Aforma de como você estrutura a sua equipe de vendas é a
chave de como o seu negócio será gerenciado. Essa chave está relacionada ao
princípio do atendimento. Todo sucesso e
fracasso nas vendas de uma empresa prestadora
de serviços depende de como é formado essa equipe, que por sinal, é um dos
setores com mais rotatividade de funcionários. Veja abaixo o perfil de duas agências de viagens
corporativas e como elas estruturaram a mecânica dos seus atendimentos:
ESTRUTURA DE ATENDIMENTO
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AVI RIO
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HOUSE RIO
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PROGRAMA DE EMAIL
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Lotus Note
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Outlook 2007
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QUEM EMITE AS PASSAGENS
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Centro emissor
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O próprio agente de viagens
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QUEM FAZ AS RESERVAS DE HOTEL
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Departamento de hotel
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O próprio agente de viagens
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ASSINATURA PARA EMISSÃO DE PASSAGENS
AÉREAS
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Os agentes de viagens só têm assinatura
para emissão nos GDS. As demais reservas nacionais são feitas em portais web
que por meio de uma assinatura master, possibilita o login codificado e
automático em todas as cias aéreas, sem o agente de viagens saber qual é esse
login e senha
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Os agentes de viagens possuem assinatura
com todas as cias aéreas e portais web. Todos eles sabem qual é o seu login e
senha pessoal de acesso aos sites das cias aéreas
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FILAS
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Existe um departamento de filas que faz o
processamento de todos os PNRs feitos por todos os agentes de viagens,
inclusive uma fila do centro emissor para onde são encaminhados os PNRs
internacionais para a emissão de passagens aéreas
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Cada agente de viagens possui a sua própria
fila para onde encaminham seus PNRs e fazem o monitoramento dos mesmos
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SALÁRIO
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Salário fixo + bônus salarial variando
entre R$ 100 a R$ 500 conforme desempenho no volume de vendas do agente de
viagens.
O salário é escalonado em 15 níveis como
forma de plano de carreira somando-se a ele benefícios como VR, VA, VT, plano
de saúde e odontológico
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Salário fixo + comissão escalonada
variando de 4% a 6% conforme o volume de vendas alcançado (exemplo: até R$
15mil de receita para agência, a comissão é 4%, entre R$ 15.001 a R$ 20mil a
comissão é 5% e acima de R$ 20mil, o valor da comissão passa a ser 6%).
Soma-se ao salário benefícios como VR, VT
e plano de saúde além de 14º. salário caso a empresa bata a meta de vendas
anual
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FRAGMENTE OS SERVIÇOS DE VENDAS EM
DEPARTAMENTOS
Quando você
fragmenta a venda de produtos em departamentos dentro da empresa, você
aumenta as chances do fechamento da venda porque o agente direcionado
para atender as solicitações desse segmento torna-se um especialista de venda
desse produto. Outra vantagem é a agilidade no tempo de resposta,
principalmente quando a secretária solicita passagem aérea e hospedagem: cada
agente faz a sua parte do serviço solicitado, dando a impressão de um verdadeiro
trabalho em equipe!
CRIE UMA INTRANET PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO INTERNA DOS FUNCIONÁRIOS
A intranet
da empresa deve conter páginas com assuntos específicos, como: contato dos departamentos (nome, telefone, ramal, email), contato dos
fornecedores, contratos de comissionamento, dados para pagamento da empresa
(CNPJ, conta bancária, etc), formas de pagamento bem como suas condições para a venda, arquivos para impressão (formulário de autorização
de débito em cartão, carta de solicitação de TC, recibo de pagamento, imagem
com o logo da empresa, etc), entre outros. Dessa forma, sua equipe de vendas
terá autonomia de fazer certos procedimentos para efetuar uma venda sem fazer
aquela clássica pergunta: “Qual o email
do departamento de evento?”
