” significa que há uma emergência médica, “Código Oscar” significa que alguém caiu ao mar e “Código Bravo” significa que há um incêndio no navio. A foto acima é o caso de um “Code Bravo” quando o navio de cruzeiro Star Princess pegou fogo no meio da noite em 2006. Acredita-se que o incêndio tenha sido iniciado com um cigarro queimado descartado.

As festas são melhores que as dos hóspedes

Trabalhe duro, divirta-se muito – esse lema é válido para os trabalhadores de navios de cruzeiro. Quando os trabalhadores não estão trabalhando, provavelmente estão bebendo e festejando. Na verdade, a tripulação tem um bar especial “somente para a tripulação” com bebidas incrivelmente baratas.



Por exemplo, muitos cruzeiros cobram cerca de US$ 15 a bebida para os hóspedes, mas no bar da tripulação, você pode obter um coquetel por menos de US$ 1,50. A tripulação definitivamente festeja muito, mas eles precisam ter cuidado. Os navios às vezes submetem os funcionários a testes de bafômetro e drogas aleatórios, embora isso nem sempre seja obrigatório.

Você não pode ficar com os passageiros

Se você está procurando por aventuras enquanto está no mar, desvie o olhar de quem estiver de férias. Os trabalhadores do cruzeiro são estritamente proibidos de se relacionar com hóspedes e é uma das maneiras mais fáceis de ser despedido do trabalho. Na verdade, de acordo com um operador de cruzeiros anônimo que falou com a “Trend-Chaser”, a tripulação é na verdade desencorajada de interagir com os convidados individualmente.



Isso ajuda a proteger a operadora de cruzeiro de qualquer tipo de acusação que possa prejudicar sua reputação. Se você for pego violando as regras, será expulso no próximo porto.

Mas a “pegação” acontece…

Só porque os membros da equipe não podem ficar com os passageiros, não significa que eles sejam celibatários. Na verdade, é bem ao contrário. Os membros da tripulação frequentemente acabam ficando um com o outro. Pense nisso: você está cercado pelas mesmas pessoas por quase um ano de cada vez, isolado num navio. Você está em locais românticos e exóticos com litros de álcool na mão.



De acordo com um operador de cruzeiros anônimo que falou com a “Trend-Chaser”, isso acontece e muito. “As pessoas ficam o tempo todo. Há um monte de festas da tripulação”, disse ele. Essas relações são tão comuns que as áreas comuns da tripulação costumam ter cartazes sobre prevenção de DST.

Membros da tripulação pregam peças em passageiros

Pode ser muito chato no mar. Para quebrar a monotonia, os membros do cruzeiro pregam peças nos passageiros. As pegadinhas são bastante bobinhas, já que mexer muito com os passageiros é uma ótima maneira de ser demitido.



De acordo com um funcionário de cruzeiros anônimo que conversou com o “Mental Floss”, uma de suas pegadinhas favoritas era dizer bem alto a outro membro da equipe: “vamos nos encontrar no boliche hoje à noite!”. Na verdade, não havia uma pista de boliche a bordo. Segundo ele, alguns passageiros acreditavam na piada e até reclamavam sobre a equipe ter uma pista de boliche e os hóspedes não.

Emergências podem ser bastante sinistras

Todo mundo já ouviu falar da lenda urbana de uma empresa que serviu alguns camarões estragados e o navio inteiro ficou com uma intoxicação alimentar grave. Este é um evento extremamente raro, mas pode acontecer. Na verdade, aconteceu.



Em 2013, um navio de cruzeiro Carnival perdeu energia após um incêndio na casa de máquinas. Os passageiros ficaram presos no Golfo do México por tempo suficiente para que o esgoto explodisse. Esgoto bruto começou a borbulhar por todo o barco, e cheirava tão mal que as pessoas criaram uma cidade de barracas longe de áreas de cheiro forte.

 

 

Nenhum comentário:

ÍNDICE DO BLOG