Douglas Wires, nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

MÍDIA

“Com uma boa embalagem se vende qualquer produto ruim. Por isso, não jugue uma empresa pela beleza e tecnologia do seu site.”
Douglas Wires
VÍDEO EM DESTAQUE...
Comercial a respeito de uma pessoa conhecida mundialmente onde é contado um monte de mentiras falando apenas a verdade. Um alerta a qualquer pessoa para não se deixar induzir pelo o que é exibido na mídia.
ARTIGOS EM DESTAQUE...

01. Alatur promove curso gratuito para fidelizar secretárias das empresas atendidas por ela.
"É uma maneira astuciosa de estreitar o relacionamento com o cliente e ao mesmo tempo fazer propaganda do know-how da agência. Por outro lada, as empresas ficam também satisfeitas por estarem dando aos seus funcionários uma oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e consequentemente diminuir os riscos com os erros de solicitações de viagens e planejamento de eventos."



"Essa análise de Douglas Wires é ideal para quem trabalha numa agência de viagens com promoção e incentivo poder entender a diferença entre uma campanha para o público e uma campanha para os funcionários de uma empresa. Com uma linguagem clara e detalhada, o artigo + o vídeo esclarecem os pontos cruciais para o planejamento e a execução de uma campanha de incentivo envolvendo viagens como prêmio."



03. Análise da estrutura de evento da Alatur.
"Essa análise de Douglas Wires é uma prova de que é possível aprender certas coisas observando um vídeo, mesmo sem nunca ter participado dele. Nesta análise é comentado todos os detalhes para planejar um evento de sucesso desde a preparação do local até o seu final com um coquetel e show de encerramento. A análise inclui ainda o vídeo desse evento da Alatur que serviu de fonte de inspiração para o autor desse blog."

04. Análise do vídeo de comemoração de aniversário da Atlantica Hotels.
"Essa análise aborda a estratégia de promover indiretamente o produto e o serviço de uma empresa usando como tema principal o aniversário de uma pessoa que é parabenizada pelos funcionários da empresa que o enviou esse vídeo por meio de mala-direta."


05. Análise do vídeo institucional do Grupo Alatur.
"O que deve ser falado? O que deve ser abordado? Como iniciar o vídeo? Essas são as primeiras dúvidas e questões que se não forem planejadas corretamente, pior ainda ficará o resultado! Por isso, a finalidade dessa análise de Douglas Wires é servi-lhe de roteiro, não como plágio, mas como um guia de inspiração para agilizar o seu trabalho para que possa sair tão bem quanto a esse vídeo publicado no canal da Alatur no Youtube."



06. A Arte no Turismo.
"Se te perguntasse qual foi o primeiro roteiro turístico registrado na história, o que você responderia? Eu falaria que foi as 7 maravilhas do mundo: a pirâmide de Queóps, os Jardins suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Ártemis em Éfeso, o Mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria. Mas, e quanto ao surgimento dos cardernos de viagens que tanto inspiraram imaginações e desbravadores de aventura a conhecer novos lugares, tal qual aos folders de turismo-aventura encontrados nas agências de viagens. Como eles surgiram? Como a Arte influenciou nesse surgimnto? É o que esse post aborda."


07. Ações sociais promovidas pelas agências de viagens.
"Se você é dono de uma agência de viagens e se preocupa com o seu marketing pessoal, então esse post é do seu interesse. Como está o marketing social da sua empresa? Que tipo de ações sociais uma empresa pode promover? As idéias são várias mas a idéia central é escolher uma que ao mesmo tempo traga um retorno financeiro a empresa, como por exemplo, cuidar de uma praça e ter direitos de divulgar gratuitamente a marca da empresa em placas espalhadas na praça."

08. Aluguel de apartamentos no Rio de Janeiro: Fatos & problemas.
"Por trás de uma mídia (belas fotos mostrando espaços amplos, vista para o mar, móveis novos e bem cuidados) anunciando um produto esconde-se as falhas de um serviço turístico que só se descobre após fechar o negócio. Algumas vezes com consequências ruins para o turista, que paga antecipado e ao chegar no local percebe que foi lubridiado por fotos que não correspondiam ao que ele viu no anúncio. Conheça os detalhes de como funciona o mercado de aluguel de apartamentos de temporada que tanto são encontrados em anúncios e sites na internet."