DELEGUE FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS
PARA OS CARGOS E LÍDERES DE EQUIPE
Não tem
sentido pagar um salário alto para um supervisor ficar o dia todo lendo e-mails
enviados e recebidos de funcionários e ainda cruzando os braços para deixar os
membros da sua equipe trabalharem errado
para depois se eximir do erro deles justificando-se que o funcionário errou
porque é inexperiente ou porque não lhe perguntou como proceder para atender
tal serviço solicitado pelo cliente. Ao delegar funções e atribuições, a
empresa evita o famoso “ping-pong”, quando um departamento transfere para outro
a responsabilidade de resolver um problema ou de executar um serviço. No caso do promotor e do supervisor, ambos devem trabalhar em conjunto para suprir a equipe de atendimento com feedbacks do cliente quanto a procedimentos específicos de cada empresa e o que deve ser aprimorado para o bom andamento do atendimento.
CONTRATE UM PROMOTOR PARA DIVULGAR OS
SERVIÇOS DA SUA AGÊNCIA E PROSPECTAR CLIENTES
O papel do
promotor numa agência é buscar o relacionamento interpessoal com o cliente,
atuando na área comercial da empresa prospectando clientes no mercado
(telemarketing ativo, licitações, agendamento de reuniões para apresentar os
serviços da agência, etc). Geralmente, o que o mercado faz, é contratar um promotor que já está trabalhando em outra empresa ou que tenha uma carteira de clientes muito grande no mercado (a tal da experiência). Faz-se então uma proposta salarial melhor para tirá-lo da concorrência para que com isso essa nova empresa possa "roubar" os clientes dela, uma vez que esse promotor recém-contratado já conhece os gestores das contas atendidas pela sua antiga empresa. Essa disputa de clientes no mercado é muito comum, principalmente quando um promotor é demitido e vai trabalhar em outra empresa, levando consigo todos os contatos dos clientes que atendia. Outro detalhe importante: como os promotores passam muito tempo na rua visitando e prospectando clientes, é importante que o gerente monitore seus passos para que a empresa não fique financiando funcionários que estão fazendo entrevistas de emprego ao invés de buscar vendas para a empresa.
CONTRATE PESSOAS QUE TENHAM DESENVOLTURA PARA
VENDAS E QUE GOSTEM DE VENDER
Em suma: que
tenham perfil de vendedor, pois a parte técnica (conhecimento de GDS e de
emissão de passagens) fica como responsabilidade do supervisor em suprir essa
brecha monitorando o trabalho do funcionário ou encaminhando-o para fazer um
curso de aprimoramento de reserva e emissão de passagens aéreas internacionais.
Em hipótese alguma contrate familiares ou parentes para o setor de atendimento
(=vendas), pois depois será difícil cobrar deles o cumprimento de metas, além
das fofocas dos demais funcionários dizendo que “fulano de tal” foi promovido
porque é filho do dono. Também não contrate estagiários (estudantes de turismo, contabilidade,
marketing, etc) para formar uma equipe de vendas. O único compromisso desses estagiários é
terminar o curso na faculdade, ao contrário de um funcionário casado e com
filhos que tem comprometimento com as metas da empresa para se manter empregado
e sustentar sua família.
MONTE UMA JORNADA DE TRABALHO QUE ENVOLVA
SERVIÇO NOS FINAIS DE SEMANA
Além de ser
um suporte para apoio às solicitações
de alterações de viagens, também
é mais um canal de venda. Principalmente se for uma loja de shopping onde as
melhores vendas surgem nos finais de semana e feriados. O horário de início da
jornada de uma equipe de atendimento pode começar às 8hs e terminar às 21hs e
sempre deve ter alguém em prontidão para atender as ligações no período de
almoço.
