Quando recebemos emails de certas fotos ficamos com dúvidas se são reais ou não. Antigamente, era preciso ver e viajar para acreditar. Hoje, com o advento de ferramentas de tratamento de imagens (Photoshop), é preciso olhar desconfiando.
A indústria hoteleira e de cruzeiros marítimos tem se favorecido dessas ferramentas para exibir em seus sites fotos de seus quartos e cabines manipuladas com Photoshop para criar a impressão que o quarto/cabine é amplo, bem equipado, com móveis novos e com uma bela vista.
Com o Photoshop pode-se acrescentar, esconder, apagar, aumentar ou diminuir um objeto numa foto. Adicionar tonalidades de luz, sombra e cor, criando a impressão da foto ser real!
Viajar tem se tornado cada vez mais uma necessidade do que a busca de um enriquecimento cultural. Atentos a esse fato, têm surgido ao longo dos anos agências de viagens especializadas em turismo técnico e cultural, focando palestras, aulas e visitas a lugares cuja principal atração são as obras de engenharia, arquitetura, arte e curiosidades locais de cada país. Tais fotos a seguir ilustram um pouco disso, evidenciando que a falta de uma bagagem cultural pode nos fazer julgar que tal imagem é uma mentira ou uma farsa digital.
PROPAGANDA DA OI EM AVIÃO DA TAM
SÃO PAULO - A agência de publicidade NBS, responsável pelo anúncio da Oi que foi parar no blog PhotoshopDisasters, divulgou uma nota onde nega que tenha ocorrido falha no tratamento da fotografia.
Segundo o PhotoshopDisasters, a imagem do anúncio teria excluído uma das asas do avião da companhia aérea TAM. Segundo a NBS, a distorção da imagem aconteceu devido à captura por meio de uma lente grande angular. Para endossar sua posição, a NBS divulgou a foto original do anúncio e uma outra capturada na mesma perspectiva.
“Na nossa peça, a aeromoça fica em cima da sombra da asa do avião, o que facilitou a criação do equívoco”, diz a nota.
A NBS também enviou um pedido ao PhotoshopDisasters para que o anúncio seja retirado da galeria.
O anúncio original mostra um avião da TAM acompanhado da mensagem “Aguarde. Você vai voar muito mais longe com a Oi”. A peça faz parte de uma campanha onde a operadora de telefonia móvel vai divulgar sua marca pelos aeroportos do Brasil por meio dos aviões da companhia aérea. Uma aeronave da companhia foi estampada apenas com o logotipo da operadora e deve começar a circular a partir desta semana.
Anúncio final aprovado pela direção de arte da NBS.
Imagem original usada na elaboração do anúncio.
Airbus da TAM que vai levar o logo da Oi fotografado na mesma perspectiva dentro do hangar.
PONTE SUBMERSA NA HOLANDA
Em um lago holandês criado para proteção em épocas de guerra, a construção inusitada do século XVII ainda chama muita atenção. Essa é a visão de quem chega ao Fort de Roovere, que é recortado pela Sunken Bridge, uma ponte de pedestres bastante inusitada. A construção foi originalmente projetada como uma forma de atravessar um dos lagos criados na região conhecida como “West Brabant Water Line”, parte das linhas de defesa Holandesa.
A Sunken Bridge é praticamente invisível aos olhos a longas distâncias. Isso é proporcionado pelo nível da água, que chega até a borda da ponte. Ela foi revestida com Accoya, um tipo de madeira que passa por um processo de modificação atóxico e que ajuda a prevenir a degradação por fungos, aumentando sua durabilidade, sendo um material perfeito para a construção de uma ponte submersa.
PONTE COM ÁGUA PARA BARCOS NAVEGAREM
Foto real da ponte alemã que passa sobre o rio Elbe e liga os canais Elbe-Havel e Mittelland. O audacioso projeto demorou mais de 80 anos para ficar pronto. Em 1919, a idéia era fazer duas "ruas d'água", mas foi só em 1930 que começou a se pôr em prática os desenhos e cálculos. Porém, o projeto teve que ser interrompido por um tempo por causa da Segunda Guerra Mundial, em 1942. Depois, com a guerra fria na Alemanha, o projeto ficou ainda mais lento. Finalmente, com a reunificação das Alemanhas em 1990, o pessoal retornou às obras para que (6 anos depois) terminasse a ponte.
Pra quem gosta de números:
- Foram gastos meio milhão de Euros para a construção da ponte d'água.
- A ponte mede 918 metros de extensão.