09. Análise de APP de acompanhamento de viagem para passageiro.
"Qual a melhor forma de conquistar um cliente: mostrando a ele tecnologia de ponta que a agência tem ou simplesmente valorizando o comprometimento do funcionário em fidelizar seu cliente para que nada dê errado na sua viagem? DOUGLAS WIRES responde essa pergunta nessa análise sobre aplicativos para celulares."

10. Análise prática do aplicativo da TRAVELPORT para iPAD e iPHONE.
"Essa análise tem como objetivo mostrar ao leitor que para ser um bom empreendedor antes de tudo é preciso conhecer as ferramentas que estão disponíveis no mercado para saber qual delas se encaixa melhor ao perfil da empresa e do funcionário que irá utilizá-la. A funcionalidade da ferramenta tem que servir para os dois para que os custos com ela sejam justificados."

11. A paranóia do serviço de acompanhamento de passageiro no aeroporto.
"Agente de viagens é multi-uso. Tem que fazer de tudo para cobrir as falhas da agência e dos fornecedores de serviços contratados. De todos os aborrecimentos que mais pertubam numa agência de viagens, o mais chato é o de babá-de-passageiro. Antigamente era o processamento de filas, mas após a criação das Salas VIPs, esse acompanhamento de viagem do PAX começou a ganhar outras dimensões a tal ponto de se tornar um dos maiores argumentos nas negociações de prospecção de novos clientes corporativos."


"Sim, mas para chegar a ter um bom aproveitamento você precisa antes percorrer um longo caminho para divulgar sua agência de viagem. Esse é o caso da DECOLAR, cujo artigo retirado da revista EXAME revela alguns dados interessantes sobre a venda de produtos de viagens em smartphones e tablets."

13 A realidade por trás dos programas de fidelidade.
"Aprenda uma coisa no mundo dos negócios: "NADA É DE GRAÇA!" Leia esse artigo e descubra como a administração de um programa de fidelidade pode trazer lucros para uma cia aérea."


14. Bilhete open versus bilhete com tarifa TOP da Tam.
"A coisa mais comum que se ouve é a secretária pedir emissão OPEN só porque o seu chefe fez esse pedido sem ao menos saber quais os riscos de viajar com um bilhete OPEN. É aí que o consultor de viagens se destaca!"

15. Brindes recebidos pelos agentes de viagens.
"Veja uma coletânea de brindes que o mercado de viagens distribui para divulgar seus serviços. De todos eles, acho que o mais útil são as canetas com logo marca e talvez por causa disso é que as agências de viagens não dão canetas para os seus funcionários."


16. Campanhas denegrindo o turismo de uma cidade.
"A presente página reúne uma coletânea de propagandas, artigos de comunicação e filmes divulgados na mídia que denigrem e ridicularizam a imagem turística de um país, das suas cidades e do seu povo."


17. Campanha da Tele Sena incentiva vício precoce de jogo entre adolescentes.
"Baseado em sua crítica e conceitos evangélicos, Douglas Wires aproveita o material da campanha para explicar o que é viagem de incentivo no turismo e como ela é planejada."


18. Campanha de premiação VOU DE GOL: o marketing no mercado de turismo.
"Existem campanhas de fidelização de vendas em qualquer tipo de mercado. Neste post, eu menciono quais são os programas de premiação que os fornecedores pagam aos agentes de viagens, quer dizer, aos donos da agências de viagens... Porque até mesmo os prêmios eles querem nos tirar!"

19. Como burlar a rede bloqueada da empresa para utilizar o msn e outros chats.
"Veja alguns truques de como você pode orientar uma secretária ou cliente a falar contigo via chat mesmo quando a empresa não permite o uso de MSN na sua rede."