PLANEJE A REMUNERAÇÃO DOS SEUS FUNCIONÁRIOS
DENTRO DO PERFIL DA SUA EMPRESA NO MERCADO
Remunere os
agentes de viagens com salário fixo + comissão (ou bônus variando entre R$ 1,00
a R$ 1.000 conforme desempenho no volume de vendas). É esse incentivo salarial
extra que irá fazer o funcionário buscar
a venda, pois quando o salário é fixo e alto, a tendência do empregado é
relaxar e não se comprometer em vender. Outra vantagem desses bônus ou
comissões, é que a empresa poderá descontar desses incentivos os ADMs e NOSHOWs que o agente de viagens causou
como dano à empresa por ter falhado no serviço solicitado pelo cliente. A comissão também disciplina o funcionário da linha de frente a obedecer e respeitar mais o seu supervisor (por mais incompetente que ele seja), pois é o supervisor quem determina qual será o agente de viagens que atenderá as contas que rendem as maiores comissões, ou qual agente de viagens receberá aquele email de grupo de venda certa que dará uma boa comissão, por exemplo. Saber controlar a distribuição das comissões entre uma equipe, é um dos trunfos que um supervisor tem de penalizar (sem levar para o lado pessoal) agentes rebeldes caso ainda não seja a hora de demití-lo. E o bom de tudo, é que como todos querem ganhar ótimas comissões, ninguém descordará ou desobedecerá o supervisor porque querem ser agraciados por ele. Em contra-partida, o supervisor terá então um domínio maior sobre a equipe.
APRENDA A ADMINISTRAR A BALANÇA DO VOLUME
DE CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
Só contrate
novos vendedores quando o cliente já tiver assinado o contrato de prestação de
serviços com a agência de viagens. Da mesma forma, se a agência perder um
cliente para uma outra numa licitação ou renovação de contrato, são dois os
caminhos que deverá seguir: 1)
Demitir funcionários, para balancear a folha de pagamento uma vez que o volume
de vendas caiu devido a perda de um cliente; 2) Fazer rodízio de férias entre os agentes de viagens e tentar
durante esse tempo ganhar novos
clientes, e caso não consiga, infelizmente a agência deverá cortar custos
demitindo funcionários.
REMANEJE
O FUNCIONÁRIO QUE NÃO SE ADAPTOU A “CULTURA” DO CLIENTE PARA OUTRO POSTO
A
troca de um funcionário por outro num posto de atendimento é a penúltima opção
antes de demití-lo. Essa solução é tomada quando o atendente está cometendo
erros em excesso com o cliente ou quando está havendo reclamações em excesso
das secretárias quanto a ele. Nessas condições, a agência para garantir o
contrato com o cliente, remaneja esse funcionário para outro posto ou o substitui
por outro no call center.
REAVALIE
OS FUNCIONÁRIOS DA EQUIPE DE VENDAS A CADA 3 ANOS COMO FORMA DE NÃO DEIXÁ-LOS
SE ACOMODAR
Quanto
mais antigo de casa o funcionário é, mais desmotivado e sem comprometimento com
a empresa ele se torna. E se ele tiver mais de 10 anos de trabalho, além de ser
bastante caro para uma empresa demití-lo, chega-se ao cúmulo desse funcionário
querer até ser demitido para se aposentar mais rápido ou receber uma boa indenização
para iniciar um negócio próprio! Nesse caso, a solução que as empresas adotam
para não “patrocinarem” os custos de uma demissão involuntária, é remanejar
esses funcionários para outros departamentos, mudando suas funções. Entretanto,
quando isso não é possível, esses funcionários acabam se tornando um verdadeiro
câncer dentro da empresa, pois a mesma acaba sendo induzida a demitir
funcionários novos, cheios de disposição, idéias novas e vontade de aprender
novos procedimentos de vendas, simplesmente porque os custos trabalhistas são
menores. E aí... o câncer da acomodação e desinteresse continua impregnado e
por mais que se tente administrar a empresa para reergue-la no mercado, não se
consegue porque os funcionários mais antigos fingem assumir tal comprometimento.
O melhor remédio é demití-los! Por mais caro que pareça ser, ainda sim, seria
mais econômico se comparássemos os custos das indenizações trabalhistas de todos
os funcionários recém contratados desde o dia que a empresa ponderou a demissão
desses funcionários antigos para reformular a sua equipe de vendas.
