Os contratos aéreos se dividem em duas formas: REGRAS TARIFÁRIAS e
CONTRATOS. Um é complemento do outro e o fato do GDS tarifar um PNR fora
das regras tarifárias ou contrário as restrições no contrato, não significa que
o TKT poderá ser emitido, ou, que pode ser emitido porque o GDS irá honrar o
“erro”. São detalhes como este e outros
que veremos em cada uma dessas partes com os seus principais itens/parágrafos
analisados a seguir.
As regras tarifárias já são as cláusulas
do contrato que é o próprio bilhete aéreo. Elas se dividem em 3 partes:
DIVISÃO
DA ESTRUTURA DAS REGRAS TARIFÁRIAS
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PARÁGRAFOS*
MAIS IMPORTANTES
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PARTE 1 - APLICAÇÃO DO CONTRATO
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BO, CO, FL, RU, SE, TF
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PARTE 2 - RESERVAS
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AP, MN, MX, SO
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PARTE 3 - EMISSÃO
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CD, OD, PE, SR, TE
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*Estes parágrafos são os utilizados pelo
sistema Amadeus.
PARTE 2 - RESERVAS
ADVANCED PURCHASED (AP)
A) Os contratos aéreos são fundamentados
principalmente em datas, o que significa dizer também períodos de validade de
tarifas, prazos para compra, emissão, reemissão, cancelamento e reembolso. A
respeito do prazo para a compra do TKT, alguns detalhes devem ser
considerados:
- Existem tarifas que exigem a compra
antecipada do bilhete de acordo com a política da cia aérea.
- O prazo para a compra do bilhete é
dado pela cia aérea e não pela agência.
- Prazo não garante tarifa. Ele se
refere à data quando o sistema da cia aérea cancelará a reserva. Logo a tarifa
aérea estará sujeita: a ser aumentada sem prévio aviso dentro do limite do
prazo para a compra do TKT, ou, em caso de cancelamento da reserva, a ser
mudada para uma classe superior e portanto mais cara, se as classes originais
que foram reservadas não estiverem mais disponíveis para a venda na
disponibilidade de vôos quando o PNR for reativado.
B) Outra informação que pode também
aparecer neste parágrafo é a informação de ser permitido ou não emissão com
segmento em aberto.
MINIMUM STAY (MN)
Determina o número mínimo de dias de
permanência na cidade. Se for vôo doméstico, a permanência mínima é contada a
partir do mesmo dia. Se for vôo internacional, a permanência mínima é contada a
partir da data de chegada no destino. A exceção a essa regra, é quando constar
observação que diga o contrário.
MAXIMUM STAY (MX)
Determina o número máximo de dias de
permanência na cidade. O dia da partida também é contado. Ou seja, se a
permanência máxima da tarifa for de 1 mês, e o PAX está iniciando a viagem no
dia 1 de Janeiro, o retorno dele deverá acontecer no dia 30 de Janeiro. 1 mês é
sempre igual a 30 dias! A exceção a essa regra, é quando constar observação que
diga o contrário.
STOPOVER (SO)
Informa quantas paradas gratuitas são ou
não permitidas durante a rota do vôo e o número de dias permitido sem cobrança
adicional no valor final do TKT. Dependendo da cia aérea, o stopover pode
começar a ser contado após 4 horas, 6 horas ou 8 horas após a chegada do PAX no
aeroporto.
CLIQUE NO LINK PARA LER: REGRAS TARIFÁRIAS - PARTE I
http://bastidoresdoturismo.blogspot.com/2011/07/regras-tarifarias-parte-i.html
CLIQUE NO LINK PARA LER: REGRAS TARIFÁRIAS - PARTE II
http://bastidoresdoturismo.blogspot.com/2011/07/regras-tarifarias-parte-ii.html
CLIQUE NO LINK PARA LER: REGRAS TARIFÁRIAS - PARTE III
http://bastidoresdoturismo.blogspot.com/2011/07/regras-tarifarias-parte-iii.html
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