- Foram gastos 24.000 toneladas de aço.
- Os serventes de pedreiros fizeram 68.000 metros cúbicos de concreto!
A TRILHA DE MOUNTAIN BIKE MAIS RADICAL DO MUNDO!!!
Que tal pegar sua mountain bike e fazer uma trilhazinha nas montanhas, com uma paisagem bonita e um camarada do lado. Parece um programa maneiro, né? Bom, dá uma olhada nessas fotos, pensa de novo e me responde. Eu tô muito fora!
As fotos fazem parte da matéria sobre "A Mais Assustadora Trilha de Mountain Bike na Terra", do site Environmental Graffiti (clique aqui para ler o texto, em inglês). O local se chama Emerald Isle, na Irlanda.
PONTE QUE VIRA TÚNEL NO MEIO DO MAR
Foto real de uma ponte localizada em Virginia, EUA com o propósito de não atrapalhar a movimentação das embarcações.
A ponte com passagem subterrânea que aparece na fotografia acima chama-se Merrimac Memorial Bridge Tunnel ou MMMBT. A obra total custou a US$ 400 milhões.
Outra ponte similar a essa (com passagem para carros e metrô) é a que liga a Dinamarca a Suécia e foi construída num consórcio entre os dois países.
Tendo sido inaugurada em Julho de 2000 para interligar a cidade de Copenhague (capital da Dinamarca) à Malmo, a terceira maior cidade da Suécia. Copenhague encontra-se na ilha grande de Zealand, localizada aproximadamente a 16 km da Suécia. Esta zona entre Dinamarca e Suécia se chama Oresund. A gigantesca construção serviu para unir ainda mais os dois países que já tinham suas culturas e economia igualmente ligadas.
A MAIOR MONTANHA-RUSSA DO MUNDO
Fotos reais tiradas no parque de diversões de Cedar Point, no Estado americano de Ohio. As fotografias mostram a Top Thrill Dragster, a mais alta montanha-russa do mundo.
De acordo com o site do parque, ela tem 128 metros de altura, uma pirueta de 270 graus, e os carrinhos andam numa velocidade de 200 quilômetros por hora. A empresa que cuida do brinquedo diz que a execucão do projeto custou US$ 25 milhões.
ILUSÃO DE ÓTICA DE COLISÃO NO AR DE 2 AVIÕES
A foto que mostra dois aviões quase se chocando em pleno ar é real. No entanto, na internet ela circula contando uma falsa história sobre a colisão no ar de duas aeronaves.
A cena aconteceu no dia 28 de janeiro de 2006 com os aviões da Japan Airlines e da DHL Global Delivery Service. Uma cena comum que acontece todos os dias nos céus próximos aos aeroportos mais movimentados do mundo. Mas os aviões não chegam a se tocar! Na verdade, por uma medida de segurança, os aviões têm suas distâncias rigorosamente controladas de maneira que eles fiquem distantes uns dos outros.
O fotógrafo que fez as imagens disse ao jornal Sunday Mirror que começou a fotografar os aviões depois de tê-los visto “em rota de colisão”.
Segundo o porta-voz da DHL, os dois aviões pousaram no aeroporto de Heathrow sãos e salvos. Ele também afirmou que as imagens fotográficas podem ser “incrivelmente enganosas” e disse que não há a menor possibilidade de que um dos aviões tivesse saído de sua rota, o que significa que eles estavam separados por uma distância de pelo menos 4 km.
Veja mais algumas fotos dos aviões fotografados de um outro ângulo e que foram omitidas dos spams enviados com a notícia do choque das duas aeronaves:
Por que então que na foto eles parecem que estão tão pertos?
Esse efeito é pura ilusão de ótica! Fotografar grandes objetos, no ar e sem nenhuma referência (como montanhas, por exemplo) podem nos pregar algumas peças. Um exemplo fácil é a lua: quando é lua cheia e a vemos saindo de trás de uma montanha, temos a impressão de que ela é enorme, porém, quando essa mesma lua fica posicionada mais ao alto no céu, perdemos as montanhas que serviam de referência e ela fica menor!
Assim acontece com os aviões: não temos nenhuma referência no céu a não ser os dois aviões. Também não temos como saber a que distância um está do outro e nem sabemos qual o tamanho de cada avião.
Além de tudo isso, um outro "truque" pode ser feito na hora de se bater a fotografia: dependendo da lente usada na máquina, pode-se obter vários efeitos.
