Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

O QUE FAZER PARA TER UM SITE IGUAL AO DA DECOLAR.COM

Para quem deseja ter um site para concorrer com o DECOLAR.COM, SUBMARINO VIAGENS.COM.BR e tantos outros que existem na web, saiba o seguinte:
  • Para usar essa ferramenta é preciso ter registro IATA. Esse registro exige que a agência de viagens tenha um capital social de no mínimo R$ 50 mil.
  • É necessário ter um GDS (Amadeus ou Sabre), pois é o software que trabalha em conjunto com essas ferramentas web. A mensalidade de um GDS não fica por menos de R$ 150 e a linguagem de programação usada para fazer a comunicação entre o GDS e o site da agência é a XML. Você pode obter uma orientação do passo a passo de como fazer essa instalação no site da agência de viagens enviando um email para fabio.rios@sabre.com;irma.mavroides@sabre.com detalhando a sua dúvida e o que você precisa para o SABRE, que é atualmente o GDS mais prático e fácil para trabalhar com ferramentas web.
  • É necessário ter contratos com as cias aéreas para ter autorização de emissão de passagem aérea e ainda poder ser comissionado.
  • É necessário ter dois  ou mais funcionários contratados para fazer o atendimento telefônico dos clientes que compraram as passagens pela web e que agora desejam reemitir o bilhete (alterar a data), pois isso não é possível fazer online. O salário de um emissor de passagens aéreas no Rio de Janeiro varia de R$ 1500 a R$ 2500 + benefícios.
  • E por fim... Sua empresa precisa ter CNPJ para atuar legalmente. 
A ferramenta de reserva e emissão MySky, pode ser utilizada tanto para ser integrada no site da agência de viagens quanto como um portal de reserva e emissão, muito utilizado no mercado corporativo como forma de agilizar o grande volume de emissões de passagens aéreas.


O vídeo abaixo mostra uma ferramenta parecida com a da MySky. Desenvolvido pela SENIOR SYSTEMS, além de fazer reservas e emissão de passagens aéreas, essas ferramentas online geram relatório de vendas.


A facilidade é enorme e encanta qualquer empreendedor a sonhar de que pode utilizar essas ferramentas de vendas online como uma renda extra para vender enquanto dorme ou quando está trabalhando no  emprego atual.  Mas a realidade é outra... Nenhuma ferramenta no turismo é 100% online. Por trás dela é necessário ter funcionários resolvendo problemas de viagens de passageiros e corrigindo erros frequentes de links que indisponibilizam a exibição de cotação de vôos de algumas cias aéreas (GOL, WEBJET, TRIP, etc).

Ainda sim, compensa ter uma dessas ferramentas de self-booking. Entretanto, o alto custo da sua implantação obriga o empreendedor a buscar alternativas mais baratas até ter certeza de que sua agência  terá condições financeiras de arcar com novos custos operacionais. Então, a alternativa mais barata para ter um portal de reserva de vôos similar ao da DECOLAR.COM, é cadastrando o CNPJ da sua agência de viagens com as grandes operadoras do mercado: FLYTUR (essa disponibiliza inclusive franquias), ADVANCE, GAPNET e TREND OPERADORA. Essas operadoras disponibilizam para os seus clientes (agências de viagens que não têm IATA) ferramenta de reserva de vôos.

No vídeo abaixo você ver um exemplo do portal da TREND OPERADORA, que  pode ser inserido no site da uma agência de viagens a partir do momento que ela contrate um bom webdesingner e programador para fazer isso.



Ou seja, pode-se ver as opções de vôos e reservá-los, mas quem emite são os emissores dessas operadoras. De um modo geral, é prático e os custos com funcionários caem para a metade, pois quando utiliza-se os serviços de emissão de uma operadora de viagens, são os seus funcionários que darão a assistência especializada que a pequena agência precisa para fechar a venda com o seu cliente. Isso significa dizer, que o empreendedor não precisa contratar um emissor experiente, e sim um vendedor com conhecimento de viagens (estudantes de faculdade de turismo) que sejam comissionados pelas vendas tendo um salário de R$ 800 + 4% comissão + benefícios.