JAMAIS CONTRATE FUNCIONÁRIOS QUE EXERÇAM A
MESMA FUNÇÃO COM NEGOCIAÇÕES SALARIAIS DIFERENTES
Exemplo: um
é remunerado por comissão e outro por um salário fixo alto. O resultado será
que o que ganha salário fixo trabalhará muito menos do que o que é remunerado
com comissão, pois esse, como depende de vendas para ganhar um salário alto, se
sujeitará a sobrecarga de trabalho vinda do outro funcionário que tem salário
fixo e que por comodismo, direcionará os clientes que atender para aquele que
ganha comissão fazer o atendimento no seu lugar, justificando-se ainda que está
o “ajudando” a vender.
REMUNERE OS FUNCIONÁRIOS DE CADA DEPARTAMENTO
COM SALÁRIOS DIFERENCIADOS
Exemplo: o
plantonista da agência deve ter um salário fixo maior do que os demais
funcionários porque devido ao fato de
trabalhar nos finais de semana, feriados e após o final do horário comercial ele
não tem condições de efetivar vendas devido o seu perfil de atendimento ser
mais de solucionar problemas de viagens. Da mesma forma os agentes do departamento de hotel devem ter um
salário fixo maior do que os agentes do departamento aéreo devido o volume de
vendas ser menor e o tempo para se fechar uma reserva de hotel ser muito maior
por causa da necessidade de ligar para os hotéis para consultar disponibilidade
de quartos e fazer uma reserva (principalmente quando há um evento na cidade).
RETENHA AO MÁXIMO AS FÉRIAS DOS MEMBROS DA
SUA EQUIPE DE ATENDIMENTO PARA QUE ELA NÃO FIQUE DESFALCADA E COM A QUALIDADE
DOS SERVIÇOS COMPROMETIDA
Normalmente,
o que as empresas prestadoras de serviços fazem, é autorizar as férias dos seus
funcionários com 3 meses de antecedência antes de vencer os 2 anos estipulados
na CLT. Dessa forma, diminui-se a rotatividade de funcionários atendendo um
mesmo cliente, pois quando um cliente acostuma com um consultor que já conhece
o perfil de cada secretária, as chances da agência fidelizar a conta corporativa
aumentam grandemente.
DIVERSIFIQUE OS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA SUA
EMPRESA, MAS COM CONTROLE E PLANEJAMENTO
Se desejar
aumentar o tamanho da sua empresa, será necessário atuar no campo corporativo.
Quando uma agência presta serviços de viagens para empresas privadas, o volume
de suas vendas aumenta abruptamente devido a quantidade de passagens aéreas, vouchers de hotel, de carro e outros
serviços solicitados pela empresa. Porém, para quem está começando com um capital pequeno, que não deseja correr
riscos com calotes e nem de pagar juros de faturas de fornecedores por causa de
atraso de pagamento de conta de clientes , será necessário prospectar
empresas que tenham cartão EBTA. Dessa
forma, os débitos dos serviços de viagens serão debitados desse cartão toda vez
que a agência atender uma solicitação de viagem das secretárias da empresa, não
abalando com isso o seu fluxo de caixa caso a agência atendesse uma empresa
cuja forma de pagamento fosse FATURADA.
TRABALHO HOME-OFFICE NÃO É
EMPREENDEDORISMO. É GRANA-EXTRA E FADADO AO OSTRACISMO
Se você
pretende abrir uma agência de viagens
pela primeira vez e deseja trabalhar como home-office, a
única forma de crescer será se você já tiver um círculo de amigos muito grande
e que viajam constantemente. Fora isso, home-office é considerado como uma
renda-extra, ideal para mulheres que estão amamentando e querem passar mais
tempo dentro de casa. Nessa condição, a rede de vendas de um home-office é alavancada
via site, pela propaganda boca-a-boca
dos amigos e em redes sociais. Já a equipe de vendas, de quem trabalha em
home-office, é a própria consolidadora com quem o free-lancer entra em contato
para revender as passagens aéreas e pacotes turísticos.
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