20. Como combater emails de prospecção da concorrência enviados para os seus clientes
"O que você faria se o seu concorrente enviasse para os seus clientes informativos de pacotes turísticos e tarifas promocionais de passagens aéreas? Como você agiria para fidelizar o seu cliente e não deixar uma má impressão da empresa onde você trabalha?Nesse breve artigo, DOUGLAS WIRES dá um exemplo de como agir nesse caso."

21. Como fidelizar clientes com newsletters de turismo.
"Esse post vai te orientar a como minar a concorrência interna com outros vendedores que disputam vendas contigo dentro do call center da sua empresa. A idéia é se destacar dos demais concorrentes apresentando em seus emails assuntos diferenciados fora do padrão de texto escrito no Outlook."

22. Como planejar o layout de um site de uma agência de viagens.
"Esse é o primeiro passo para que você possa desenvolver o conteúdo do seu site da melhor forma para vender seu produto. Não sou webdesigner, mas nesse post faço alguns comentários baseados no perfil de cada agência que existe no mercado para que você possa ter uma base de orientação."

23. Decepção na dinâmica de grupo da rede Pestana.
"Numa seleção de emprego existem duas coisas ruins: concorrer a vaga com uma mulher, porque algumas se insinuam sexualmente para o empregador para conseguir o emprego. A outra, é a dinâmica de grupo: você se arruma, perde seu tempo e dinheiro com lanches e depois descobre que foi manipulado porque as vagas já estavam preenchidas ou havia pessoas indicadas para o emprego. O tal do nepotismo e coleguismo! Sem falar no desrespeito ao candidato de nem se quer receber um telefonema de retorno informando que não foi selecionado."

24. Email marketing contra a comissão zero.
"Se já é difícil vender para ganhar R$ 30.00 de taxa DU, imagine então vender e não ganhar comissão das cias aéreas? Veja esse email marketing que estava circulando na época dos protestos contra a comissão 0%. Apesar das tentativas contra essa prática das cias aéreas de tirar a comissão do agente de viagem, os protestos não surtiram efeito e hoje a comissão 0% é uma realidade, dando a impressão ao cliente que a tarifa da agência é mais cara do que a tarifa do site da cia aérea."

"Se sua agência de viagens já tem um site e agora você deseja expô-la ao mundo das redes sociais para aumentar a divulgação da sua empresa, tome cuidado para não cometer esses erros e pense muito antes de dar início a esse novo projeto que consumirá mais do seu tempo."

"Se você estava curioso para saber como se ganha dinheiro vendendo passagens de milhas para outras pessoas na internet, este artigo detalha por completo todo o esquema que foi anunciado no Fantástico em 3AGO2014."

27. E-TAM Amadeus e a incompetência administrativa da TAM.
"Esse problema grave prejudicou muitas agências de viagens quando a TAM, em 2009, mudou sua plataforma de GDS do SABRE para o AMADEUS. Em momento algum foi pensado numa alternativa para contornar qualquer falha que houvesse durante essa transição e o resultado está relatado nesse artigo."

28.Excesso de carros na areia da praia ameaça Mangue Seco, na Bahia.
"O turismo predatório se manifesta de várias formas: lixo jogado pelos turistas no chão, aumento desordenado de turistas num ponto turístico, falta de consciência da preservação do patrimônio público e do local visitado, desrespeito aos moradores locais e a outros turistas que se comportam de forma contrária e essas atitudes, entre outras. Leia esta reportagem da sessão EU-REPÓRTER, do jornal O Globo."


"Se seu sonho é se tornar um empreendedor no turismo, cuidado com as franquias e as ofertas  de remuneração fácil no mercado. Nesse artigo, DOUGLAS WIRES retransmite na íntegra a análise de um outro blog que fala sobre o esquema de pirâmide de venda de produtos de viagens para que você possa tirar suas próprias conclusões após ver o vídeo de apresentação da agência de viagem mencionada."  

30. Ferramenta de pesquisa online.
"Se você está procurando uma forma de avaliar seus supervisores e gerentes, essa ferramenta de pesquisa gratuita poderá ser a solução para os seus problemas. Para quem trabalha em RH, ela é indispensável. fácil, intuitiva e com dados estatísticos, POLLDADDY possibilita o envio por email do formulário de pesquisa para todos os funcionários cadastrados acessarem sua pesquisa online."