4 comentários:

HELENICE disse...

Tenho uma pequena agencia de viagens com foco em venda de hoteis, aluguel de carro e passagens para o exterior. Na sua opinião, éÉ vantagem ter o Amadeus ou o Sabre? QuUal o melhor?

abcs Helenice

DOUGLAS WIRES disse...

helenice,

O mensalidade do contrato do SABRE é mais barata do que a do AMADEUS e nem por isso ele é ruim. Em termos web, a interface do SABRE é mais amigável para se trabalhar do que a do AMADEUS se vc estiver pensando em criar um portal web para vender seus produtos igual ao da DECOLAR.com.

Porém, antes de pensar nesse custo adicional, analise os fatos se vc tiver CNPJ DE AGENCIA DE VIAGEM:

Para fazer reservas de hotel, carro e passagens aéreas internacionais, e ainda ser comissionada pelos fornecedores, vc precisa ter registro IATA, que seria uma espécie de CNPJ internacional que identificaria sua empresa por onde a comissão seria depositada na conta bancária especificada nesse registro. Mas se você não tem interesse em ter esse registro, a forma de ganhar comissão sem ter IATA, é reservando esses serviços por meio de uma operadora de viagens que dividiria a comissão contigo. Aí vc pensaria: "Mas se eu fizer isso, minha comissão será bem menor do que se eu fizesse diretamente com o fornecedor!" Teóricamente sim, mas na prática, comprando com operadoras sua chances de fechar uma venda serão maiores porque as operadoras disponibilizam frequentemente tarifas menores do que os sites das cias aéreas.

leticia disse...

ola douglas
novamente adorei suas dicas
quando vc diz em capital de 50 mil é
apenas para emissao de voos inter/hoteis e carros certo?
posso abrir um cnpj sem esse capital para passagens nacionais certo?
vc tem os contatos das cias aereas? eu devo primeiro entrar em contato com eles e depois adquirir o sabre? vc acha q hoje esse mercado ainda vale a pena? obrigada

DOUGLAS WIRES disse...

LETÍCIA,
Quando vc diz em capital de 50 mil é apenas para emissao de voos inter/hoteis e carros certo?
Em parte sim. R$ 50 mil na minha estimativa envolve também o aluguel do ponto da agência, equipamentos e despesas fixas como internet,água, telefone, luz e funcionário(s). O que sobrar, ficará como capital no banco para conseguir aprovação no cadastro das operadoras de viagens e IATA para emissão de passagens faturadas.

Posso abrir um cnpj sem esse capital para passagens nacionais certo?
Com menos de R$ 5mil você abre uma agencia de viagem para vender passagens aéreas nacionais e internacionais, incluindo reserva de hotéis e carros por meio de operadoras de viagens.

vc tem os contatos das cias aereas?
Entre no site das cias aéreas nacionais que lá tem um link dedicado a agências de viagens. Basta clicar nele e fazer seu cadastro para vender passagens aéreas diretamente no site deles. Quando o seu cadastro for aprovado, automaticamente você receberá os contatos do departamento comercial.

Eu devo primeiro entrar em contato com eles e depois adquirir o sabre?
Leia o artigo no meu blog: "PRIMEIROS PASSOS PARA ABRIR UMA AGENCIA DE VIAGEM" que lá tem a resposta a essa pergunta.

Vc acha q hoje esse mercado ainda vale a pena?
Como agente de viagem eu não investiria meu dinheiro em uma agencia porque é um negócio de venda ociosa onde o lucro vem pela quantidade de venda. Já imaginou quantos bilhetes aéreos com comissão de R$ 40 vc tem que vender para ganhar no final do mês R$ 4000? Tire desse lucro o aluguel e as despesas fixas e custos com funcionários. Se sua loja for num shopping, provavelmente vc não sairá do vermelho nos primeiros 8 meses. A menos que o ponto de venda seja próprio ou num lugar bastante movimentado ou se tratar de home office, não compensa abrir uma agencia. As poucas que tenho conhecimento, abrem em locais para baixa renda (onde tem imigrantes de outros estados), trabalhando inclusive com segmento rodoviário.

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