Essas fotos foram tiradas no mesmo lugar e na mesma hora. A diferença foi as lentes usadas. Na primeira foto, foi usada uma lente de 17 milímetros enquanto que a última foto foi feita com uma lente de 100mm. Note que a torre aparentou estar muito mais perto na última foto do que na primeira.
PRÉDIO COM LINHAS ARQUITETÔNICAS TORTAS
Foto real do prédio Rezydent Shopping Center, situado no Boulevard Heróis de Monte Cassino na cidade polonesa de Sopot, próxima ao porto de Gdansk (antiga Dantzig).
O nome do projeto arquitetônico é Krzywy Domek ("Casa Bêbada" em polonês). Totalizando 2.032 m² de área construída, a Casa foi projetada em 2003 pela empresa Szotynscy & Zaleski que se inspirou nos desenhos do ilustrador de livros infantis, designer, cenógrafo, pintor e diretor de TV polonês Jan Marcin Szancer (1902-1973), e também na obra do desenhista Per Dahlherg – um dinamarquês que, por longos anos residiu na cidade.
Hoje o local é um centro comercial ocupado por lojas, restaurantes e bares. Quem for até lá poderá subir ao terceiro piso e visitar o Pomeranian Musem of Modern Marine Craft (Museu Pomerano de Artesania Naval Moderna).
"SURFE FERROVIÁRIO" NO PAQUISTÃO
A imagem revela que o "surfe ferroviário" é uma febre no Paquistão.
No flagra, dezenas de fiéis muçulmanos retornam de um festival religioso sunita em Multan, conhecida como a Cidade dos Santos.
Celebrações religiosas islâmicas costumam ser superlativas - como o Hajj, na cidade sagrada de Meca, Arábia Saudita, que reúne mais de um milhão em torno da Caaba.
Bom, a foto serve de consolo para quem sofre no Metrô, e pode também servir de alerta para aqueles que desejam visitar lugares remotos pensando que qualquer cidade no mundo já está totalmente modernizada!
UMA PISCINA NATURAL NA BEIRA DE UMA CASCATA
O nome amedronta (e, na verdade, é perfeito): Piscina do Diabo. Mas as pessoas não têm medo algum! Muito pelo contrário. Se você é daqueles viciados em adrenalina e está procurando uma experiência no limite o seu próximo destino pode ser Victoria Falls, na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue. Mas olhe bem o calendário antes de se aventurar.
O fenômeno acontece durante o período da seca, quando os níveis baixos da água do Rio Zambezi permitem que seja formada o que está sendo chamada de a nova piscina do infinito. À beira de um mortal precipício de 100 metros de altura - uma das maiores e mais fortes quedas do mundo - as pessoas param para se banhar sob o forte sol africano. As cataratas atraem famílias inteiras, em grande parte da Europa. Alguns mais ousados deixam o corpo ser levado pela força da água, de olhos fechados, e se agarram a uma pedra a poucos metros do fim da linha.
Durante a maior parte do ano, qualquer ousado que se aventure no Zambezi é facilmente engolido pelas águas revoltas até o precipício, com direito a cascata de 500 milhões de litros de água por minuto. Durante a seca, uma barreira de rochas impede que o visitante seja levado para a morte.
PISCINA SEM BORDAS NA COBERTURA DE HOTEL EM CINGAPURA
Como no post acima, o homem emita a natureza construindo uma piscina sem borda no 55 andar do Hotel Skypark Marina Bay Sandi.O hotel mais Caro,luxuoso do mundo em Cingapura.
Essa é a piscina mais alta ao ar livre do mundo. Ela se expande pelas três torres do hotel e a sua plataforma é mais comprida do que a Torre Eiffel deitada.
Ela é uma daquelas piscinas “infinity”, que dá a ilusão de terminar só no fim do horizonte. O segredo é o seguinte: a água cai sobre uma outra borda, logo abaixo, e é então bombeada de volta para a piscina.
MOTANHAS DE MATCHU PITCHU COM FORMA DE ROSTO HUMANO
A foto a esquerda é falsa. As montanhas de Matchu Pitchu não formam a figura de um rosto humano.
Trata-se de uma campanha peruana de incentivo ao turismo local, fazendo uso das ferramentas do Photoshop para atrair a atenção e visita de novos turistas.
Compare agora a foto verdadeira com a falsa acima.
Um comentário:
adorei o post, achei procurando sobre a ponte Oresund que liga dinamarca e suécia, eu e meu marido estaremos passando por ela amanha!
ótimo post, muito legal o blog
Postar um comentário