31. Fotos de turismo que circulam na internet.
"Se você visse uma foto com barcos navegando sobre uma ponte diria que ela é verdadeira ou falsa? Confirme sua resposta lendo os comentários sobre algumas fotos de turismo que circulam na internet e atraem a atenção de muitas pessoas na mídia. Para quem viaja muito isso não é nem novidade!"


32. Guia 4 Rodas é coisa para agente de viagens do passado.
"Não se espante, mas existe muitos agentes de viagens trabalhando de forma arcaica ainda hoje no século XXI. Trata-se de profissionais habituados em fazer reservas por telefone utilizando guias de hotéis para pesquisar sua localização numa cidade e seus telefones. Esses profissionais estão marcados à exclusão digital se não se atentarem em se desenvolver para utilizar da internet as ferramntas de vendas que ela disponibiliza."

33. Hotel em Veneza tem prejuízo após anunciar errado em seu site quartos por 1 Euro.
"Sem comentários: Vale o que está escrito, mesmo que tenha sido um erro no posicionamento da vírgula!"

34. Hotel Urbano é notificado pelo PROCON
"Esse caso é um exemplo clássico do quanto a falta de informação pode atrapalhar os negócios de uma venda pela internet, além é claro de poder resultar em processo para a própria empresa que não soube fazer sua campanha de marketing adequadamente."

"Vender pacotes turísticos no FACEBOOK é um bom canal para venda? Sinceramente, na minha opinião, desvirtua o foco que é o site da agência de viagem. Além do mais, nem todos os produtos são adequados para serem vendidos em mídias sociais. Por acaso, você já viu uma fan page de venda de carro zero? Nesse artigo, eu posto outros argumentos mostrando as complicações de implantar a venda de pacotes turístico no Facebook e indico 3 aplicativos para criar uma loja virtual."

36. Materiais de marketing no turismo distribuídos pelos promotores.
"Nesse post você aprenderá como divulgar os produtos da sua empresa. Para isso, será preciso contratar uma pessoa para exercer o cargo de promotor de viagens para visitar empresas e prospectar agências de viagens para vender seu produto (city tour, hotel, traslado, serviços receptivos)."

37. O fim da era do bilhete de papel.
"O dia 31 de Março de 2008 marcou a data do fim das emissões com bilhetes físicos. Saiba como esta data foi comemorada e quais consequências trouxe ao mercado de turismo."


38. Nem 5s dá jeito nessa estação de trabalho.
"Esse foto-artigo retrata um caso real de como certas pessoas podem ser julgadas conforme se apresentam e se comportam no trabalho. Não é uma regra para todos, mas limites têm que ser impostos para haver uma harmonização no ambiente de trabalho e evitar que os funcionários desviem sua atenção das suas tarefas e obrigações para afazeres pessoais."



39. O que fazer para ter um site igual ao da DECOLAR.COM.
"Quer saber como pôr no seu site aquela ferramenta que reserva vôos e emite passagens da DECOLAR.COM? Então leia esse artigo que lhe explicará o que você precisa fazer para tornar o seu sonho de conseguir uma renda extra de manter o seu emprego e ainda vender pela internet."

40. Por que o AERUS quebrou?
"Qualquer marketing convence qualquer um quando esse percebe que está tendo vantagens. Enquanto autoridades fiscais não intervêem no sistema, você só percebe que foi enganado depois que o sistema quebra. O AERUS faliu sem deixar qualquer confiança no poder público, nesse caso representado pela SPC (Secretaria de Previdência Complementar). Num fundo fechado, como o AERUS, os benefícios são custeados por contribuições dos empregados e da empresa patrocinadora. O que aconteceu, foi que as contribuições patronais viraram dívidas a serem pagas pela VARIG, que deixou de quitá-las quando faliu. Pelo menos essa é a versão oficial. Saiba agora a versão especulativa e conspiratória da falência do AERUS baseadas nos boatos de suspeitas e sem provas que não circulam pela mídia."

41. Post It é coisa do passado!
"Muitas vezes eu me sinto agoniado quando vejo o colega ao lado colando Post It na tela do computador para fazer anotações, mesmo trabalhando numa máquina moderna com todas as ferramentas necessárias e instaladas para tais anotações não serem feitas. A conclusão que cheguei quanto a isso, é que pessoas que utilizam Post Its em suas mesas são pessoas que não sabem usufruir do computador todas as ferramentas que ele dispõe para que isso não aconteça. Veja a seguir algumas soluções criativas de como você pode dar fim aos Post Its estocados no seu trabalho."

42. Programa de fidelidade de redes hoteleiras.
"Guia rápido para analisar pontos de contratos de programas de fidelidade que passam desapercebidos por muitos viajantes corporativos."

43. Programas de milhagem X Cartões de crédito.
"Os bilhetes prêmios dos programas de cartão de crédito não têm períodos de blackout e as vagas são garantidas. Por outro lado, gasta-se muito mais milhas do que os programas de milhagem das cias aéreas. Afinal, qual deles é o mais vantajoso?"

44. Propaganda enganosa.
"Saiba porque é quase impossível processar uma agência de viagens que utiliza dessa prática anti-ética. Praticamente não só ela, mas todo o mercado. Depois do advento do Photoshop a manipulação de imagens passou a ser algo tão corriqueiro que  os consumidores deixam-se sonhar pelas imagens das embalagens dos produtos e até mesmo pelo o que ouvem por telefone!"


"Não é a primeira vez que ouço falar de sites online anunciando tarifas que não existem e se justificando do motivo dos valores anunciados não serem garantidos com a célebre frase “A PARTIR DE”. Outra desculpa bastante comum é dizer que o viajante precisa comprar com bastante antecedência para garantir tais preços. Na minha opinião, vai ser muito difícil para o CONAR ou algum outro órgão provar que houve  propaganda enganosa nesse caso da Decolar.com.”

"Já li estórias de profissionais que conseguiram emprego enviando um currículo para o email de um diretor ou presidente de uma empresa. Não porque eles conheciam a pessoa, mas arriscaram em tentar adivinhar seus emails escrevendo o primeiro e último nome deles separados por um ponto e seguido de @ + nome da empresa + .com.br. Esse post aponta quem são os "caras" do turismo, poderá servir de inspiração para você tentar fazer o mesmo sem ter certeza do email correto deles e também de conhecer a trajetória desses profissionais que os fizeram está entre as 50 pessoas mais influentes no turismo brasileiro."

47. Redes sociais e intranets em agências de viagens.
"Quais assuntos devem ser colocados, para que serve e quais as vantagens de uma rede social dentro de uma intranet? As respostas nesse post."

48. Reportagens de turismo financiadas pelas fontes.
"Cuidado! Você pode está lendo ou vendo uma propaganda para te induzir a visitar um lugar que poderá não corresponder as suas expectativas."

49. Reportagens que mostram a importância do seguro viagem.
"Esse post é uma coletânea de diferentes reportagens noticiadas na mídia retratando acidentes com turistas que provavelmente não fizeram seguro viagem. O post mostra que acidentes podem ocorrer em qualquer lugar, seja por descuido e negligência de terceiros."

50. Serviços móveis disponíveis com as cias aéreas.
"Esses serviços são uma verdadeira "mão-na-roda" para suprir as falhas de comunicação de uma agência quando a mesma não avisa ao passageiro quando há uma alteração de horário ou cancelamento de vôo."

51. Turismo sustentado por mentiras na mídia.
"O turismo sustentado por fatos históricos (como a visita ao castelo do Conde Drácula, na Transilvânia) baseia-se em eventos ocorridos no passado e comprovados documentalmente. Além de enriquecer a bagagem cultural do turista é moralmente ético para a venda. Mas o que dizer de outros tipos de turismo que se sustentam da exploração da curiosidade e crença das pessoas?"


"A marca dessa empresa, fundada pelos dois sócios aí ao lado, são as vendas online pela internet. O advento de vender pelo Facebook, registra a VIAJAnet como a primeira agência de viagens a entrar nesse mercado nas redes sociais utilizando uma ferramenta self-booking!"

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